Conheça a fonte dos cadeados em Montevideo

A fonte dos cadeados em Montevideo, capital do Uruguai, está lá lindinha, em uma de suas esquinas.

E então bora falar um pouquinho dela e encher esse blog de amorrrrrr…..

Fonte dos Cadeados em Montevideo
Fonte dos Cadeados – Montevideo

Uma das dicas de pontos turísticos que eu já mencionei inclusive em outros posts aqui do blog, como os 17 passeios por Montevideo, é conhecer a fonte dos cadeados.

Mas o que é a fonte dos cadeados em Montevideo, no Uruguai?

Comum em muitas cidades pelo mundo afora, é um local dedicado ao amor dos viajantes (ou dos nativos também, porque não?), seja em formato de ponte ou fonte e que na maioria das vezes acaba se formando “sem querer”.

No caso da capital do Uruguai é fonte – a fonte dos cadeados em Montevideo.

A história da fonte na capital do Uruguai e a lenda urbana

Conta a história que a fonte dos cadeados em Montevideo foi uma simples fonte colocada ali pelo proprietário do restaurante que tem bem à sua frente e apenas para a decoração do local como um todo.

Com o passar do tempo, involuntariamente, foi adquirindo os cadeados dos que passavam por ali.

Reza a lenda que as pessoas que se amam fecham um cadeado com as iniciais de seus nomes na fonte para que o amor seja eterno, além da promessa de voltarem juntos àquela cidade.

Veja o que diz na placa:

fonte dos cadeados em montevideo
fonte dos cadeados 

“a lenda desta jovem fonte diz que se você colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam elas aqui voltarão e seu amor viverá para sempre”.

E, mesmo que sem querer, se formando com o tempo, acabou a fonte dos cadeados em Montevideo por se tornar uma atração turística da cidade.

Portanto, estando você por lá, não deixe de dar uma passadinha que seja na fonte para ver o cenário que você vai encontrar, tendo eu a certeza de que vai gostar e muito, além de lhe render muitas fotos, esteja você viajando com o seu amor ou não, deixando ali um cadeado de amor eterno ou não.

A fonte dos cadeados em Montevideo não é grande e o local já está bem abarrotado de cadeados…mas…a lenda segue, assim como as viagens e juras de amor, não podendo você deixar esse ponto turístico de fora do seu roteiro pela cidade.

Aproveite o seu passeio pela cidade velha e vá caminhando até lá (é pertinho). Você vai se deliciar com o colorido do amor das pessoas em forma de ferro que se perpetua pelo lugar.

Muito bacana!!!

A polêmica das fontes ou pontes de cadeados por aí e o local público

É bem verdade que tem cidades que sequer deixam esse tipo de atitude das pessoas progredir, cuidando para que os cadeados inseridos em determinado local sejam retirados assim que deixados e isso pela depredação natural que o material do cadeado causa ao patrimônio público com o passar do tempo.

De contrapartida tem outras cidades que assim permitem, como é o caso de  Montevideo.

Eu particularmente acho lindo, tanto a intenção dos amantes quanto o cenário que se forma no local.

Aonde fica a fonte dos cadeados em Montevideo?

Instalada na Avenida 18 de julho nº 1249, esquina com a Calle Yi, bem no centro da cidade.

E você? Já esteve por lá ou em algum lugar por aí que tem essa tradição? Conta pra gente onde e o que achou?

Pine agora essa dica no seu pinterest:

a fonte dos cadeados em montevideo
a fonte dos cadeados em Montevideo

 

Compartilhe este post:

13 comentários em “Conheça a fonte dos cadeados em Montevideo”

  1. Ahh que demais essa fonte! Nunca vi essa tradição em fontes, apenas em pontes mesmo!
    Mas achei bem mais interessante, porque muito cadeado em ponte corre o risco dela ceder… fora a depredação, como você citou.
    Só que nesse caso como ela tem essa proposta de realmente colocar e não tirar, torna tudo muito mais romântico né? ♥

    Responder
  2. Nunca tinha ouvido falar e quando li de relance saiu Ponte dos Cadeados, tão acostumada que estou à expressão. Costuma ser um assunto que rende polêmica, mas eu sou a favor da prática, acho romântico e adoro ficar lendo os cadeados, sempre acho algo divertido ou inusitado.

    Responder
  3. Também não acho certo esse tipo de costume, pois acaba estragando o patrimônio mas enfim…. rende fotos e acaba se tornando tradição, né?

    Responder

Deixe um comentário