Sabe o que é o IVA? O que significa?
IVA quer dizer “Imposto sobre valor agregado”.
Nesse post você vai ler sobre:
O que é o IVA e para que serve?
Como dito, temos um imposto sobre o valor agregado e, sendo assim, o próprio nome já sugere o significado: imposto que está agregado a tudo que se compra e em, praticamente, todos os lugares do mundo.
Em cada país que o IVA vigora ele leva um nome diferente, com alíquotas diferentes, mas todos querem dizer a mesma coisa, ou seja, que se você comprar mercadoria ou serviço pagará por ele.
Porque ter conhecimento do IVA é importante aos viajantes?
Explico:
Muitas vezes os viajantes estrangeiros tem direito a isenção desse imposto, ou, se pago, ao devido reembolso.
Como o imposto e a alíquota variam de país para país, o procedimento de isenção ou mesmo sobre a compra do que haverá a devolução da tarifa também varia em cada local.
Voltando agora de Montevideo no Uruguai, por exemplo, constatei que as isenções funcionavam apenas para pagamentos feitos no cartão de crédito e em locais determinados (a grande maioria eram restaurantes e que, logicamente, tinham que estar credenciados no serviço).
Alguns locais, quando do pagamento com o cartão de crédito, automaticamente, já constava no comprovante o valor isento ou que seria devolvido, pagando você pelo valor cheio, com um crédito direto na sua fatura.
Em apenas um local que fui foi diferente. Uma loja onde após a compra, houve a necessidade do preenchimento de um formulário próprio e que foi apresentado posteriormente na fronteira, quando do retorno ao Brasil para o devido crédito (em dinheiro ou crédito no cartão).
Como ter a devolução do valor correspondente ao IVA?
Antes de tudo é importante ter em mente que o local da sua compra tem que ser credenciado para que haja a devolução do valor pago em relação ao IVA.
A devolução da quantia poderá ser feita de duas formas:
- NA HORA DA COMPRA – quando do pagamento com o cartão, já descontando-se o valor correspondente ao imposto;
- POSTERIORMENTE – no momento da sua compra será preenchido um formulário, fornecido pelo próprio estabelecimento, devendo ser este documento apresentado quando do nosso retorno ao país de origem nas fronteiras, aeroportos e afins.
Saibam que as fronteiras, aeroportos e afins tem o seu próprio guichê de IVA, exatamente para esse tipo de serviço aos viajantes. Procure por ele no seu destino.
Além disso, fiquem ciente de que o formulário apresentado quando do retorno ao país tem que ser próprio, não bastando qualquer nota fiscal com a informação do valor cobrado pelo imposto.
Vale a pena prestar atenção nesse tal de IVA?
Vale muito!
Sem considerar que qualquer valor economizado é importante, a alíquota do IVA é mais alta do que a do IOF que a gente paga no cartão de crédito, fazendo com que a quantia devolvida não seja “qualquer quantia”.
Vou dar um exemplo: como eu contei no post sobre o Reveillon em Montevideo, o valor que eu paguei pela noite foi o correspondente a 150 dólares (+- R$ 500,00) e que, pagando com o cartão, tive o retorno imediato no valor de R$ 95,00.
Não vale a pena?
Eu considero que sim.
Então “touristas“, fiquem ligados ao IVA quando vocês forem viajar e às condições de devolução, para não passar batido por um direito e economia que lhes pertence. #ficaadica.
E agora pine essa ideia no seu pinterest para consultar sempre que quiser:
1 comentário em “O que é o IVA e no que ele se aplica aos viajantes?”