Que tal um mapa para você ouvir os sotaques pelo mundo?
Outro dia fiz um post sobre as comidas típicas pelo mundo, indicando um site super bacana que, através de um mapa, faz você viajar por todas as regiões do planeta terra para conhecer o prato típico de cada cantinho por aí.
Já pensou que legal seria, nesse mesmo “esquema”, um site permitir à você, através de um mapa, também viajar pelos países e regiões do mundo e escutar a língua e o sotaque do povo local?
Pois é….isso existe e é o que estou trazendo de curiosidade aqui para vocês.
Nesse post você vai ler sobre:
Mapa para ouvir os sotaques pelo mundo
O nome do site é LOCALINGUAL e já existe a algum tempo (mas eu só descobri a pouco tempo…).
Acesse o site e, através do mapa mundi, clicando na região escolhida, você vai para o país e/ou cidade específica conseguindo ouvir a própria população falando algumas frases, com, naturalmente, o seu próprio sotaque.
A ideia surgiu de um americano em viagem – David Ding – que tinha dificuldades em entender o idioma local e acabou gravando os nativos falando determinadas palavras para que ele mesmo pudesse se acostumar com o sotaque.
A partir daí o site foi criado e funciona de forma colaborativa, ou seja, você ouve, aprende e ainda pode ensinar aos outros o sotaque de onde vive.
Ouvindo os sotaques
Ao entrar no site, vocês escolhem o país que querem viajar (ou apenas aprender mesmo) e clicam nele para ouvir as palavras, frases ou expressões locais com os sotaques daquela região.
Cliquei no Brasil como exemplo, Ceará e depois em Fortaleza…parte do nosso nordeste mais lindeuso…
Para ouvir as frases com os sotaques, basta clicar do lado direito onde está escrito “listen to voices from this city“, que significa “escute as vozes dessa cidade”, que vai abrir um campo com muitas palavras e frases, bastando clicar em cada uma delas para escutar.
E tem os mais variados tipos de frases, palavras e expressões regionais…
Bem bacana né?
Gravando com o seu próprio sotaque
E não é só isso não…
Você também pode deixar a sua voz gravada ali, com o seu próprio sotaque, de uma frase que escolher para falar.
Você vai clicar em “record a voice fron this city”, que significa “gravar uma voz dessa cidade”, que vai abrir essa tela para você:
É só escolher o idioma, selecionar se a voz é feminina ou masculina, identificar se é um dialeto da cidade ou do país, clicar no microfone e pronto…
Sua colaboração já está registrada no site e vai ajudar mais pessoas pelo mundo, permitindo que elas te ouçam, com o seu próprio sotaque.
Além de curioso, o site ajuda a todos os viajantes
Achei muito bacana a ideia, que partiu, na verdade, de uma necessidade real de seu criador, tornando público e acessível a todos não só matar a curiosidade dos sotaques pelo mundo, ouvindo vozes pronunciadas por pessoas daquela região, como também ajudar muito viajantes por aí, que tem dificuldades em entender várias palavras em idiomas diferentes por causa do sotaque.
E você? Já conhecida esse site? O que achou? Conta pra gente pelos comentários do blog.
Salve essa dica no seu pinterest e compartilhe com os amigos: