O bairro da Liberdade em São Paulo é o mais temático que existe pela cidade…
E porque será? Alguém sabe???
Nesse post você vai ler sobre:
Conhecendo um pouco mais da origem temática do bairro da Liberdade em São Paulo
Já te digo, desde já, que se você gosta de curtir um passeio temático e, ainda, é ligado na cultura japonesa, você não pode passar pela capital do estado sem estar pela Liberdade.
Foi no bairro da Liberdade, para quem não sabe, onde tudo começou na vida urbana dos japoneses aqui no Brasil.
Quando lá em 1908 o navio Kassato Maru para cá trouxe os primeiros imigrantes japoneses, o campo foi o destino inicial e que foi marcado com muito trabalho na agricultura.
Depois de alguns anos, houve a migração das famílias para a vida urbana e isso aconteceu exatamente no bairro da Liberdade, precisamente na rua Conde de Sardezas, onde os japoneses começaram entrar na cidade e no mercado de trabalho através do comércio.
Atualmente o bairro da Liberdade é o local que contém o maior reduto da comunidade nipponica fora do Japão.
Por causa disso a Liberdade é literalmente um pedacinho do Japão em São Paulo e um simples caminhar pelas ruas te comprova isso, fazendo você se sentir no meio do oriente em pleno país tropical (hoje em dia coreanos e chineses também estão por lá).
O que fazer pelo bairro da Liberdade?
Caminhar pelas ruas e ver a arquitetura japonesa do lugar
A começar pelas ruas do bairro, onde nas principais, como a Galvão Bueno por exemplo, encontramos aquelas lanternas em postes vermelhos – chamadas de Suzuranto – bem características do Japão, trazendo toda uma arquitetura peculiar ao lugar.
Foto: SP da Garoa
E as luminárias não vem só no cenário não, tendo os semáforos de pedestres, também únicos e temáticos, bem ali em muitas das esquinas, além do Portal Toori ser exclusivo para uma bela selfie – será que alguém por aqui se reconhece no Japão? : )
Foto: Viajante comum
Até o banco Itaú está por lá com escrita japonesa – eu acho tão lindinho tudo isso…!!!
Foto: Trip Advisor
Uma delícia ficar por ali perambulando e tirando muitas fotos desse pedaço de oriente na capital do estado.
Conhecer algumas lojinhas características, com vários produtos japoneses e outros
O passeio ao bairro da liberdade vale por si só, para esse caminhar tranquilo apreciando a arquitetura impar, mas é claro que estando em um reduto japonês, lojinhas encantadoras de gifts não faltam nos arredores e um passo e mais outro comprova isso, fazendo você enlouquecer com tudo aquilo (eu pelo menos que sou a louca dos cacarecos).
Você vai encontrar de tudo na Liberdade: artigos japoneses peculiares e curiosos (aqueles que você tem que ler a “bula” para entender do que se trata – e achar super útil), balinhas (como não amar?), comidas e lojas com cosméticos infindáveis e o melhor de tudo: baratinho (em sua grande maioria).
A Ikesaki da Rua Galvão Bueno é uma perdição no quesito cosméticos mulherada… #ficaadica!
Fazer uma visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa
E é claro que no tema Japão, o Museu Histórico da Imigração se encontra pelo bairro, precisamente no 7º, 8º e 9º andar do Bunkyo, que está localizado na Rua São Joaquim nº 381.
Algumas horinhas para conhecer o museu vale a pena para complementar o seu passeio temático ao bairro mais japonês de todos.
Experimentar da gastronomia temática em algum dos restaurantes que existem pelo bairro
E como não poderia deixar de ser, opções gastronômicas também existem por lá…
Nesse quesito vale super a pena você conhecer uma peixaria super tradicional na cidade – a Peixaria Mitsugi.
Antigamente o local era apenas “uma peixaria” que vendia peixes da melhor qualidade e, por causa da referência, com algumas mesinhas inseridas por ali, acabou se tornando um restaurante simples e descolado que serve às pessoas um dos melhores cortes de sashimi, tamanho sucesso de anos.
Dica esperta: quando estiver almoçando por lá peça uma Sparkling – Azuma Kirin – para acompanhar a degustação que garanto que não vai se arrepender com o encontro de sabores.
Existem várias outras opções gastronômicas pelo bairro e a sua caminhada vai lhe mostrar isso, porém, como sendo a peixaria super tradicional e tendo eu estado por lá, aqui recomendo, pois além de servir um produto de qualidade, a quantidade é farta ao preço do cardápio (vide foto), valendo muito o custo x benefício.
Estar em algum dos vários festivais que acontecem na Liberdade
Além disso o bairro abriga diversos festivais durante o ano inteiro das culturas que por ali estão, tais como:
-
os Tambores Japoneses entre os meses de dezembro e janeiro;
-
o Ano Novo Chinês em janeiro e fevereiro;
-
o Festival das Flores em abril;
-
o Campeonato de Sumô em maio;
-
o Tanabata Matsuri em julho – que é o Festival das Estrelas e uma verdadeira festa para a cultura japonesa no Brasil.
Visitar a feirinha da Liberdade aos finais de semana
E tem mais…
Como não poderia deixar de ser o tradicional bairro também conta com a conhecida feirinha da Liberdade, cheia de comidinhas e artesanatos, que acontece todo o final de semana na Praça Liberdade.
Onde fica e como chegar ao bairro da Liberdade em São Paulo?
O bairro da Liberdade fica no centro da cidade de São Paulo e para você chegar lá é só descer na estação de metrô que leva o próprio nome – LIBERDADE – bem do ladinho da estação da Sé.
O Top 5 Tour já esteve diversas vezes pelo bairro, sendo que nesta última foi “touristar” em conjunto com mais 14 blogueiros de viagem, pelo II encontro do Japão.br do qual participou – se quiser saber mais como foi esse encontro clique aqui.
E você? Já esteve por lá? Curtiu o passeio? Do que mais gostou?
E agora pine essa dica no seu pinterest:
Parceiros do II Japão.br:
1 comentário em “Conheça o Bairro da Liberdade em São Paulo”