Você sabe o que fazer para evitar roubo em viagem?
É um assunto chato e complicado e que assusta muita gente…
E não é para menos, afinal de contas estamos lá toda feliz viajando e o que menos esperamos é que algo nos aconteça ou mesmo àquilo que estamos levando, certo?
Estar sempre atento enquanto viajando, esteja aonde você estiver, é a palavra chave para evitar roubo em viagem, pois a cara de turista já está nos acompanhando né, então, bora ligar as anteninhas além dos pontos turísticos para evitar qualquer acontecimento nesse sentido.
E bora as dicas…
Nesse post você vai ler sobre:
Dicas para evitar roubo em viagem
1-CONHECER O LUGAR PARA ONDE VAI E OS ARREDORES
É sempre bom a gente dar uma pesquisada de como é a vida naquele lugar para onde vamos, se é uma cidade violenta, com roubos e furtos e/ou qual o tipo de crime que tem por ali (se é que existe).
Já fiz um post aqui no blog sobre um site que traz um comparativo de custo dos lugares e nele também pode ser encontrado o índice de violência de tal local.
Não é legal, eu sei, mas temos que pensar nisso e nada “melhor” do que nós brasileiros, infelizmente – mas real, para estarmos preocupados ou pensando nesse tipo de coisa.
O Brasil é um país que exige um cuidado e atenção especial dependendo do lugar, mas tenha a ciência de que não é porque você vai sair do Brasil, que nada vai lhe acontecer…
Opa, pode acontecer sim, dentro ou fora do nosso país.
Comigo nunca rolou nada, ainda bem, mas meu irmão, por exemplo, foi assaltado dentro do metrô de Paris, na mãozona mesmo, sem perceber, enquanto estava dentro de um vagão…vai vendo…
E então, é sempre bom ficar atento, conhecer a questão da segurança naquela cidade e ligar as antenas aos arredores.
2-PESSOAS QUE OFERECEM AJUDA
Ok, a presunção é de que as pessoas estão de boa fé, mas também – infelizmente – não são todas e então fique bem atento a quem lhe oferecer ajuda durante a sua viagem, seja ela pra onde for, pois você pode ser vítima de algum golpe que nunca tenha ouvido falar.
3-ROUPAS
Eu sei que muitas vezes a gente gosta de caprichar um pouco mais no visual, seja pelo lugar que vamos ou até mesmo pra sair mais “bunitinha” nas fotos, mas o ideal para fazer turismo é vestir roupas confortáveis e básicas.
Nada de sair por aí vestindo coisas caras ou jóias para chamar a atenção além da conta.
4-AEROPORTOS, RODOVIÁRIAS, HOTÉIS, TÀXIS
Sempre ficar ligado nesses lugares, onde o movimento de gente chegando e saindo é grande, sendo então uma “bela” oportunidade para alguma eventualidade.
Nunca desgrude de sua mala, seja a que vai ser despachada, seja a bagagem de mão.
As malas sempre devem fazer parte do seu campo de visão, fora o cadeadinho básico, que é sempre recomendado.
5-ITENS DE VALOR ALTO
Evite colocar na mala que vai ser despachada itens de alto valor como notebooks, máquinas fotográficas ou celulares, prefira levar com você na sua mala de mão.
Cada vez mais a atenção nos aeroportos e afins quanto a eventuais problemas de roubo de malas ou mesmo de itens de dentro delas aumenta mas ainda não é 100% evitado.
É prudente ser prudente!
6-DINHEIRO SEMPRE PERTO DE VOCÊ
O ideal é que os valores em espécies sejam levados junto com a gente naquelas bolsinhas de pano, tipo pochetes sabe (?) e de preferência por debaixo da roupa, ficando assim bem próximos ao corpo.
De qualquer forma, ainda que levado desse ou de outro jeito, evite sair com grande quantia em dinheiro, assim como manusear na rua, a vista de todos.
Dinheiro uma vez “perdido” ou “roubado” já era e a tristeza é grande!
Mas e se você for roubado durante a viagem? O que fazer?
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Providência indispensável de se fazer, esteja você viajando para dentro ou fora do país.
Tal procedimento além de registrar o acontecimento, será necessário para eventuais reembolsos em seguros ou cobranças judiciais dos itens extraviados/roubados.
E se os itens furtados forem os seus documentos pessoais, o Boletim de Ocorrência também será necessário para se retirar uma nova via.
SEGURO VIAGEM
Se você viajou com um seguro viagem fique tranquilo, bastando você acionar o seguro, apresentar a documentação que for pedida e aguardar o reembolso que esse tipo de contratação lhe garante.
O seguro viagem serve também para esse tipo de cobertura pipol e não somente para atendimento em casos de doenças como muita gente pensa.
Considere adquirir um seguro viagem também por essa razão e garantir mais tranquilidade durante o seu passeio.
CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO
Quanto aos cartões que lhe acompanham nas viagens, a primeira coisa a se fazer é ligar para o seu Banco para pedir o cancelamento/bloqueio.
Caso já tenha havido algum saque/gasto, você deverá informar isso ao Banco e apresentar o Boletim de Ocorrência para que se proceda ao estorno da quantia.
CELULARES E CÂMERAS
Alguns desses itens permitem o bloqueio imediato e então tome essa providência o mais rápido possível.
Pode ser que você não consiga reaver esses itens, mas pelo menos eles não vão ser tão uteis assim na mão de quem estiver se já bloqueado
Eu espero, realmente, que nada de ruim aconteça com ninguém durante as viagens, mas atenção é sempre bem vinda e essas dicas são para ajudar a todos nesses momentos em que só queremos diversão.
E você? Já passou por algum perrengue desse tipo durante uma viagem? O que aconteceu? Conte pra gente pelos comentários do blog.
E agora que tal pinar essa dica no seu pinterest:
eu sempre seeempre tranco tudo o que eh possivel no hostel, as vezes escondo quando n tem armario com cadeado e levo todo o dinheiro comigo e não desgrudo nuuunca da mochila
é isso mesmo….sempre ligados em nossos pertences.
Estas dicas são bem úteis! Eu costumo dizer que temos de ficar mais alertas quando estamos no dia a dia, mas já tive boas surpresas! Quando cheguei à Malásia, tinha deixado a bolsa com tudo – dinheiro e documentos – dentro do avião… recuperei tudinho!
ufa…que susto…ainda bem que teve um “final feliz”….Obrigada pela visita e relato.
Gostei bastante das dicas. Infelizmente todos estamos sujeitos a isso, aqui ou no exterior. O meu irmão, por exemplo, foi furtado dentro do JFK durante o processo de raio X…. Enfim, todo o cuidado é pouco e esse tipo de dica ajuda muito a ficarmos bem alertas.
Exatamente isso…seja aonde for, dentro e fora do Brasil os olhos tem que ficar bem abertos.
Ótimas dicas, Andrea! A gente tem sempre que ficar atento, especialmente em locais muito cheios e com pessoas solícitas demais….
Com certeza…olhos para todos os lados.
ótimas dicas como sempre, eu também fico muito atenta com os meus pertences e sempre olho ao meu redor pra ver se estou sendo seguida ou algo do gênero, não estar chamando atenção é sempre ótimo!
Obrigada pela visita e comentário…e atenção é sempre indispensável realmente!!!
Felizmente eu nunca passei por esse estresse. Mas conheço gente que teve mala ou bolsa roubada por falta de atenção em locais de grande movimento, principalmente aeroporto e estações. Não pode descuidar nem um minuto!
Exatamente…cuidado e atenção em qualquer lugar do mundo!