Visconde de Mauá, quem aqui conhece ou já ouviu falar dessa cidade?
Em que estado ela fica? Rio de Janeiro? Minas Gerais?
Apresento…
Nesse post você vai ler sobre:
Onde fica Visconde de Mauá?
Para quem não sabe, Visconde de Mauá é uma região localizada na Serra da Mantiqueira, a 1800 m de altitude, no estado do Rio de Janeiro (ou seria em Minas Gerais?).
Vocês já vão entender mais abaixo…
Região que fica a 290 km de São Paulo, sendo uma ótima pedida para quem quer aproveitar o friozinho da serra e ter muito verde ao redor.
Tinha estado em Visconde de Mauá pela última vez em 2007, também em conjunto com uma outra visita à cidade de Penedo, quando a estrada ainda era de terra entre esses dois destinos (Visconde de Mauá fica a 35 km de Penedo).
Sim, a estrada era péssima naquela época e ainda bem que o tempo passa e as coisas melhoram né não?
Agora a estrada para chegar na cidade está asfaltada, possuindo curvas sinuosas com dever de atenção, mas com um trajeto tranquilo (e nada comparado a 2007).
Dessa vez fiz novamente um “bate e volta” entre Penedo e Visconde de Mauá, já que estive hospedada em Penedo, e que acho que vale a pena, recomendando o passeio.
Mirantes na estrada
A atração da região já começa antes mesmo de você chegar no destino pois há vários mirantes identificados na estrada, no meio da Serra, e que valem uma parada para umas fotos “de quebra cabeça”.
Outros lugares não estão identificados pelo caminho mas que também fazem as fotos valerem…tudo muito lindo!
O que fazer em Visconde de Mauá?
Por toda a mata que rodeia a região, muitas cachoeiras são encontradas na cidade, tendo-se bastante o que se ver de águas escorrendo por lá, sendo de visita indispensável às principais delas, que são: cachoeira do Alcantilado e do Escorrega.
E lógico, como não poderia deixar de ser, atividades e passeios ligados a aventura predominam na cidade, sendo dica do que fazer por lá, além de pousadas aconchegantes e restaurantes charmosos…
Visconde de Mauá é uma cidade dividida por Vilas e as principais delas são: VISCONDE DE MAUÁ, MARINGÁ e MAROMBA e então, conhecer as vilas é passeio obrigatório para desbravar um pouco mais desse cantinho.
Veja no mapinha abaixo – e olha quantas cachoeiras existem pela região:
A VILA DE VISCONDE DE MAUÁ
A Vila que leva o nome da própria região é onde chegamos em primeiro.
É uma vila pequena mas gostosa para uma caminhada, onde você vai se deparar com comércio local.
Lugar calmo e propício para se andar sem pressa.
A VILA DE MARINGÁ
Principal centro comercial da cidade toda e bem mais movimentada que a vila anterior.
Em Maringá você vai encontrar muitas pousadas gostosas para se hospedar.
Eu, particularmente, se fosse me hospedar em Visconde de Mauá (não em Penedo, como fiz) escolheria Maringá para isso.
Clique aqui para pesquisar e reservar a sua pousada em Visconde de Mauá.
Uma grande opção de lojinhas, restaurantes e bares também estão por Maringá e por causa dessa “oferta gastronômica” é que se dá o nome da avenida principal: Alameda Gastronômica (tem como esquecer?).
E então já sabe: se quiser dica de onde comer em Visconde de Mauá escolha Maringá.
E olha a curiosidade… Ta vendo esse riozinho aí na foto acima?
É ele que divide Maringá – no estado do Rio de Janeiro – de Maringá no estado de Minas Gerais. Sim, existe um pedacinho de Visconde de Maúa em ambos os estados (e por isso do título do post).
Em cima do rio tem uma ponte de pedestre, que leva diretamente para Maringá no estado vizinho.
Confesso que da outra vez que estive por lá não explorei muito o lugar, nem tendo me dado conta da ponte e do outro estado, logo ali, praticamente a 20 passos do outro.
E vendo placas na estrada meu marido ainda comentou: vamos pegar o carro depois e ir à Maringá no estado de Minas Gerais para perambular por lá também (vai vendo…rs).
Nada como uma boa caminhada para conhecer mais da região.
A VILA MAROMBA
Para chegar aqui você necessariamente vai ter passado por Maringá, que fica no meio do caminho.
A Vila de Maromba conta com um centrinho, com uma Igreja, e que se a sua ideia é apenas caminhar por lá (e não explorar cachoeiras ou fazer um passeio ligado a natureza), não perderá muito tempo, pois não há muito o que se ver por ali, sendo o mais indicado para isso a Vila de Maringá.
Visconde de Mauá, como um todo, é uma região muito gostosa para se estar, com aquele friozinho da Serra e muito procurado pelos turistas que assim curtem, além da natureza, é claro, ser o chamariz principal.
E você? Já esteve por lá? O que mais gostou?
E agora que tal pinar essa dica no seu pinterest:
Que delícia de cidade! Conheço pouquíssimo do Rio de Janeiro, ou melhor dizendo quase nada! rsrs Nunca tinha me aprofundado nas belezas de Visconde de Maúa e já adorei!
Visconde de Mauá é um destino muito gostoso mesmo…valendo a pena estar por lá…
Oi Andrea! Eu sou muito apaixonada por essa região. Já visitei algumas vezes, me hospedando do lado mineiro e do lado carioca, ou ficando ali embaixo da serra mesmo, em Penedo. Amo as cachoeiras de Visconde de Mauá, e acho que é um bate-e-volta delicioso para qualquer final de semana. Inclusive, seu post me deixou com vontade de voltar lá 🙂
Eu estive dessa vez do lado mineiro e achei um encanto e confesso que se fosse me hospedar lá seria por ali mesmo mas o bate e volta de Penedo é super válido. brigadinha pela visita.
Adoro visitar cidades localizadas em Serras, o clima é tão gostoso! Ainda não conheço Visconde de Mauá, mas fiquei bem curiosa em conhecer depois de ler sua ótimas dicas!
O clima é muito gostoso mesmo… Vá a Visconde de Mauá e depois me conte o que achou… e obrigada pela visita. Bj.
Olá! Fiquei com vontade de conhecer! A vila parece ser bem rústica e acolhedora. Adoro locais assim! Achei interessante o fato de se localizar em dois estados! 😉
É bem rústica mesmo, com um “charmezinho” especial…vá que vc vai gostar da experiência.
Penedo e Mauá são uma delicia de destinos.. Estive lá a primeira vez quando ainda era criança/adolescente e lembro até hoje das cachoeiras e simpática arquitetura do local. Ja fazem quase 20 anos que não passo mais nessa região.. preciso voltar com urgência
Opa…voltar é sempre uma ótima pedida…. providencie isso rápido…rsrs. Obrigada pela visita.
Essa região é mesmo uma delícia. Cheio de lojinhas e restaurantes charmosos. Também fui a primeira vez há muito tempo atrás, quando chegar ali era uma verdadeira aventura e na ocasião também me hospedei em Penedo. Mas hoje acho que vale bem a pena ficar numa das lindas pousadas dali.
Sim…tb nunca me hospedei em Visconde de Maúa mas tem muitas pousadas charmosas por lá, valendo a pena…farei isso numa próxima visita.