Cancelamento das passagens 123 milhas, você sabe o que fazer?
Para quem não sabe, a 123 milhas é uma empresa online que vende (vendia pois está suspensa) passagens aéreas e pacotes de viagens com valores bem mais baixo que o mercado no geral.
Essa jogada da empresa atraía muita gente que queria viajar, principalmente para fora do país, e se deparava com preços bem atrativos e aí, sem pensar muito, efetuava a compra.
Mas como que a 123 milhas conseguia valores mais baixos até mesmo que as próprias Cias Aéreas?
Vamos entender como funciona a 123 milhas…
Nesse post você vai ler sobre:
Como funciona a 123 milhas?
Funciona? Funcionava? Eis a questão do momento…
De uma forma simples e resumida, quem comprasse passagens aéreas ou algum pacote promocional na 123 milhas, antes de qualquer coisa, tinha que ter a possibilidade de comprar a viagem sem escolher a data exata do embarque, pois a empresa trabalhava com datas flexíveis.
A 123 milhas vendia essas passagens aéreas com valores abaixo do mercado, ficava com o dinheiro e comprava essa passagem com milhas de outras pessoas, uns 10 dias antes do comprador embarcar – daquela data “estimada” que o viajante escolheu para viajar na hora da compra.
Era um risco?
Sim, naturalmente, pois o preço das passagens poderia ser menor do que foi vendido – e acreditado pela 123 milhas – ou maior, como efetivamente começou a acontecer.
A 123 milhas assumiu esse risco pois acreditou que após 2020 as passagens aéreas não subiriam de preço, só que, ao contrário disso, subiu e muito, passando a ser exigido mais milhas para emissão daquelas passagens aéreas do que previsto e aí tudo começou a desandar.
O cancelamento das passagens 123 milhas
Por causa disso, a 123 milhas cancelou as passagens e pacotes emitidos para viagens que iriam acontecer de setembro a dezembro de 2023, dando a opção aos passageiros de devolução do dinheiro em voucher de viagem com correção monetária para uma nova data.
Detalhe: cada voucher está limitado a R$ 500,00. Assim, se a compra foi de R$ 1000,00 serão oferecidos 2 vouchers para compras diferentes, não podendo ser usado em conjunto.
O que fazer com o cancelamento das passagens pela 123 milhas?
E aí você comprou da 123 milhas e precisa reaver o seu dinheiro, certo?
A própria empresa ofereceu uma solução (emissão de vouchers), sendo que essa proposta está errada, pois o Código de Defesa do Consumidor garante a devolução do dinheiro aos viajantes com juros e correção monetária, sem qualquer emissão de voucher, que dirá da forma como proposto pela 123 milhas – “vouchers parcelados”.
Opções para devolução do dinheiro com a 123 milhas:
1- Pedido de voucher
Se mesmo sabendo que esta opção, oferecida pela empresa, não está de acordo com as regras legais, você pode assim querer e, para isso, basta entrar no site da empresa e solicitar os seus vouchers de viagem por ali mesmo e aguardar a emissão.
2- Reclame Aqui
Se tem um site que causa uma “certa pressão” nas empresas, pois é bastante consultado pelos consumidores em geral antes de alguma compra online, é o Reclame Aqui.
O Reclame Aqui pode não resolver a sua questão 100% mas, mesmo que não resolva e mesmo que a sua opção em receber o valor gasto na 123 milhas seja outra, vale a pena deixar registrado a sua reclamação ali.
3- Procon
É um Órgão de Defesa do Consumidor que ajuda a resolver o problema administrativamente. Você pode registrar a sua reclamação no Procon e aguardar a resposta da empresa com aquilo que está sendo reclamado/proposto.
4- Ação Judicial
Outra opção é você entrar com ação na justiça e aguardar pela sentença ou mesmo ver se, judicialmente, a 123 milhas ofertará o valor devido assim que você ingressar com a ação.
Com ação judicial, além do valor corrigido, também é possível solicitar indenização por dano moral, além de outros prejuízos que eventualmente você tenha tido com a viagem que não aconteceu, como por exemplo, o cancelamento de hotel, passeios no destino, etc.
OBS: administrativamente, via Procon, também é possível solicitar esses demais prejuízos.
Pedido de recuperação judicial pela 123 milhas
Pelos prejuízos causados a tantos viajantes, vários órgãos governamentais e outros tomaram providências, exigindo explicação e o cumprimento do que foi vendido pela 123 milhas.
Além disso, em 29 de agosto desse ano de 2023, a 123 milhas entrou na justiça com pedido de recuperação judicial e que, uma vez aceito pelo juiz, garante a empresa um plano de cumprimento do que foi vendido em datas específicas, evitando, assim, a quebra da empresa.
Agora, independentemente de como você optou por receber o valor com o cancelamento das passagens 123 milhas, resta aguardar as “cenas dos próximos capítulos” com o pagamento aos credores, infelizmente e literalmente.
E você? Teve prejuízo com a 123 milhas? Qual a sua opinião e opção quanto ao cancelamento das passagens? Conta pra gente pelos comentários do blog.
Salve essa dica no seu pinterest e compartilhe com os amigos:
Bora dar o play para assistir comigo: