Uma visita ao Mosteiro da Batalha, que tal?
Está em Lisboa e quer dica do que fazer nos arredores?
Que tal um pulinho no conhecido Mosteiro da região?
Nesse post você vai ler sobre:
O que é o Mosteiro da Batalha?
O Mosteiro da Batalha, ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, que era o real nome de batismo, é um lugar que vale uma visita e está localizado na cidade/distrito de Batalha, a 143 km de Lisboa.
Porque desse nome?
Porque está totalmente ligado a batalha de Aljubarrota de 1385, quando os portugueses x espanhois lutavam pelo trono.
Dom João I, na época, prometeu que se vencesse a batalha ergueria o tal monumento em homenagem à Virgem Maria.
Pronto… com a vitória ele se fez e que popularizou com o nome de Mosteiro da Batalha, sendo um dos monumentos mais importantes da história de Portugal.
E foi por causa dessa construção, onde familias participavam, que a vila da Batalha se desenvolveu, sendo o que é hoje.
Visita ao Mosteiro da Batalha. O que vou encontrar?
Com a arquitetura em estilo gótico o Mosteiro é imponente por dentro e por fora, sendo que para cada canto (cada canto mesmo) que se olha é uma obra diferente e ao mesmo tempo parecida (pelo estilo é lógico), rica em detalhes, a ser apreciada com calma.
Nesse passeio você tem a opção de visitar o Mosteiro da Batalha, que inclui a Igreja (pagando-se o valor de 6,00 euros) ou somente a Igreja.
Caso opte pela visita apenas à Igreja não terá que pagar nada, pois a entrada é gratuita (por causa do tempo já calculado em que estaria em outras cidades, apenas estive dentro da igreja).
A Igreja do Mosteiro
No centro da Igreja, gótica, linda e colorida com seus vitrais, que refletem no chão quando está sol, você encontrará sepultado Dom João I, D. Filipa de Lencastre, filhos com as respectivas esposas, além de algumas outras figuras emblemáticas do país.
É uma obra monumental, toda trabalhada e que vale, sim, uma visita, ainda que seja em pouco tempo.
Os arredores do Mosteiro
Além disso, o Mosteiro da Batalha está localizado numa praça, que é rodeada por lojinhas de gifts e artesanatos locais, que eu particularmente adoro e não dispenso uma olhadinha (meu marido também super ama #sqn).
Você pode incluir a sua visita ao Mosteiro da Batalha quando programar um roteiro pelos arredores de Lisboa – Clique aqui que tem um prontinho para você.
LOCALIZAÇÃO:
Endereço: Largo Infante Dom Henrique, Batalha.
Aberto todos os dias das 9hs às 18hs. só não em 01 de janeiro, domingo de páscoa, 01 de maio e 24 e 25 de dezembro.
E você? Já esteve por lá? O que achou?
Aproveite e pine essa ideia para consultar depois:
Oi Andrea, eu adoro essa imponência e desbotado dos prédios históricos portugueses. Lindo mesmo ! Adorei conhecer mais um contigo.
Obrigada pela visita Edson e volte sempre!!!
Nossa! Que edifício lindíssimooooo! Não sabia da existência desse mosteiro! Certamente vou incluir na minha próxima visita a Lisboa! 143 km é rapidinho! Amei!
Inclua e faça a visita sim…vc também vai aprovar.
Eu ADORO essas igrejas góticas, depois que li o livro Pilares da Terra fiquei ainda mais impressionada. Adorei o post
Obrigada Adriana e volte sempre.
Muito bonita mesmo a igreja, cheia de detalhes. E não precisar pagar pra entrar já é um convite aceito. Mesmo os 6 Euros para entrar no Mosteiro não é caro, comparado com outras atrações pela Europa. Valeu a fica!
Sim…essa comparação que você fez é bastante válida mesmo, principalmente em se tratando de Europa….mas nesse caso, deixamos de entrar pela programação que já havíamos feito mesmo.
Que maravilha e super pertinho mesmo de LIsboa, eu adoro fazer esses passeios aos arredores e conhecer cidades totalmente diferentes das mais turisticas! Arrasou Andrea! Um beijo enorme pra vc!
Eu também adoro explorar as redondezas, mesmo com pouco tempo. Obrigada pela visita. Bj.
Fui há pouco tempo ao de Alcobaça, mas há muitos anos que não vou à Batalha! Um crime quase, porque passo em Leiria muitas vezes. Li o teu post e agora acho que tenho memso de passar por lá!
rsrs….ai que região linda….Vc mora por aí é? Invejei!!! rs.
Que dica de bate-volta excelente! Não conhecia e adorei saber que há essa opção a poucos quilômetros de Lisboa! E amei a arquitetura, muito lindo mesmo!
Sem dúvida há e com muita história para conta, seja ao norte, seja ao sul. Obrigada pela visita e comentário Amanda.
Super interessante do ponto de vista histórico e sem dúvida lindissima! Um local onde já não vou há uns anos, qualquer dia volto 😉
É sempre bom voltar a alguns lugares, ainda mais quando eles são cheio de história para contar, não é mesmo?!
q lugar impressionante e imponente, quantos detalhes na arquitetura robusta! da pra fazer um bate e volta ou compensa explorar mais a cidade tb:?
Sim, dá sim….tanto para fazer um bate volta quanto explorar mais, mesmo porque a cidade não é tão grande não, chamando mais a atenção por causa do Mosteiro e Igreja, então se for explorar mais não perderá muito tempo de qq forma.
Que lugar mais maravilhoso, Andrea! Essa igreja toda cheia de detalhes por dentro e por fora… e esse pé direito IMENSO?! E os vitrais!? Que linda dica! Com certeza vale o bate e volta!
Coisa linda não é Camila…é impactante de tanta beleza realmente!!