Bora comigo num passeio de barco pelos canais de Amsterdam?
Passeio mais que tradicional para se fazer pela cidade é pegar um barquinho e sair navegando por lá, vendo toda aquela arquitetura linda de dentro das águas.
Nesse post você vai ler sobre:
Um pouco sobre os canais de Amsterdam
Os canais de Amsterdam possuem um charme todo especial e é uma das atrações mais procuradas por todos os “touristas” que vão para lá.
Eles foram construídos no século 17 para conter a água da cidade e fizeram Amsterdam ainda charmosa, pois além de toda a arquitetura peculiar, é cortada pelas águas dos canais e suas pontes.
Por isso Amsterdam é comparada a Veneza, na Itália, mas com menos pontes que lá, apenas 250 (o que mesmo assim é bastante, fala verdade…).
Um desculpa muito usada pelos nativos de Amsterdam para justificar eventual atraso a um compromisso, caso esteja indo “por terra” a ele, é exatamente essa: a ponte estava aberta para a passagem dos barcos!!!! Me atrasei!!!
E, por tudo isso, um passeio indispensável para se fazer na cidade é um “tour” pelos canais, como aqueles que a gente faz pelas ruas, só que dessa vez por água.
Como tradição, lá estava eu para provar desse momento e dessa forma.
Como fazer o passeio de barco pelos canais de Amsterdam?
Tem várias empresas que oferecem esse tipo de passeio e com vários tipos de barco.
Eu optei por fazer com o já conhecido (por estar presente em muitos lugares por aí) Hop On Hop Off, pagando o valor de 28,00 euros por pessoa e que incluía 2 linhas de barco e 1 de ônibus, ficando disponível o tícket para ser usado dentro de 24 horas.
Esse tour em Amsterdam do famoso “ônibus/barco vermelhinho” também tem áudio em várias línguas, inclusive em português do Brasil.
OBS: não são todos esses tipos de “tours” que acho que as informações compartilhadas nos audios são bacanas ou suficientes durante o passeio, mas esse eu gostei.
Escolha uma empresa que se encaixe no que você está buscando e bora para os canais lindinhos da cidade…
O cruzeiro pelos canais
É tudo lindo, além de ser uma delícia o passeio…
Navegando pelos canais de Amsterdam você consegue observar a arquitetura da cidade de outro ângulo e que é lindo demais, um espetáculo a parte, parecendo que os prédios são todos feitos de chocolate (uma fofura : ).
Os canais não são fedidos, como muitos falam (salvo embaixo de algumas pontes onde existem estacionamentos de bicicletas você sente um cheiro de urina).
Nesse passeio você também observa a vida nativa de Amsterdam e que o que rola por lá.
A gente vê muita balada nos barcos que navegam pelos canais – que é a galera que se reúne, bota cerveja a bordo, música e sai de navegando pelas águas.
Além disso, a gente observa pessoas sentadas na beira do canal para um piquenique, namoro ou simplesmente vendo o movimento, sendo também uma tradição local.
Assim como os tours em terra, o passeio pelo canal também te permite descer em paradas estratégicas por Amsterdam, normalmente pontos bastante turísticos na parada principal e arredores, fazendo a sua exploração pela cidade ficar mais fácil (além do barco também poder ser usado como meio de transporte durante as 24 horas).
Curiosidade sobre os prédios característicos de Amsterdam:
- todos (ou quase) possuem roldanas no telhado e isso para que objetos pesados (como um piano, por exemplo) possam subir até os andares de cima;
- eles são também inclinados para frente e exatamente para esses objetos não baterem nas janelas dos demais andares enquanto sobe, além de dar uma certa proteção da chuva.
- fora isso as casas são tortas pois a cidade de Amsterdam foi construída sobre um pântano.
As “casas barco”
Além dos prédios incríveis e lindos, nesse passeio pelos canais você também vê de perto as tão conhecidas “Casas Barco”.
Sim, elas existem como moradia de várias pessoas de Amsterdam e tem mais de 2000 Casas Barco pelos canais, que pagam taxa, tem rede de esgoto e não podem sair navegando por aí, ficando fixas num só lugar.
Fazer o passeio de barco pelos canais de Amsterdam durante o dia ou a noite?
O cruzeiro pelos canais de Amsterdam pode ser feito durante o dia mas também a noite e tenho a certeza de que cada um conta com uma experiência única.
Esse tour a noite conta com uma vista especial dos canais, pois estarão todos iluminados e normalmente é servido um jantar a bordo o que faz o momento, certamente, mais lindo ainda (claro que isso vai depender do tipo de passeio que optar – com ou sem jantar).
Horário dos passeios e onde comprar
O passeio de barco tem todos os dias, das 9:00 às 17:00 hs. e saem de meia em meia hora e um lugar estratégico para pegar e começar o tour, bem como adquirir o seu tícket é em frente a Estação Central.
Várias cabines turísticas estão lá (alias, por toda a cidade) para te oferecer esse passeio, de várias empresas, assim como outros atrativos em Amsterdam.
Caso a sua opção seja por um cruzeiro a noite, com ou sem jantar, confirme o horário quando da compra do passeio.
A Silvia do blog Suas Próximas Viagens também recomenda o cruzeiro pelos canais de Amsterdam, dando mais dicas sobre a cidade. Clique no link e confira.
Clica agora no vídeo e vem comigo:
E você? Já fez esse passeio? O que achou?
Clique aqui e reserve já a sua hospedagem em Amsterdam.
E se quiser conferir outros passeios por lá e já garantir o seu ingresso é só clicar aqui.
Salve esta imagem para consultar essa dica depois pelo Pinterest:
Fiz esse passeio quando estive em amsterdã e super aprovei e recomendo pra todo mundo que vai pela primeira vez na cidade. É muito legal poder olhar a cidade desse outro ângulo.
Muito bacana mesmo né?! Obrigada por ter viajado até aqui. Bj.
É uma forma bem diferente – e estimulante – de conhecer a cidade… adorei!
Sim Rui, vale muito a pena! Bj.
Adorei esse post! Amsterdam é um local que pretendemos ir muito em breve e com certeza vou querer fazer esses passeios de barco! Adorei saber tb que tem pessoas que moram em casa barco, mas bem que essas casas poderiam ter autorização pra mudarem de lugar de vez em quando né? Seria mais interessante haha
rsrsr…poderiam né, mas não saem não. Faça mesmo esse passeio Paola que tenho ctz que vc vai super aprovar. Bjs.
Adorei sua dica, por dois motivos, um pprque adoro passeios de barco e cruzeiros , mas principalmente porque ainda não conheço Amsterdam. Já anotei para quem sabe utilizar em breve.
Anote mesmo Sil e se vc adora, quando fizer, vai super aprovar. Um bj.
Oi Andrea… Amsterdam e seus canais: puro charme mesmo! Para completar, sua arquitetura é linda! Não me cansava de perambular pela cidade, namorando-a.
Não fiz passeio de barco pelos canais mas fiz um breve travessia e foi um momento interessante estar nos canais. bjs
Oi Ana, um charme mesmo né? Sou fã da cidade e com isso não poderia deixar de indicar esse passeio como indispensável em Amsterdam. Bj.
Amsterdam é mesmo encantadora. Passear de barco pelos canais da cidade é um programa imperdível. Nada como ver a cidade por um outroângulo =)
É realmente um passeio indispensável por lá. Obrigada pela visita.
Adoro esse tipo de passeio. Ainda não tive oportunidade de ir a Amsterdam, mas quando for, com certeza ele estará na minha lista de coisas a fazer.
Faça mesmo Tatiane pois vc vai amar ver Amsterdam também por esse outro angulo. Bj.
Muito interessante! Os passeios de barco dão-nos sempre uma perspectiva diferente e maravilhosa das cidades! Igual que o passeio de gôndola em Veneza ou de cacilheiro em Lisboa
Sim, esses passeios são incríveis…sempre incluo nos meus roteiros essa “andada” pela água. Vlw pela visita Susana.
Assim como a Alessandra, quando estive em Amsterdã pela primeira vez fiz esse passeio e adorei. Uma excelente maneira de observar a cidade, seus canais e suas milhares de bicicletas. Viajei novamente relendo seu post.
Obrigado por compartilhar
Que bom que gostou Oscar, fico feliz. Mas é incrível mesmo ver Amsterdam navegando por seus canais né?
Quando eu fui pra Amsterdam eu adorei esse passeio! Adorei mais ainda reviver toda essa viagem nesse post, Andrea! Que cidade maravilhosa, né?!
É mesmo Alessandra. Amsterdam é um caso de amor antigo meu….rs….sem palavras por lá…Voltarei em breve. Obrigada pelo comentário.