Bicicleta em Amsterdam…
Você sabe porque de tantas?
Aposto que você nunca viu uma foto de lá sem ter uma bicicleta no meio, acertei?
Sim gente, é bem isso mesmo que acontece….e podemos concordar que as bikes dão um charme todo especial às fotos e ao próprio lugar.
Mas o porque disso?
Nesse post você vai ler sobre:
Bicicleta em Amsterdam
A culpa da geografia
A própria geografia explica…
A Holanda é um país pequeno, onde tudo é perto e plano, e Amsterdam, fazendo parte do mapa (lógico) desenvolveu essa cultura: de se locomover de bicicleta.
Cultura digamos que inteligente, saudável e sustentável – só cuidado você ao atravessar as ruas de lá pois além dos carros, ônibus e bondes, você pode ser atropelado por uma bicicleta (sim, isso é verdade e quase aconteceu comigo e com meu marido – momento “brasileiros desacostumados” em ação…rs.).
E também da arquitetura
Além disso, a própria arquitetura residencial de Amsterdam, aqueles “predinhos” lindos, não comportam garagens, a não ser de bicicletas, é lógico!
Bicicletas no passado?
Porém, no passado, ainda que muitas bicicletas povoassem o lugar, carros brigavam por espaço com elas nas ruas.
Eis que, pela fatalidade no trânsito, um protesto na década de 70 fez por resolver de vez o negócio.
Com o apoio do governo, passou-se a remodelar a cidade para a implantação das bicicletas.
E é claro que a cidade hoje em dia é totalmente feita pra isso, com ciclovias espalhadas por todos os cantos e muitos estacionamentos de bicicletas.
Bicicleta em Amsterdam não é só para o lazer
Todos andam de bicicleta, absolutamente todos, dos mais novos aos mais velhos, e nem pense você que estão todos paramentados de “ciclistas” não….as pessoas andam do jeito que estão e para onde vão, sem problemas de vestimenta, sapatos ou qualquer coisa do tipo.
Por tudo isso, é bastante turístico você alugar uma bike e sair pedalando por Amsterdam e você encontra essa opção de passeio (alugar uma bicicleta) em vários pontos pela cidade.
Além de um cenário lindo, eu achei uma cultura incrível (apesar do “quase” atropelo!).
Procurando hospedagem em Amsterdam? Clique e veja as opções.
E você? Gosta de Amsterdam também pelo “cenário” com as bicicletas? Alugou alguma para pedalar por lá e fazer parte dele? Conta pra gente nos comentários.
Aproveite e salve essa ideia para consultar pelo pinterest:
Oi Andrea, que massa, né! A cidade de Amsterdam foi o primeiro lugar da Europa em que vi esse mar de bicicletas, fiquei bem assustado na chance de perder a magrela… haha
Ah, então vc turistou com uma bike por lá….que legal, entrou no clima total. Curti. Obrigada pela visita.
Nunca estive em Amesterdão, mas já estive noutras cidades holandesas que ta,bém usam a bicicleta como meio de transporte. A orografia das cidades assim o permite, não exigindo grande esforço fisico. Para o meio ambiente também é muito bom. Que sirva de exemplo para outros!
Sim, claro…vamos pegar os exemplos bons dos lugares por aí para fazer igual…
Aqui em Lisboa era impossível… a cidade não é grande mas tem várias colinas. O facto de Amesterdão ser plana ajuda e muito!!
É…a planta da cidade facilita a vida…o que acabou por ajudar a todo esse “planejamento” sustentável!!!
bahh como q pode ne, uma cidade inteira a favor das bikes, acho demais! alem de ecomizar horrores, ja faz uns exercicios…o duro eh no inverno!!!!!
É demais mesmo Angela…além de linda “politicamente correta’…mas no invernão deve ser duro mesmo….rs
Não dá pra pensar em Amsterdam e não associar com uma bicicleta e suas cestinhas na frente, não é mesmo? É um charme do lugar, realmente uma marca registrada da cidade, e lindo demais né?
Simmmm….lindo mais que tudo….sou perdidamente apaixonada por Amsterdam… Obrigada pela visita. Bj.
Estivemos lá neste ano e sabe que isso nos surpreendeu. Os mega estacionamentos, hahaha, meu esposo tirou muitas fotos. E o bando que vem de bike e assusta a gente que não está acostumado né, heheheh, também fiquei com medo de ser atropelada. Pena que estava frio e não tivemos coragem de alugar uma, mas o povo de lá não está nem aí com o clima. Muito legal.
hahahahaha,…..não tem como não tirar fotos né? rs…eu entendo perfeitamente. è uma cultura bem bacana mesmo né?! Volte sempre Michela. Bj.
é difícil não pensar em uma coisa e associar a outra, realmente é uma cidade que respira a bicicleta e dá exemplo ao mundo, Amsterdã é uma cidade sem igual.
É, de fato, uma cidade sem igual, linda e também pelo cenário bike de “sustentável de ser”…Eu amo!!
Eu acho a Holanda um país incrível com um povo pra lá de inteligente! Bicicleta é o meio de transporte do futuro gente! Sonho com o dia que a Italia fará o mesmo: implantará ciclofaixas em todos os lugares
Amei o post
Bjs
Dani Bispo
abolonhesa.com
É muito bacana se deparar com cidades assim mesmo né? Obrigada pela visita e comentário Dani. Bj.