Como é um cruzeiro marítimo internacional?

Como é um cruzeiro internacional?

E aí você quer fazer um cruzeiro marítimo fora do Brasil mas não sabe muito bem como as coisas funcionam?

Será que é igual aqui no Brasil? Diferente? Quais as diferenças?

Já contei por aqui que existem cruzeiros marítimos pelo mundo inteiro, podendo até mesmo você ver e saber onde está tendo cruzeiro em tempo real nesse exato momento através de um aplicativo…

E então vamos saber um pouco mais sobre esses cruzeiros internacionais…

como é um cruzeiro marítimo internacional
Como é um cruzeiro marítimo internacional

O que é um cruzeiro marítimo internacional?

É um cruzeiro que acontece fora do Brasil.

O cruzeiro pode acontecer inteiramente fora do Brasil ou somente parte dele, pois você pode sair daqui do país de navio para ir para outro lugar fora, ou mesmo já começar o seu cruzeiro em um país diferente do Brasil e passar por vários outros.

Ambos são considerados cruzeiros marítimos internacionais pois acontecem fora do país.

Como é um cruzeiro marítimo internacional?

Um cruzeiro internacional é exatamente igual a um cruzeiro nacional, que acontece na temporada brasileira aqui pelo país.

Mas é lógico que existem algumas diferenças, pois os navios de cruzeiro tendem a adaptar algumas coisas de acordo com o costume daquele país ou continente em que está navegando.

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE NO CRUZEIRO INTERNACIONAL

Os documentos para o embarque num cruzeiro internacional vão variar de país para país, de acordo com as leis de cada um.

Por causa disso é muito importante que você verifique no site do Consulado do país que você vai viajar, ou mesmo através da Cia Marítima, para saber quais são as exigências daquele local.

Saber se é necessário visto para entrar em algum dos lugares que o seu cruzeiro internacional vai passar, assim como vacina, ou mesmo qualquer outra exigência para a sua viagem.

Independentemente disso, para os viajantes brasileiros, o documento indispensável para fazer um cruzeiro internacional é o passaporte (só não para os países do Mercosul, que pode ser o RG).

Com o seu passaporte em mãos e o seu voucher de viagem (+ eventuais exigências), você vai se apresentar no seu Porto de embarque, seja saindo daqui do Brasil, seja já no Porto em algum outro país para embarcar no navio.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE

Assim como na temporada brasileira, quando você compra o seu pacote de cruzeiro marítimo, praticamente tudo está incluído – a sua cabine, entretenimento, shows no teatro, refeições etc…, estando as bebidas e demais serviços que contei por aqui, fora do pacote.

Nada muda com relação a isso a não ser que seu cruzeiro seja all inclusive.

PASSAPORTE RETIDO

Uma novidade que pode acontecer no cruzeiro marítimo internacional e que pode assustar muita gente é o passaporte ficar retido com a tripulação.

Já falei sobre o passaporte retido por aqui e o porque disso acontecer e então, sabendo disso, não se assuste, é normal.

FUSO HORÁRIO

Uma coisa que devemos ficar atentos quando fazemos algum cruzeiro internacional é ao fuso horário a bordo, que funciona de acordo com o fuso horário do país que o navio está navegando.

Fique atento a isso para não perder nenhuma programação a bordo ou mesmo o horário de voltar para o navio durante alguma parada, ok?

GORJETAS

Algo que é bem diferente daqui do Brasil é o costume de dar gorjetas aos tripulantes num cruzeiro internacional.

Como todos sabem, gorjeta não é uma coisa obrigatória, seja no Brasil ou mesmo fora daqui, mas, apesar disso, fora do Brasil existe sim a cultura de dar gorjeta as pessoas que trabalham e por isso, seria interessante você colocar isso na conta se for fazer um cruzeiro internacional.

A gorjeta também é uma das razões de muita gente achar que cruzeiros internacionais são mais baratos que aqui no Brasil, isso pelo valor do cruzeiro de uma maneira geral, que encontramos quando estamos pesquisando os preços.

Isso é só uma primeira impressão e acontece exatamente pois as gorjetas não estão incluídas no preço do cruzeiro internacional, sendo que aqui no Brasil incluído está no preço a taxa de serviço, que é cobrada por essa cultura não acostumada do brasileiro em dar gorjeta.

Vai fazer um cruzeiro internacional? Prepare-se para dar gorjeta, ok?

CLIQUE AQUI PARA COTAR O SEU CRUZEIRO MARÍTIMO.

HORÁRIOS A BORDO

Quando você fizer um cruzeiro internacional você vai constatar, com os próprios olhos, que o brasileiro é um povo bem animado e que fica até tarde da noite nas festas.

Mas as pessoas não são animadas fora do Brasil?

São sim, mas você vai perceber que as pessoas, de uma maneira geral, dormem mais cedo, não tendo tanta bagunça dentro do navio até tarde da noite.

Como disse acima, que os navios tendem a adaptar algumas coisas a bordo de acordo com o local que está navegando, por causa disso, o horário do jantar no restaurante a la carte, por exemplo, tende a ser mais cedo, tanto o primeiro, quanto o segundo turno, assim como a programação das atrações de uma maneira geral.

No Brasil as pessoas ficam até de madrugada curtindo a bordo, até mesmo para ver o pôr do sol.

Lá fora não, tudo é mais tranquilo e se tiver alguém que vai ver o pôr do sol, assim vai fazer porque dormiu e acordou mais cedo para isso e não porque está de véspera curtindo a balada.

COMIDAS

As comidas, assim como os horários, como disse, são adaptadas à região de navegação, podendo você encontrar alguns pratos característicos do local, mas nada que deixe a desejar, pois tudo é muito gostoso.

NAVEGANTES BRASILEIROS

Uma coisa que tem bastante gente reclamando aqui na temporada brasileira é de um pessoal sem respeito, que está viajando sem pensar no próximo, o que, ao menos em tese, não acontece nos cruzeiros internacionais.

Muita reclamação de gente que não respeita fila, faz pratos enormes para levar para a família inteira que está na piscina, pessoas que colocam a garrafa de água para abastecer com o bico direto na máquina de água que tem no buffet, toalhas que ficam o dia inteiro nas espreguiçadeiras guardando lugar, entre outras reclamações, o que estaria desconfortando muita gente que viaja pelo Brasil (tenho recebido muitos comentários sobre isso).

Pessoas sem educação existem no mundo inteiro mas, é uma pena que existam pessoas assim e que isso fique caracterizado na nossa temporada, talvez pelo perfil do brasileiro de ser mais animado, mas isso não pode ser confundido com falta de educação, devendo todo mundo viajar mas pensar que todos estão no mesmo barco (literalmente) e, por isso, respeitar o espaço dos outros e as regras é muito importante para uma viagem melhor para todos.

Vamos todos pensar nisso, ok?

TRIPULANTES

A tripulação do navio é composta por pessoas do mundo inteiro, de várias nacionalidades, inclusive brasileira, mas, uma coisa é certa – os cruzeiros que acontecem no Brasil na temporada brasileira, tem mais tripulantes brasileiros do que aqueles que acontecem em qualquer lugar do mundo.

Se o seu cruzeiro for internacional, mas pela América do Sul, partindo de uma temporada brasileira, você não vai sentir essa falta pois, como temporada brasileira, muitos tripulantes brasileiros estarão a bordo.

Se o cruzeiro internacional for em outro lugar, talvez você sinta falta de falar um pouco do português a bordo, mas nada que impeça a sua comunicação, seja em que língua for, pois várias nacionalidades estão ali e o inglês é a linguagem universal.

A tripulação é bem esforçada para se comunicar com os navegantes, rolando até a linguagem “da mímica”, mas é claro que o inglês ajuda.

Você não fala inglês? Está com o celular na mão? Pronto, nada que um google tradutor ou google lens não ajude você a falar pelo menos o básico para se fazer entender a bordo, pode confiar nisso.

E você? Está pensando ou já fez um cruzeiro marítimo internacional? O que achou? Conta pra gente pelos comentários do blog.

CLIQUE AQUI PARA COTAR O SEU CRUZEIRO MARÍTIMO.

Salve essa dica no seu pinterest e compartilhe com os amigos:

como é um cruzeiro marítimo internacional
como é um cruzeiro marítimo internacional

Compartilhe este post:

Deixe um comentário