Cartão de bordo em viagem de navio? Sabe o que é?
Vem comigo que eu explico…
O cartão de bordo no seu cruzeiro é “tudo”, portanto não o perca por nada desse mundo…
Mas como assim?
Nesse post você vai ler sobre:
O que é o cartão de bordo no cruzeiro marítimo?
O cartão de bordo “nada” mais é do que o seu dinheiro dentro do navio, assim como a sua identidade e a chave da sua cabine.
O cartão de bordo como dinheiro dentro do cruzeiro
Não sei se todos sabem mas não gira dinheiro em espécie dentro do navio e por causa disso o sistema utilizado para o pagamento de todo o seu consumo é o cartão de bordo, que tem a cara de um cartão de crédito qualquer.
Mas tudo não está incluído no preço pago pelo cruzeiro?
Eu já fiz um post falando sobre o que está incluído no preço da sua viagem e na grande maioria dos cruzeiros as refeições estão – sim – embutidas no valor, mas as bebidas não, salvo “pacotes de bebidas” adquiridos ou o sistema “all inclusive”, que utilizados por muitos navios.
Portanto, esse consumo será lançado no seu ship card ou cartão de bordo.
Aliás, mesmo com pacotes de bebidas e afins, para o controle do consumo, qualquer pedido de bebida também será lançado nesse seu cartão, mas que nesses casos, logicamente, virá com o ticket zerado para você assinar.
Mas não só as bebidas, todo o consumo a bordo será registrado ali, desde compras nas lojinhas até o dinheiro gasto no Cassino.
O cartão de bordo como identidade e chave da cabine
O seu cartão de bordo também é a sua identificação a bordo, como também ao descer e subir do navio durante as paradas, além de ser a chave da sua cabine.
Veja pelas fotos que nele consta o seu nome, data do seu cruzeiro, número da cabine, localização, além de conter informações sobre a sua mesa e turno do jantar.
Portanto, nunca saia da cabine sem ele, seja para ir à piscina, seja para dar uma volta em terra quando o navio estiver ancorado.
Em que momento recebemos o cartão de bordo?
Não, o cartão de bordo não vem junto com o voucher do seu cruzeiro.
Você estará com o seu cartão de bordo em mão apenas no momento do embarque ou somente quando já estiver a bordo.
Na hora do check in você terá que ceder um cartão de crédito à Cia Marítima para garantir o pagamento de seus gastos a bordo – ou então depositar uma quantia em dinheiro que servirá de caução e para a mesma razão.
Feito isso, o cartão de bordo será dado a você e os valores gastos serão debitados automaticamente no seu cartão (ou descontados do valor da caução) ao final da viagem.
Algumas Cias Marítimas deixam o cartão de bordo dentro da cabine, sendo então que você só terá acesso a ele depois que tiver embarcado.
Nesses casos, você mesmo ficará responsável por vincular um cartão de crédito a ele ou depositar caução em algumas das máquinas que estarão espalhadas dentro do navio. Caso tenha dúvidas para cadastrar o cartão ou depositar qualquer quantia em dinheiro, pergunte na recepção do navio.
E você já sabia disso? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários e compartilha com a gente.
E salve essa dica no seu pinterest e consultar sempre que precisar…
Clica e vem ver o vídeo comigo para mais detalhes : )
Já fiz um cruzeiro e achei o sistema muito prático. Não tive necessidade de comprar nada, pois com tantas coisas inclusas nem senti falta de nada. Seu post é muito esclarecedor! Abraços!
rsrsr…é verdade, praticamente tudo está embutido no valor pago na viagem… Fico feliz que tenha gostado do post e obrigada pela visita.
Ahhh nunca fiz um cruzeiro, mas morro de vontade!!! Adorei saber melhor como funciona tudo! Obrigada por compartilhar
é sempre bom saber de como as coisas acontecem antes da programação, né? Que bom que aproveitou…
Não fazia ideia que existia um cartão para tudo no navio. Nunca fiz um cruzeiro. Sem dúvida fica mais prático para pagar tudo, acessar e se identificar. MAs como você disse: não perca o cartão!!!!!!!!
Exatamente…facilidades que ajudam e muito…mas sempre atento ao “documento”…
Acho uma maneira muito prática para pagamento, a questão é termos o controle porque é muito fácil gastar né? Fizemos 2 cruzeiros em família autorizamos os meninos a usarem os cartões deles também, conversamos sobre os limites e eles não nos deram trabalho quanto a isso. Foi uma forma até de ‘educá-los’ quanto a gastos numa viagem.
Sim, controle é bastante importante, sem dúvidas e que bacana que esse sistema ter acabado por “ajudar” na educação dos filhos né? Sempre é bom…
É super prático não precisar usar dinheiro em espécie, mas você sabe me informar o que acontece se perder? obrigada
Oi Camila…
É bem prático mesmo…
Como todo documento pessoal e, no caso, cartão de crédito e etc, deve ser comunicada a perda imediatamente no balcão de administração/informação do navio, para que haja o cancelamento do perdido (que possui a respectiva identificação em tarja) e lhe seja providenciado um novo.