Uma visita ao Museu do Louvre em Paris, não tem como faltar em qualquer roteiro pela cidade luz?
Eu digo: é impossível…
Tenho certeza que pelo menos de nome todos conhecem…
Icônico e emblemático é o maior museu de arte do mundo com obras de artistas renomados.
Estando em Paris então, bora incluir no seu roteiro.
Nesse post você vai ler sobre:
O Museu do Louvre em Paris
O Museu do Louvre é imenso, por isso reserve algumas boas horas para você explora-lo, quiçá dias…
Sim, tem gente que vai pelo menos 2 dias até o Louvre para garantir uma visita mais calma e apreciação mais profunda das obras e se você fizer isso ainda assim pode ser que não veja tudo, tamanha grandiosidade do lugar.
O Museu fica dentro do Palácio do Louvre, que foi construído no reinado de Filipe II, nos séculos XII a XIII, para servir de fortaleza na defesa de Paris, sendo também residência de reis franceses e somente durante a revolução francesa transformado em museu – inaugurado em 1793.
Pelo ponto super turístico que é na cidade é muito fácil chegar até o Palácio do Louvre, sendo que de metrô basta descer na estação que leva o próprio nome.
O acesso principal ao Museu – a Pirâmide
O acesso principal de entrada ao museu se dá pela famosa e linda Pirâmide, que é recente diante de todo o acervo que tem lá, tendo sido inaugurada em 1988, crendo eu que mais se popularizou após o filme inspirado no livro “Código da Vinci” de Dan Brown.
Eu li o livro e vi o filme dizendo que também é bastante interessante estar em algum lugar que já foi retratado de forma fictícia (ou não…rs) pelos cliques de Holywood.
A imaginação vai longe…
Assim que você adentra a pirâmide, descendo umas escadas rolantes, você vai se deparar com um shopping cheio de lojas diversas e praça de alimentação e então, se bater aquela fome, saiba já que terá opções por perto.
Onde comprar o ingresso para o Museu do Louvre
Ali mesmo você encontrará a bilheteria para comprar a entrada ao Museu.
Aproveite e pegue um mapinha para explorar de forma localizada ou logística mesmo, otimizando o seu tempo vendo as obras de forma pontual que mais tem interesse, afinal são corredores, salas e mais corredores infindáveis por ali, sendo fácil você se perder (mas também se achar)….
Caso queira adquirir desde já o seu ingresso SEM FILA ao Museu do Louvre clique aqui.
Além do mapinha para ajudar na localização, maquetes do museu, inclusive interativas, você vai encontrar em muitos cantos por ali.
A divisão do Museu do Louvre em Paris
O Museu do Louvre está dividido em 8 partes em 3 diferentes alas/pavilhões:
1ª – ANTIGUIDADES EGÍPCIAS
Você terá uma visão da cultura egípcia, achados arqueológicos, papiros e múmias.
A parte mais interessante que várias pessoas me falavam até eu estar por lá era esta, a da antiguidades egípcias, claro que, independentemente das pinturas dos famosos, ficando eu louca, assim, para lá estar e ver de perto toda aquela curiosidade de um Egito Antigo.
Mas advinha o que aconteceu?
A parte dessas antiguidades estava em reforma no dia que reservei para estar no Louvre, tendo eu que me conformar apenas com a visão de uma esfinge – belíssima por sinal…
2ª – ANTIGUIDADES DO ORIENTE MÉDIO
Aqui você irá se deparar com estátuas, painéis arqueológicos, artes de civilização.
3ª – ANTIGUIDADES GREGAS, ROMANAS E ENTRUSCA
Peças da região do mediterrâneo, cerâmicas, bronzes.
A conhecida escultura Vênus de Milo está nessa parte.
4ª – ARTE ISLÂMICA
Vitrais, madeiras, tapetes são vistos nessa parte.
5ª e 6ª – ARTES DECORATIVAS E PINTURAS
Em especial as pinturas francesas como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci está nessa parte, mas você também vai encontrar pinturas do norte da Europa e Itália.
A Mona Lisa é a obra mais conhecida de todas, mas saiba que o quadro original é pequeno e que para se chegar perto dela tem que ter paciência pois o salão – assim como o Louvre como um todo – fica lotado.
Na mesma ala das pinturas você vai encontrar esta sala lindíssima (sala 66) onde estão dispostas várias jóias e coroas reais.
Não deixe também de olhar para cima…é um espetáculo!
7ª – GRAVURAS E DESENHOS
Gravuras em metal.
8ª – ESCULTURAS
Esculturas criadas antes de 1850, retratos e bustos oficiais.
Como as obras chegaram ao Louvre
Todas as obras que estão hoje no Louvre foram confiscadas no passado à família real, outras são resultado de pesquisas e escavações, além de muitas doações ao longo do tempo.
O que eu achei da visita ao Museu
O meu dia conhecendo o Museu do Louvre foi único, podendo eu narrar aqui inúmeras impressões dos vários pavilhões que lá existem (mesmo não sendo uma profunda conhecedora em obras de arte) mas não, deixo aqui um convite a cada um de vocês lá estarem e verem com os próprios olhos toda a grandiosidade das artes que lá estão, que tal?
E quem conhece o que achou da experiência? Quantas horas ou dias gastou para explorar o Museu?
Que tal agora pinar essa dica no seu pinterest:
O Louvre é um dos meus sonhos de consumo e já me preparei psicologicamente para o fato de que não será possível ver todas as obras. Já não tenho este anseio em museus na verdade. Passei 8 horas no The Met, 7 horas no Prado, o mesmo tempo no Hermitage, apenas para citar alguns e não vi nem 30% do acervo. Em compensação o que eu vi está impresso em minha alma e me proporcionou enorme prazer. Um dia eu vou me deliciar com o Louvre também! 🙂
É verdade…o tempo tem que ser grandioso para poder explorar tudo, nos detalhes…Gostei da sua narrativa que o que viu, apesar de 30%, está impresso na sua alma.
Imagino que o Louvre deva ser um sonho! São tantas, histórias, artes e monumentos que fico cada vez mais curiosa para explorar cada cantinho de lá, quem sabe um dia terei essa oportunidade :).
Adorei o post, e que pena você não consegui ver as artes egípcias.
o Louvre é realmente fantástico…eu espero que visite em breve para ver de perto toda essa grandiosidade. Obrigada pela visita.
Exatamente como você citou no início de seu artigo. Impossível não visitar. Obrigatório incluir no roteiro de quem está visitando a cidade Luz. Lindas fotos.
Opa…simbora pero Louvre…. Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre!
Eu adorei o museu do Louvre, fiquei um dia todo dentro e ainda faltou muita coisa pra ver!!!! É impressionante a qualidade e quantidade do acervo, bem como o prédio em si que já é um desbunde. Belo post!
É mesmo…as vezes vamos em 2 dias e ainda assim não conhecemos tudo…Incluindo no roteiro de qualquer forma, ainda que o tempo não seja o ideal.
Paris foi a primeira cidade que conheci em minha primeira viagem internacional, e o Museu do Louvre foi o primeiro passeio na Cidade Luz, fiquei tão maravilhada que voltei anos depois e tenho vontade de voltar mais um milhão de vezes. Impossível não amar, ótima dica!
Que belo batismo para uma viagem internacional hein?! Tanto de cidade quanto de passeio… Visite a cidade e o museu sempre mesmo…farei isso também sempre que tiver oportunidade.