Morro de São Paulo e as piscinas naturais…
Não tem como pensar nesse lindo destino da Bahia, que fica na Ilha de Tinharé, e não fazer relação com os aquários que encontramos no meio do mar, não é mesmo?
Sim, lá existe isso e que são as famosas piscinas naturais…
Por essa razão, vocês podem ter a certeza de que pelo menos um passeio para alguma piscina natural não vai faltar no seu roteiro por Morro de São Paulo.
Nesse post você vai ler sobre:
O que são piscinas naturais?
Para quem não sabe, quando se fala em piscina natural, significa dizer que você vai encontrar, literalmente, um aquário em pleno oceano.
E isso, porque existem arrecifes pelo lugar, que proporcionam a formação das piscinas.
Mas o que são arrecifes?
São pedras que a própria natureza se encarregou de colocar no fundo do mar.
E, são esses arrecifes, que em dia de maré baixa, formam as bordas para as piscinas naturais, ficando os arrecifes “sobre” as águas e piscininhas devidamente formadas, com vários peixinhos dentro delas e que podemos chegar perto.
Morro de São Paulo e as piscinas naturais
Estando em Morro de São Paulo, você vai encontrar piscinas naturais em alguns pontos por ali.
Viu um arrecife pelo meio do caminho?
Pode ter a certeza de que piscina natural é possível ali de se formar.
De toda a forma, é certo que em Morro de São Paulo, o lugar mais conhecido e propício para você curtir um dia de piscininha e muita brincadeira com peixinhos é na quarta praia.
As piscinas naturais da quarta praia
Como já contei por aqui, em Morro de São Paulo as praias são conhecidas por números, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª praia, sendo na quarta praia que melhor se formam as piscinas naturais.
Escolha um dia de maré baixa e reserve para ir até a 4ª praia brincar com os peixinhos, pois vale muito a pena.
Vá caminhando pela orla de Morro para chegar lá e, chegando, logo avistará todos os arrecifes e pessoas já dentro das piscinas curtindo o dia.
Deixe os seus pertences em cima dos arrecifes, que estão fora da água e continue caminhando até as piscinas.
É aconselhável o uso de chinelo, pois as pedras que estão pelo caminho, que obrigatoriamente você vai passar para chegar às piscinas, machucam um pouco os pés.
Chegando lá, divirta-se com os muitos peixinhos que vai encontrar.
É uma verdadeira lindeza curtir Morro de São Paulo e as piscinas naturais da quarta praia.
CLIQUE E SAIBA AONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO.
Infraestrutura na quarta praia
A quarta praia em Morro de São Paulo é a mais extensa de todas, mas sem muita infraestrutura.
Isso não significa dizer que não existe infra na praia, pois existe sim.
Lá você vai encontrar dois restaurantes bem legais, que podem servir de apoio para o seu dia na praia, combinando piscina natural, sol, praia e, ainda, eventual refeição/banheiro, etc.
Ou seja, se você reservou um dia, como sugerido, para curtir as piscinas naturais por ali, fique tranquilo que apoio você também terá para isso.
Consulte a tábua das marés
Pela simples leitura desse post, vocês já devem ter percebido a importância que é a gente consultar a tábua das marés e poder saber quando ela estará baixa, para curtir as piscinas naturais.
Com a maré alta, obviamente, as piscinas não se formam e não existe a brincadeira, ou se existe, ela não será tão bem aproveitada.
E então, consulte a tábua das marés e verifique quais os dias da sua visita em Morro em que a maré vai estar mais baixa, para que você possa programar o seu passeio até as piscinas naturais.
Nesse post eu explico como fazer para verificar a altura das águas…
Mas digo, desde já, que maré até 0,5 faz o passeio valer a pena.
Mais piscinas naturais pela região
Além das piscinas naturais da quarta praia, tenha em mente que você vai encontrar piscina natural em Moreré, praia próxima a Morro de São Paulo, que também fica na Ilha de Tinharé, assim como em Garapuá, praia também próxima à Morro, que fica na Ilha de Boipeba.
Essas duas outras piscinas, estando hospedados em Morro de São Paulo, você poderá visitar fazendo o passeio de Volta a Ilha.
Esse passeio é o mais procurado da região e que, dentre outros pontos, chega em Moreré e Garapuá para mergulho nas piscinas durante alguns minutos.
É uma delícia a curtição e muitos peixinhos por ali para nos receber.
Snorkel e óculos para mergulho nas piscinas é necessário?
Nas piscinas naturais da quarta praia, quando estive, sinceramente, não vi a necessidade da utilização de snorkel e/ou óculos para a visualização dos peixes debaixo d´água.
Já em Moreré e Garapuá sim, acho que é bacana a utilização desses equipamentos, mas não indispensável.
Mas isso, também é uma coisa que vai depender da altura e da visibilidade da água do mar no dia da sua visita, logicamente.
Estando em Morro, saiba que esses equipamentos podem ser alugados em vários pontos da terceira praia.
RESERVE JÁ A SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO.
E você? Já conheceu as piscinas naturais de Morro de São Paulo? O que achou?
Salve agora essa dica no seu pinterest: