Viagem de navio – mudança de roteiro no meio da viagem?
Como assim?
Você comprou a sua viagem dos sonhos para navegar pelo mar do Caribe, passando por lugares paradisíacos e….. de repente, um dos destinos saiu da rota…
O Comandante do navio anuncia que não mais irá parar em “X” lugar como programado da forma como você comprou a sua viagem…
Mas e aí? O que fazer? Isso e possível?
Nesse post você vai ler sobre:
Viagem de navio – mudança de roteiro no meio da viagem? Isso é possível?
Sim, isso é possível…e acontece com mais frequência do que a gente pensa…
Para quem não sabe o Comandante é a autoridade máxima a bordo e por alguma razão decidirá se irá parar ou não em determinado local daquele roteiro.
É claro que essa decisão tem que ser justificada, afinal de contas você comprou a viagem da forma inicialmente anunciada e se programou para isso, inclusive com a possibilidade de passeios já adquiridos nesse destino.
Saiba que somente um caso fortuito ou força maior poderá assim permitir a alteração do roteiro no meio da viagem, conforme decidido pelo Comandante (se você se sentir lesado por alguma razão, naturalmente poderá acionar o Juizado Especial Civil para uma composição).
Porque os roteiros podem mudar durante o cruzeiro marítimo?
Algumas razões podem interferir naquele roteiro pré determinado pelo cruzeiro…
– Condições climáticas é a principal razão para a mudança de roteiro durante a viagem
Normalmente isso acontece por causa das condições do tempo, principalmente em lugares onde não há parada do navio no porto, ancorando o navio no meio do mar.
Quando isso acontece, o transporte dos passageiros do navio até a terra é feita pelos Tenders, que são os barquinhos do navio – os botes salva vidas. São eles que levam a todos do navio para terra e vice versa.
Nesses casos, é inevitável – e meio óbvio também – que se o mar estiver mexido não seja possível fazer esse percurso com os tenders, fazendo o transporte dos passageiros em segurança (e vamos concordar que ninguém vai querer estragar a viagem criando confusão com o Comandante por causa disso, afinal de contas ele está ali, principalmente, para garantir a segurança de todos a bordo).
Como mencionei no início do post, é mais comum isso acontecer do que pensamos e, sendo assim, mais de uma vez isso aconteceu comigo, sendo a última vez na viagem que fiz pelo Caribe….
Essa minha viagem inicial estava programada para parar em Falmouth na Jamaica e, pelas condições do tempo, acabamos parando em Ocho Rios por decisão do Comandante.
Posso dizer que apesar do dia de chuva intensa que me acompanhou em Ocho Rios, como contei nesse post, não sinto que perdi nada por esse novo destino escolhido pelo Comandante.
– Outros motivos para a mudança de roteiro
Algum outro de motivo também pode acontecer e fazer o roteiro da sua viagem de navio mudar durante o percurso como, por exemplo, um problema no porto ou pier de apoio de uma das paradas do cruzeiro marítimo.
Isso pode ter ocorrido de última hora e o Comandante, por causa disso, terá que alterar o destino mas, normalmente, o tempo/clima é o que em geral determina eventual alteração de rota durante a viagem de navio.
Portanto, se isso acontecer com você fique tranquilo, não será novidade e você poderá curtir mais, inclusive, o novo local de parada.
E você? Já viajou de navio e teve alteração de roteiro durante a viagem? Por que motivo isso aconteceu? Conta pra gente pelos comentários do blog.
E salve essa ideia no seu pinterest, compartilhando com os amigos:
E bora dar um play no vídeo para assistir comigo:
Interessante, não sabia que isso poderia acontecer. Post super útil, agora estarei preparada!
É uma surpresa pra mta gente realmente… mas de fato acontece… bj.
O queeee? Não fazia ideia disso!! Ótimo saber para que eu não fique surpresa na hora caso um dia aconteça! Obrigada!!
Sim, infelizmente isso acontece sim… que bom que aproveitou a leitura… obrigada pela visita. Bj.
Nossa, não sabia que isso podia acontecer. Nunca viajei de navio.
Mas, que bom que você gostou do novo destino eim! rs
Pois é… as vezes acontece sim Diego…. é chato mas dá para entender pois é questão de segurança. Bj.
Uma pena que aconteceu um imprevisto, mas bom que mesmo assim o capitão deu um jeito para as pessoas aproveitarem outro lugar.
Com certeza… aproveitamos a outra parada do mesmo jeito…
O imprevisto é um dos maiores aliciantes das viagens… a menos que percamos algum ponto dos que mais desejávamos visitar. Sigaaaaaaa viagem 🙂
Claro… “continue a nadar”…. rs. Bj.
Que situação… è chatinho mas melhor do que colocar nossas vidas em risco, né? Nunca viajei de navio e é bom saber que isso é normal. Bacana 😉
Vlw Ana. Obrigada pelo comentário.
Não sabíamos que existia essa possibilidade, sinceramente. Mas ainda bem que você soube fazer do limão, uma limonada e aproveitou bem, né?!
Rsrsrs…. né?! É o melhor a fazer… bjs.
Apesar do capitão ser autoridade, o pacote incluia o passeio. Quando é vendido o pacote, aquela parada é contabilizada e você pagou por ela. Talvez caiba uma restituição de valores por parte da empresa, se você se sentir prejudicado. Mas que bom que você gostou da nova opção ahahha
Rsrsr…. com ctz… mas é claro que quem se sentir prejudicado deve correr atrás de alguma forma…
Eu penso igual a você! Se o roteiro/planos mudam…nós fazemos valer a pena!
Afinal é para nossa segurança, então nós nos adaptamos a tantas coisas que a viagem é o menor dos problemas!
Sem dúvida Pri… o importante é aproveitar ao máximo! Bjs.
Eu ficaria meio frustrada, mais temos que ceder também, afinal o mais importante é a segurança!
Com ctz…. bora aproveitar de qq jeito!
Acho que deve ser frustrante, sobretudo quando é um lugar pelo qual alimentamos muitas expectativas. Mas a segurança é tudo. Vou lá espreitar o seu dia em Ocho Rios.
Abraço
Vai ver q o dia foi com bastante chuva em Ocho Rios…. rsrs… tb por isso dá pra imaginar q o mar devia estar inviável nesse outra parada msm. Obrigada pela visita Ruthia. Abs.
Que situação complicada hein…
Eu já passei por isso num passeio de lancha por Capitólio. Eu insisti com o piloto para passar por lá, mas ele disse que era motivo de segurança. Eh uma situação em que a gente fica dividido, mas se as condições não estão favoráveis, melhor não arriscar mesmo. Admito que agi errado^^
Com ctz Ana, afinal de contas estamos viajando para curtir e se a segurança entre em jogo não devemos arriscar em nada.