É isso mesmo que você leu: todos os cruzeiros são cancelados em 2020, ou seja, não teremos viagem de navio pelo Brasil nesse ano.
Ok, o ano está acabando (graças a deus…), mas não era isso que prevíamos para os nossos barquinhos…
Mas porque isso aconteceu?
Você sabe?
Continue lendo que eu vou contar para vocês…
Imagem: Cruise Mapper
Nesse post você vai ler sobre:
Porque todos os cruzeiros são cancelados em 2020?
Respondendo “direto ao ponto”: todos os cruzeiros são cancelados em 2020 (foram cancelados), pois a Anvisa não aprovou as normas de segurança para as Cias Marítimas voltarem a navegar por aqui.
Pois é minha gente, a pandemia é uma realidade que está perdurando, e com isso, todo mundo está tendo que se readaptar a nova realidade, “aprendendo a conviver” com o vírus até que a vacina chegue entre nós.
Além dessa nossa readaptação, todos os setores da economia, incluindo o turismo, é claro, foram obrigados a elaborar e atender aos protocolos de segurança para voltarem a funcionar adequadamente.
Naturalmente, no mundo dos cruzeiros não seria diferente.
Acontece que está havendo uma dificuldade muito grande para que se consiga aprovação das normas de segurança junto à Anvisa para os cruzeiros marítimos, o que está inviabilizando as viagens navio de acontecerem pois, logicamente, sem aprovação dos protocolos, as Cias Marítimas não podem operar por aqui.
Com isso, não está restando outra alternativa às Cias Marítimas a não ser cancelar/adiar as viagens de navio até eventual aprovação dos protocolos pelo órgão responsável.
A temporada de cruzeiros no Brasil
Estava programado para essa temporada – 2020/2021 – a vinda de 9 navios para o Brasil.
As Cias Marítimas que estariam por aqui com alguns de seus navios seriam a MSC, Costa Cruzeiros e Pullmantur.
Mas, a pandemia chegou e tudo mudou…
A Pullmantur pediu recuperação judicial.
A Costa Cruzeiros cancelou a temporada em setembro de 2020.
A MSC, que já tinha lá no início da pandemia reorganizado a frota que estaria pelo Brasil para a temporada 2020/2021, diante da demora da Anvisa na aprovação dos protocolos, acabou por cancelar a navegação para o ano de 2020 (após alguns adiamentos).
Existiu, por último, a previsão da MSC para início das viagens de navio para janeiro de 2021 com dois de seus navios que por aqui ficaram – MSC Seaview e MSC Preziosa – mas, infelizmente não foi isso que aconteceu, tendo a MSC também cancelado a temporada por completo.
E, para a nossa tristeza, o MSC Seaview, que era o único navio ainda no Brasil, precisamente no porto de Santos, deixou o país rumo a Europa no dia 30/12/2020.
O MSC Seaview não mais virá ao Brasil, sendo substituído pelo irmão “gêmeo” MSC Seaside na próxima temporada.
Se você quiser ver como foi a saída do MSC Seaview aqui do Brasil, do porto de Santos, clique no último vídeo aqui do post que tem imagens dele feitas por drone.
Mas, e se você comprou uma viagem de navio para esse período?
Cruzeiro cancelado? Saiba o que fazer
Você deve, antes de qualquer coisa, entrar em contato com a MSC e solicitar o reembolso do valor pago pela sua viagem de navio.
Como estamos num momento atípico de pandemia, todas as empresas estão autorizadas por lei a devolverem o dinheiro integralmente ao consumidor, porém, num prazo diferenciado, de até 12 meses.
Para facilitar a dor de cabeça e a demora que isso vai acarretar, muitas empresas, assim como a MSC, estão viabilizando outras formas de compensar os passageiros dos prejuízos.
Direitos dos passageiros oferecidos pela MSC
CARTA DE CRÉDITO
A MSC está oferecendo uma carta de credito no valor integral da sua viagem para você usar até o final da temporada 2021/2022, dentro ou fora do Brasil.
CRÉDITO A BORDO
Além da carta de crédito, um credito a bordo será disponibilizado aos passageiros que remarcarem as suas viagens, nos seguintes valores:
- 100 dólares para cruzeiros de até 6 noites;
- 200 dólares para cruzeiros com mais de 6 noites.
Demais prejuízos pelo cancelamento dos cruzeiros
Todos os demais gastos que eventualmente você teve por causa do cancelamento dos cruzeiros nesse período, como por exemplo, passagem de avião, hotel, etc, deverão ser resolvidos com as empresas respectivas e não com a MSC.
Caso sinta que os seus prejuízos não foram todos ressarcidos, não restará outra alternativa senão buscar pelos órgãos de defesa do consumidor ou mesmo pela Justiça.
Que os cruzeiros voltem a navegar o mais rápido possível
Sabemos que a pandemia ainda é uma realidade, mas também sabemos que o mundo está em adaptação e convivendo nesse novo normal e os cruzeiros acontecendo, exatamente dentro desse novo normal em outros países.
Isso é irresponsabilidade?
De forma alguma, isso é readaptação COM RESPONSABILIDADE!
E, apesar da falta de liberação dos navios pela Anvisa, a temporada 2021/2022 já está “logo aí”, sendo certo que, ao que tudo indica, inclusive a população já estará vacinada para curtir a viagem de navio no normal que todos nós aguardamos ansiosamente!!!
E você? O que acha de tudo isso? Conta pra gente pelos comentários do blog.
Salve essa dica no seu pinterest:
E se quiser assistir a essas dicas, é só dar o play:
E para ver o MSC Seaview indo embora do Brasil, depois de longo período parado por aqui, está no vídeo abaixo: