Ir até Cabo de Santo Agostinho num bate e volta, a partir de Porto de Galinhas ou Recife, também é dica do que se fazer pela região do litoral sul de Pernambuco.
Diferente de Porto de Galinhas, que é um distrito do município de Ipojuca, Cabo de Santos Agostinho é uma cidade com 210.000 habitantes, cheia de belezas naturais, com praias de água morna e cristalina e que vale a sua visita.
No passado era uma pequena vila de pescadores, que pela beleza da região, foi se desenvolvendo e acabou por atrair, e muito, o turismo para a cidade.
Nesse post você vai ler sobre:
Aonde fica a cidade?
Cabo de Santo Agostinho fica a 40 km – aproximadamente – de Porto de Galinhas e a apenas 33 km do Recife, estando localizada, na verdade, entre uma e outra.
Veja no mapa abaixo:
E então, pertinho desse jeito, um passeio de pelo menos um dia é uma ótima pedida, né não?
Reserve um dia para isso e bora desbravar mais esse cantinho lindo o litoral de Pernambuco.
Como fazer o passeio de um dia até lá?
É claro que você pode estar hospedado na cidade, o que não se enquadra nessa opção já que vai aproveitar com mais calma todo o lugar.
Estando em regiões vizinhas, como na proposta do post, em Porto de Galinhas ou Recife por exemplo, o mais indicado para fazer esse passeio é através de empresas especializadas.
Estas empresas já possuem um programa específico para que o seu dia seja melhor aproveitado, valendo a pena o custo benefício.
Outra opção para conhecer Cabo de Santo Agostinho num bate e volta é alugando um carro e indo até lá por conta própria.
Vantagem nessa última opção: você faz o seu próprio horário pelos lugares que passar.
O que fazer em Cabo de Santo Agostinho num bate e volta?
As praias de Cabo de Santo Agostinho
Logicamente que como uma cidade de praias lindas e águas mornas que é, uma visita a elas, ou a algumas delas, você tem que incluir no seu roteiro.
São 9 praias no total:
- Paiva
- Itapuamã
- Pedra do Xaréu
- Enseada dos Corais
- Gaibu
- Calhetas
- Praia do Cabo de Santo Agostinho
- Paraíso
- Suape
Qual a melhor praia?
Não conheci todas, infelizmente, como também não peguei um dia tão lindo assim para que eu possa dizer com tamanha propriedade – as fotos não negam… : (
A praia de Gaibu, pela presença de muitas pousadas no local e boa infraestrutura, é bastante frequentada por turistas, sendo a praia de Calhetas, da mesma forma, muito procurada.
Estive na praia de Calhetas e gostei bastante, apesar dela ser de dificil acesso vez que possui uma rampa ingrime de pedra “lisa” para chegar na areia, ou seja, nada indicado para pessoas com dificuldades de locomoção.
A praia de Calhetas tem duas faixas de areia e isso pelo seu próprio formato de coração, sendo servida, praticamente em sua totalidade, pelo apoio que ali existe – o Bar do Artur.
Fazer um passeio de Catamarã
É super indicado você adquirir um passeio de catamarã para ter uma visão da cidade de dentro das águas, sendo uma forma bem bacana para você aproveitar o seu dia.
Várias empresas fazem esse tipo de tour e eu fiz com a Luck Receptivo e recomendo.
O tour tem duração de 2 horas (aproximadamente) partindo o catamarã do pier dentro do Hotel Vila Galé, que fica em Cabo de Santo Agostinho.
Também é possível você adquirir o seu passeio diretamente na recepção do hotel, embora seja recomendada antecedência.
O barco sai navegando pelas águas da praia do Suape, onde é visto o Porto de Suape bem de perto, assim como os arrecifes no meio do mar.
Um guia acompanha o grupo passando informações durante todo o trajeto.
E tem parada pelo meio do caminho para um mergulho na Ilha da Cocaia.
Lugar lindíssimo de se ver e estar, podendo você aproveitar o local como quiser durante os 30 minutos aproximados em que o catamarã fica por ali.
O passeio termina no mesmo local que começou, no pier do hotel.
Conhecer os Mirantes: do Paraíso e de Nazaré
Lindo visual nos dois mirantes você vai ter de Cabo de Santo Agostinho.
No mirante do Paraíso você vai avistar toda a cidade numa visão “de cima” e no de Nazaré, em suas espetaculares falésias, o Porto de Suape e arredores.
Fazer um passeio de Buggy pela cidade
Em um lugar cheio de belos cenários, um passeio de buggy também é opção certa de diversão garantida para esse dia que você tirou para curtir Cabo de Santo Agostinho.
Várias empresas oferecem esse tipo de diversão, que tem duração de, aproximadamente, 40 minutos.
O buggy percorre a cidade, passando por pontos especiais como o letreiro e os dois mirantes: do Paraíso e de Nazaré.
Fiz o meu passeio de buggy também com a Luck Receptivo, que, na verdade, já estava dentro do pacote do dia.
Andar na Tiroleza
Infelizmente no dia que estive em Cabo de Santo Agostinho a Tirolesa estava fechada para reestruturação, mas a brincadeira deve ser uma verdadeira delícia.
Fica no caminho da Praia de Calhetas.
Um dia de passeio em Cabo de Santo Agostinho com empresa especializada – Luck Receptivo
Como mencionei acima, optei por fazer o passeio até a cidade de Cabo de Santo Agostinho, a partir de Porto de Galinhas, com a Luck Receptivo, como, alias, fiz todos os demais na região e super recomendo.
O passeio com a Luck incluiu traslado ida e volta do hotel, além da brincadeira no catamarã e no buggy ao valor de R$ 188,00 por pessoa (abril/19), o que entendo que vale muito o custo x benefício.
Em ônibus confortáveis partimos de Porto de Galinhas, chegando em Cabo, diretamente no Hotel Vila Galé, para embarque no catamarã.
O passeio de Catamarã
Como mencionei acima, em duração aproximada de 2 horas, o catamarã te leva para navegar por todo o contorno da cidade.
Passa pelas praias, manguezais, porto de Suape, arrecifes no meio do mar (onde é possível ver as águas calmas de um lado e mexidas do outro), parando para um mergulho na Ilha da Cocaia, que é um verdadeiro paraíso.
É lindo ver todo esse cenário de dentro do mar.
O barco retorna ao mesmo local da partida e de lá seguimos para o passeio de buggy.
O passeio de Buggy
Já em terra, partiu andar de buggy, passeio com duração aproximada de 40/50 minutos.
O buggy leva até 4 pessoas para passear por Cabo de Santo Agostinho, com algumas paradas pelo caminho, dando uma visão geral do lugar.
E em descidas e subidas o passeio de buggy acontece, com “stop” no letreiro da cidade – para aquela clássica fotoca – e no mirante do Paraíso e de Nazaré.
É uma verdadeira delícia curtir todo o visual do litoral, ainda que em dia cinza.
Após, já na hora do almoço, vamos terminar o dia na praia de Calhetas.
No caminho passamos por onde está a Tirolesa, tendo você a opção de chegar até a praia com o buggy ou pelo brinquedinho.
OBS: descida na Tirolesa “extra” passeio.
O buggy não chega até a praia propriamente dita, tendo que cada um descer (e depois subir na volta), como mencionado lá em cima, a tal rampinha e a melhor opção de estrutura para aproveitar o dia é o Bar do Artur.
Eu almocei no Bar do Artur e também gostei e aprovei, tendo pratos gostosos no cardápio, em especial peixes e crustáceos, a valores ok – nada barato ou caro demais.
As 16:00 hs. é hora de retornar ao buggy, que te leva ao ônibus para a volta a Porto de Galinhas (ou Recife).
Apesar do tempo não ter colaborado tanto assim, gostei muito do lugar, querendo voltar num dia de sol e aproveitar mais tudo por ali.
CLIQUE AQUI E COMPRE JÁ ESSE PASSEIO ATÉ CABO DE SANTO AGOSTINHO.
E você? Já esteve por lá? O que mais gostou?
Pine agora essa dica no seu pinterest:
Muito obrigada pela dica, não tinha ideia que dava para fazer esse bate-e-volta, tinha uma ideia que era bem mais longe. obrigada
Vale bem a pena o passeio…aproveite quando estiver por lá.
Parece tudo maravilhoso! Adorei esse receptivo que já organiza tudo no passeio para Cabo De Santo Agostinho. Muitas vezes tentamos fazer de forma independente e acabamos não conhecendo nada!
Exatamente…o programa deles é bem bacana mesmo…vale a pena!
Quantas praias lindas em cabo de santo Agostinho! Passeios perfeitos pra curtir Pernambuco ainda mais. Obrigada!
São lindissimas mesmo….ainda mais em dias de sol (tenho a certeza disso…rs).
Que legal as dicas de o que fazer em Cabo de Santo Agostinho. Apesar do tempo ruim, você conseguiu aproveitar o passeio bem. Achei super interessante o passeio de catamarã
A gente tem que aproveitar sempre né…rs… E o passeio de catamarã é muito bacana mesmo.
Ah, que delícia de lugar. Adorei as fotos e o post! Fiquei com vontade de visitar e seguir suas dicas. Obrigada!
É muito gostoso mesmo…se ainda não foi, vá sim que vc vai curtir….