E que tal uma visita ao Estádio Centenário de Montevideu e ao Museu do Futebol?
Quem acompanha o Top 5 Tour sabe que sempre que posso estou visitando algum estádio durante as minhas viagens, mesmo não sendo uma fanática torcedora.
Mesmo assim, recomendando esse passeio, inclusive para quem é assim como eu, pois sempre acho que a visita vale a pena e traz um tanto de história desse esporte que tanto encanta inúmeras pessoas pelo mundo.
Recentemente publiquei sobre o Estádio do Benfica em Lisboa, onde fiz uma visita guiada e já escrevi também sobre a Bombonera em Buenos Aires, sendo que na Bombonera além da visita consegui assistir a um jogo bacana do Boca Juniors (mas que infelizmente perdeu).
Sempre acho que se coincidir a sua estada na cidade com uma partida de futebol em estádios emblemáticos, vale a pena assistir.
Nesse post você vai ler sobre:
O Estádio Centenário de Montevideu, Uruguai
O Estádio Centenário é um estádio público, de 1930 e foi construído para sediar a Copa do Mundo da época e por isso suas instalações hoje em dia estão meio detonadas, precisando de uma reforma.
É nele que acontecem os principais jogos da seleção uruguaia e onde se deu a final da copa em que o Uruguai se saiu campeão jogando contra a Argentina (e viva o Uruguai! – momento rixa brasileira).
As opções de visitas dentro do Estádio Centenário
Fazendo o passeio no estádio você terá a opção de subir na Torre e avistar o campo de futebol e a cidade de Montevideu lá de cima.
Ou você compra o passeio que dá acesso as arquibancadas e ao Museu do futebol, ou o que também inclui a sua visita à Torre.
Eu comprei o passeio completo, com a subida na Torre e acho que os pesos a mais valem a pena (valores abaixo), apesar do vidro de proteção que existe lá em cima (o que impede fotos melhores e sem reflexos).
Valores das visitas
Para entrar no Museu do Futebol e visitar o Estádio Centenário você pagará a quantia de 150 pesos uruguaios.
Acrescido o valor em 60 pesos, você terá direito a subir na Torre e ver o estádio e a cidade lá de cima.
O Museu do Futebol em Montevideu
Fora o acesso às arquibancadas do estádio, nesse passeio você também visitará o museu do futebol, que lá dentro está localizado (ou seria o contrário?). Enfim…
Para entrar no Estádio Centenário, de fato, você primeiro passará pelo museu do futebol. O ingresso inclui ambos, como mencionei acima.
O Museu do Futebol possui dois andares e é cheio de relíquias de muitas partidas futebolísticas, desde camisetas de jogadores, com autógrafos inclusive, troféus, taças, imagens de conquistas, até selos comemorativos tem por lá.
Os uruguaios, assim como os brasileiros, são fanáticos pelo futebol e tem muito orgulho das conquistas do país e de terem sido os primeiros a colocar a disposição dos visitantes um museu com um acervo histórico nesse tema.
Sim, o museu do futebol uruguaio foi o primeiro com essa finalidade que apareceu.
Horário de funcionamento e localização
O Museu e o Estádio estão abertos para visitação de segunda a sexta das 10hs. às 17 hrs. e está localizado no Parque Battle, Av. Ricaldoni, sendo avistado de longe.
Achei um passeio interessante, deixando aqui como dica do que fazer em Montevideu, no Uruguai.
E você? Curte esse tipo de passeio? Em quais estádios já esteve por aí?
Clique aqui e procure por sua hospedagem em Montevideo.
E agora que tal salvar essa dica no seu pinterest para consultar quando quiser?
Nós passamos com o ônibus turístico por ele, mas não entramos. MAs deve ser uma visita muito legal para quem gosta de futebol! O entorno também é bem bonito, dá para aproveitar e passear no parque 🙂
Exatamente….a vista é belíssima também pelos arredores…
Taì uma coisa que raramente faço quando viajo mesmo sendo apaixonada por futebol: visitar um estàdio de futebol! Muito interessante este teu post! Bacana inclusive o museu cheio de relíquias
😉
Pois é… tendo um tempinho nas viagens sempre acho que vale a pena esse tipo de passeio, principalmente se o gosto pelo futebol é forte… vá que você vai gostar. Bj.
Me representa! Não sou louca por futebol, com exceção a Copas do Mundo (claro!). Mas amo ir a estádios também, principalmente em dias de jogo. A energia é contagiante! E o museu parece bem interessante, já incluí no roteiro da próxima visita à cidade.
Disse tudo….a energia é contagiante mesmo… visite sim quando estiver por lá que você vai gostar!!!
Poooo eles foram os primeiros campeões da copa do mundo né? Fala sério, o estadio é muito bonito! E essa torre era usada pra quê? Vc sabe?
rsrs….sim, eles foram….o estádio é muito bonito mesmo, só precisa de uma reforma. A torre era para a transmissão dos eventos. A vista lá de cima é muito bacana.
Nossa… não imaginava que o primeiro museu do futebol surgiu no Uruguai… eu sou igual a você, não sou fanática, mas gosto de visitar lugares como esse, e a vista é legal! 🙂
Pois é menina…curiosidades pelo mundo e as vezes aqui do ladinho do Brasil…rs…Obrigada pela visita.
Eu adoro futebol e adoro visitar estádios. Estou querendo muito ir a Montevidéo e achei as dicas ótimas. Passeios que certamente irão entrar no meu roteiro. Muito legal essa opção de suber na torre!!!
Vá mesmo Mariana…eu não sou fanática pelo esporte mas sempre incluo isso nos meus roteiros.