O que comer em Natal/RN?
O que beber?
O que não pode faltar no seu menu quando estiver passeando por lá de jeito nenhum?
Quem acompanha os posts daqui do blog sabe que esse é um tipo de texto que eu normalmente faço, pois gosto de saber sobre a culinária local, comidas típicas da região, ainda que simples se assim forem e isso para quando eu chegar na cidade tentar experimentar pelo menos algumas das suas iguarias e entrar no clima local.
E não seria diferente em Natal no Rio Grande do Norte, quando estive em outubro passado…
Fucei a internet antes de viajar para saber um pouco mais sobre e tema, anotei dicas das comidas típicas da região e fiz questão de provar algumas delas e conto aqui para vocês…
Nesse post você vai ler sobre:
O que comer em Natal? E beber também…
Primeiramente, como toda a bela cidade de praia, frutos do mar é uma pedida que não pode faltar na sua degustação, devendo ser provado por lá com toda a certeza, ainda mais pelo fato dos valores serem bem mais atrativos do que em qualquer outro lugar do mapa.
E em primeiro lugar nesse quesito, é claro, está a delicia dos camarões, sendo a dica número 1 do que comer em Natal.
1- CAMARÃO:
É o principal prato da região, sendo servido aos touristas na maioria dos restaurantes de lá e de diversas formas, a um ótimo custo.
A produção de camarão em Natal – RN – é imensa, existindo uma verdadeira cadeia produtiva, tendo muitos cativeiros na região (são camarões de água doce) e por essa fartura na produção o preço final ao consumidor é bom, o equivalente a um prato de carne servido na região do Sudeste por exemplo.
Para vocês terem uma ideia de valor esse prato abaixo é um camarão a grega (que acompanha arroz, molho de tomate e batatas) que eu pedi na praia do Cotovelo, servindo muito bem 2 pessoas (diria que até 3, dependendo da fome) ao valor de R$ 90,00 (out/2018) e isso porque na praia as coisas costumam ser mais caras, naturalmente. Achei o preço bastante justo pela quantidade servida.
Você, definitivamente, não pode estar em Natal e não provar um prato dessa delícia do mar.
2- ÁGUA DE CÔCO:
Ok, aqui no caso é sobre o que beber em Natal mas tá valendo, pois não tem como estar por lá e não beber uma água de côco a cada esquina…
Assim como o camarão a produção de côco é farta, sendo uma região cheia de coqueiros onde existe o cultivo em muitos hectares de terras por ali e, por isso, o preço final chega barato ao consumidor.
Lá você encontra água de côco super gelada em tudo quanto é lugar sendo vendida a apenas R$ 2,00 (out/2018).
Uma curiosidade sobre os côcos de Natal: são chamados de caixa d´água e sabe porque?
Porque você bebe e bebe e a água não acaba…e isso é fato gente, experiência própria. Eu provei vários e tinha água boa, gelada “a dar com o pau” dentro do verdinho, combinando super com o calor de lá.
3- CARANGUEJADA:
Como fruto do mar que também é, bastante característico você consumir um prato desse crustáceo em Natal (ai que delícia, amo caranguejo e já me deu água na boca só de pensar).
Se não rolar uma caranguejada, pelo menos um caranguejo você tem que provar para entrar no clima do litoral, que por ser típico do local também são vendidos por unidade.
Imagem: Receitas de comida
4- CARNE DE SOL:
Não conhece?
E carne de panela, conhece?
É claro que em Natal, a conhecida cidade do sol, a “nossa” carne de panela seria chamada de carne de sol.
Prato super tradicional na região, podendo ser encontrada, inclusive, no café da manhã, tendo vários tipos derivados, como a paçoca de carne de sol, por exemplo, sendo também uma outra dica sobre o que comer em Natal.
Imagem: Praias de Natal
5- ARROZ DE LEITE:
Um arroz cremoso que acompanha a carne de sol.
Peça um prato de carne de sol com um arroz de leite acompanhando e depois me conta o que achou.
6- TAPIOCA:
Já popularmente difundida em todas as regiões do Brasil essa tipicidade nordestina, a tapioca (que é extraída da mandioca), está em todos os cantos de Natal, muito embora proveniente do estado de Pernambuco.
Tenha você a certeza de que não poderá faltar no seu cardápio, seja ela doce ou salgada.
7- PEIXE A MODA POTIGUAR:
Eu não provei mas dizem que a diferença que o torna típico de Natal é o peixe que se escolhe para a preparação do prato, sendo que para o “a moda potiguar” tem que ser o Pargo ou Cioba, que é um pouco mais vermelho, bem assado na grelha.
Imagem: Praias de Natal
E me contem…quem aqui já provou um desses 7 pratos típicos (líquidos típicos também….rs) de Natal?
RESERVE JÁ A SUA HOSPEDAGEM EM NATAL – RN
CLIQUE AQUI E GARANTA OS SEUS PASSEIOS PELO NORDESTE.
E agora salve essa dica no seu pinterest para não esquecer quando estiver indo para região:
Adoro a culinária nordestina e seu post me deixou com água na boca. Vou em breve para Natal e já quero comer tudo isso por lá
água na boca é coisa boa demais….coma tudo por mim tb…hehehe
caranguejada da um trabalho danado pra comer ne, haja empenho e tempo ahueahuea mas eh muito gostoso
ô se dá…mas mesmo assim tmj pois eu me acabo…amoooo!!!
Ai que delícia! Eu adoro todas essas iguarias, menos o caranguejo… que vontade de conhecer Natal e explorar a culinária!
Caranguejo é bom demais…só dá trabalho para comer…hehehe
Eu nem sei qual prato tipico vou comer primeiro quando eu for visitar Natal, eu amo todos rs rs. Seu posta está muito bom, Parabéns!
hehehe…realmente tudo mto gostoso…
Ainda bem que já almocei, mesmo de barriga cheia, salivei. Adoro marisco, ia ser uma festança por lá.
A moda da tapioca já chegou a Portugal, mas confesso que ainda não provei
hahahah…quando eu leio posts assim também me abre um apetite….tapioca é uma delicia…experimente!!!
Nossa, tanto tempo que não vou à Natal! Realmente, a comida de lá é maravilhosa! Além de todo camarão e caranguejo, comi um peixão assado na Brasa à beira de uma lagoa inesquecível!
hummmm…aguei por esse peixe na brasa também…hehehe