O que fazer em Curitiba, no Paraná?
Está indo para lá e quer dicas de passeios e lugares para conhecer?
Chegou no lugar certo antes de chegar, propriamente, na capital paranaense.
Curitiba, para quem não sabe, é uma cidade linda e gostosa de se viver e passear, não sendo a toa que é considerada com uma ótima qualidade de vida.
Rodeada por muito verde em mais de 40 parques e bosques, onde a natureza impera, propiciando, automaticamente, um relaxamento e bastante momento de lazer para os que por ali vivem e passam.
E então, bora “touristar” por lá com essas 15 dicas de passeios em Curitiba.
Nesse post você vai ler sobre:
15 passeios e lugares para conhecer em Curitiba
1- City tour pela cidade
Foto: Gastando sola mundo a fora
Ah, como não fazer um city tour quando se chega a qualquer destino?
Isso não é peculiar de Curitiba não, já tendo virado figurinha carimbada no meu álbum de viagem o meu primeiro passeio no destino escolhido ser um city tour.
E então fazer um city tour em Curitiba é a primeira dica de passeio por lá.
Nada melhor para se ter uma visão geral da cidade do que andar naqueles ônibus turísticos próprios, passando por pontos locais de referência.
E lá estão eles em Curitiba, os tais ônibus que oferecem esse tipo de passeio aos visitantes.
Só que lá os ônibus são verdinhos (e não vermelhos como na maioria dos destinos) da Linha Turismo – talvez para combinar com a natureza dos parques lindos da cidade…
Fiz esse tour quando estive por lá e amei.
O ônibus percorre toda a cidade, passando pelos principais pontos turísticos, como, por exemplo, o JARDIM BOTÂNICO, PARQUE TANGUÁ, UNILIVRE, MUSEU OSCAR NIEMEYER, RUA XV DE NOVEMBRO, podendo você descer (ou não) para visitar determinado lugar que queira com mais calma.
Ao valor de R$ 45,00 (novembro/2018) você tem a opção de desembarcar em até 4 atrativos turísticos de sua preferência, esperando pelo próximo ônibus da linha que passa de 30 em 30 minutos.
Calcule o seu tempo naquele cartão postal da cidade e aguarde para seguir viagem no city tour.
Os ônibus da Linha Turismo de Curitiba funcionam de terça à domingo das 9hs. às 17hs., tendo como ponto de partida a Praça Tiradentes no centro da cidade.
OBS: em período de férias a Linha Turismo funciona todos os dias.
2- Visitar o Jardim Botânico
Quem não conhece, ao menos por foto, o Jardim Botânico de Curitiba?
Cartão postal da cidade e, portanto, de visitação obrigatória durante a sua estada por lá.
O Jardim Botânico é um lindo lugar para visitar em Curitiba, tendo sido criado com a intenção de proliferar o pensamento quanto a preservação da natureza, levando aos visitantes a sensação de tranquilidade e contato direto com muito verde.
Por lá tudo é lindo e limpo, com diversos tipos de plantas do Brasil e do mundo, sendo que a maioria se concentra em áreas abertas, enquanto outras dentro da linda estufa de vidro, que teve a sua construção inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Dentro da estufa você poderá caminhar e observar a mata nativa do nosso país tropical, tendo uma experiência bem bacana com isso, bem como com a vista que se tem do jardim de dentro dela.
O “jardim” do Jardim Botânico é um outro ponto a ser observado, todo geométrico e um desbunde, tendo sido inspirado nos jardins franceses, além de por ele estarem espalhadas algumas fontes e monumentos, que também acrescem beleza ao cenário.
Simplesmente caminhar por lá já é um passeio e tanto, sendo que muitos dos seus visitantes aproveitam e fazem um piquinique por ali.
Um outro ponto super bacana dentro do Jardim Botânico, que eu não poderia deixar de mencionar, é o Jardim das Sensações, onde a ideia é de que você caminhe por ele em contato direto com as plantas de olhos vendados, para que a sensação seja apenas de tato e olfato, possuindo informações nas placas de identificação das vegetações, inclusive em braile, o que promove a total inclusão das pessoas com necessidades especiais.
O Jardim Botânico de Curitiba fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, estando aberto de segunda à domingo, das 9hs às 17hs. e tem a entrada gratuita.
3- Ver um por do sol no Parque Tanguá
Um outro passeio super tradicional na cidade, como não poderia deixar de ser, é visitar mais um parque, o Tanguá.
Eu não contei que Curitiba tem mais de 40 parques?
E então é lógico que pelo menos alguns deles você tem que conhecer quando estiver pela cidade.
Trata-se de uma antiga pedreira desativada, é mole?
Isso mesmo…. e que foi transformada numa linda área arborizada de mais de 230 mil metros quadrados, tendo sido o parque inaugurado no ano de 1996.
O Parque Tanguá possui também muita área verde, uma cascata, dois lagos, um mirante e um túnel, tendo bastante local para você se perder e se achar ao mesmo tempo quando estiver explorando todos cantinhos de lá.
Passeio ao ar livre, caminhada e piquinique, porque não? Simbora pra lá…
Mais tradicional do que estar pelo Parque Tanguá se encantando com o local, é poder presenciar um por do sol no final da tarde que reflete nas águas do parque, proporcionando um verdadeiro espetáculo da natureza.
Cliques lindissimos são garantidos, inclusive em dias nublados, “eu garanto”!!! rs… (vide foto).
O Parque Tanguá está localizado na Rua Oswaldo Maciel, 97, estando aberto das 8hs às 18hs. de segunda a domingo e também tem entrada gratuita.
4- Passear pela Ópera de Arame
Quer mais pedreira desativada que foi transformada num lugar espetáculo?
Também tem…
Que lugar é esse minha gente?
A Ópera de Arame é uma antiga pedreira que foi totalmente revitalizada e que não pode faltar no roteiro de ninguém.
Trata-se de uma construção que lembra um emaranhado de arames, por isso do nome, e que abriga espetáculos de todos os tipos, além de exposições pontuais de alguns artistas.
Esteja tendo espetáculo ou não, não deixe de conhecer a Ópera de Arame e se encantar com tudo o que tem por lá, seja com relação a natureza, em meio a lago e cascata, seja com relação a própria área construída.
Eu já tinha visitado a Ópera de Arame durante o dia mas confesso que ver a noite, toda iluminada, foi realmente especial!
Além disso hoje a Ópera de Arame abriga um restaurante descolado e bacanérrimo, o Ópera Arte, que também deve fazer parte da sua visita (antes ali funcionava um simples café).
Guarde um dia para visitar o local e almoçar por lá provando de uma gastronomia bem gostosa em um lugar paradisíaco e que conta, ainda, também como inovação, com o projeto “vale da música”, onde num momento de descontração músicos se apresentam num palco flutuante no lago da Ópera de Arame, bem frente ao restaurante.
É bacana demais!
E quer saber mais?
Há um projeto de que em breve exista um teleférico funcionando por ali, já pensou que bacana que vai ser?
Localização: Rua João Gava, s/n°. – Abranches, das 10hs. às 18hs.
O espaço fica aberto até as 18hs. estando disponível, entretanto, para eventos em horários diferenciados.
5- Parque Passeio Público
Foto: Gazeta do povo
Mais parque?
Tem e esse foi o primeiro da cidade, datado do ano de 1886.
Em mais de 70 mil metros quadrados de área arborizada e alguns animais, que podem ser vistos por lá, conta o Passeio Público também com um aquário, lagos com pedalinhos, restaurantes, pista de patinação e ciclovia, além de parquinho para as crianças
O Passeio Público fica na rua Presidente Faria, no centro da cidade e está aberto todos os dias das 6hs. às 20hs.
6- Parque Barigui
Foto: Gazeta do povo
E toma outro parque…
O Parque Barigui, que é cortado pelo Rio Barigui, é o mais frequentado pelos curitibanos e possui muitas opções de lazer.
Ali dentro você vai encontrar, além de muito verde, é claro, restaurantes, museu do automóvel, local para exposição, pista de patinação e ciclovia, lugares para trilhas, academia de ginastica e parque infantil e tudo isso na “bagatela” de uma área de 1.400.000 metros.
O Parque Barigui fica aberto 24 horas por dia, tem a entrada gratuita e está localizado entre a Av. Manoel Ribas e a BR 277.
Veja mais sobre o local no site da Prefeitura de Curitiba.
7- Comer um sanduba e tomar uns drinks no Hard Rock Café
Quem me conhece e acompanha sabe que eu sou super fã dessa casa, estando por ela em qualquer lugar do mundo por onde eu passo, já que é um icônico ponto turístico mundial.
Muita gente acha que é clichê, passeio muito “turistão” demais, mas eu amo de paixão e não pulo uma.
E seguindo o tradicional da casa, o Hard Rock Café de Curitiba, como o próprio nome sugere, tem o tema rock n´roll como referência, sendo assim decorada, cheia de guitarras, roupas e afins de astros famosos do rock, rolando muita música numa pegada super descolada enquanto você come um aperitivo e toma alguns drinks.
A casa de Curitiba é enorme, possuindo 3 andares para a interação da galera, além do menu que conta com belos sanduíches “classic rock“, provando você delícias temáticas num momento bacana.
O Hard Rock Café de Curitiba fica na Rua Buenos Aires nº 50, Batel.
8- Fazer um passeio de trem até Morretes
Foto:Recordações de viagem
Quem aqui nunca ouviu falar no famoso passeio de trem até Morretes? Ou seria melhor de Morretes a Curitiba?
Na verdade existem as duas opções, sendo um passeio super procurado pela região na medida em que atravessa toda a Serra do Mar Paranaense em belas paisagens junto a mata atlântica.
Morretes é uma cidade lindinha, que fica a 70 km de Curitiba e então, estando por lá, bora explorar os arredores e fazer o charmoso passeio de trem, seja a sua escolha qual for – a ida ou a volta.
Quando estive por lá fui de van até Morretes, voltando de trem até Curitiba, passeio operado pela Serra Verde Express, no Trem do Por do Sol e simplesmente adorei chegar à cidade com aquele céu lindíssimo de um final de tarde.
Antes de chegar a cidade, pelo caminho, parei num parque temático que conta a história do Paraná de uma forma lúdica, o Hisgeopar, ficando aqui como dica também do que se fazer por lá.
Saiba mais sobre Morretes e o passeio de trem seguindo esse link.
9- Provar um Barreado
Foto: Gshow
Sabe o que é um Barreado?
É um prato típico da região paranaense onde há o cozimento de uma carne por 12 horas em uma panela de barro, sendo um prato servido com farinha e banana no acompanhamento.
Vale a pena experimentar a especiaria local em alguns dos restaurantes que existem por lá e se encantar com uma carne extremamente macia e com o sabor do Paraná.
Eu provei o Barreado no restaurante Madalozo, quando estive em Morretes, e super recomendo.
10- Passear pela feirinha do Largo da Ordem
Foto: Gazeta do povo
Sabe aquelas feirinhas regionais que a gente adora? (eu pelo menos…).
É isso que você vai encontrar na Feira do Lago da Ordem, que é a maior de Curitiba e funciona todos os domingos, bem no centro histórico da cidade.
Muitas barracas espalhas pelas ruas e um monte de gente perambulando por ali atrás de artesanato, comidinhas e outras “cositas mas”…
Reserve algumas horas do seu domingo para passear sem pressa por ali, sendo mais uma dica de o que fazer em Curitiba.
11- Explorar a Rua XV de Novembro
Foto: Porto imagem
Região central de Curitiba, sendo uma das primeiras ruas da cidade, detendo, por isso, uma arquitetura antiga e nostalgica e que vale o seu passeio.
Além disso, também conhecida como Rua das Flores, sendo certo que muitos coloridos em contraste com as cores neutras da arquitetura antiga você vai encontrar por lá.
Perambule pela rua XV e seus arredores, onde muitos comércios se estabeleceram, e se encante com um pouco da história e com o antigo de Curitiba.
12- Ir na Rua 24 Horas
Foto: Jornal do Oeste
Com bastante opção gastronômicas, bares, lojas de gifts e informações turísticas da cidade mas que, ao inverso do nome, não funciona 24 horas por dia.
De qualquer forma, seja pelas opções que ali existem com relação ao comércio, que vale uma caminhada, o passeio é bacana pois o lugar encanta por si só, na medida em que se trata de uma galeria coberta de vidro com um relógio bem à sua porta de entrada.
13- Conhecer o Mercado Municipal
Como toda a boa e tradicional cidade, Curitiba tinha que ter um Mercado Municipal na sua história….
E tem, lá na Av. Sete de Setembro, 1865, no centro da cidade, cheio de iguarias para os locais e touristas experimentarem…
Além das bancas típicas, o Mercado Municipal de Curitiba conta com uma bela e farta praça de alimentação, servindo, inclusive, como dica de pausa para uma refeição durante o seu passeio, se é que você não se acabou nas tais iguarias e ainda tem estômago pra isso….rs.
14- Visitar o Museu Oscar Niemeyer
Foto: Paraná portal
E o conhecido museu do Olho, projetado por Oscar Niemeyer, não pode faltar no seu roteiro pela cidade.
Guarde alguns momentos do seu dia para a cultura e a arte, explorando todo o museu, que é um dos maiores da América Latina, com obras de artistas reconhecidos de forma nacional e internacional.
Fora isso a arquitetura do próprio prédio que abriga o museu já encanta por si só, fala a verdade (?!), lembrando um olho, mas que teve como inspiração para a construção as Araucárias, árvores características do Paraná.
O Museu Oscar Niemeyer fica na Rua Marechal Hermes, 999, estando aberto de terça a domingo, das 10hs. às 18hs.
15- Dar um pulinho na Torre Panorâmica
Foto:Blog Meu destino
Eu amo ver cidades de cima e sempre que existe um ponto turístico que permite isso lá estou euzinha para vibrar com a cena.
E em Curitiba não seria diferente, sendo isso que você vai ter subindo na Torre Panorâmica.
A Torre Panorâmica de Curitiba é um suporte de telefonia e está aberta a visitação, proporcionando uma visão fantástica de 360 graus da cidade, o que rende belos cliques em mais dos seus 109 metros de altura.
Bora para lá para não perder esse registro lindo.
A Torre Panorâmica fica na Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 e está aberta de terça a domingo, das 10hs. às 19hs.
E agora que você já sabe o que fazer em Curitiba, aproveite para reservar o seu hotel por lá.
E você? Já conhece Curitiba? Passou por esses lugares? O que mais gostou de lá?
Pine agora essa dica no seu pinterest para consultar sempre que precisar:
Morei la 2 anos no final de 1970 e nunca mais voltei. Vou neste ano.
VC não comentou Santa Felicidade que pelo menos era lindo. Eu trabalhei no colegio Imaculada Conceição ao lado da igreja. O onibus city tour passa lá?
Grata
Jacy
Oi…que bacana Jacy…O ônibus passou pelo Santa Felicidade sim, bairro super charmoso realmente…
Um ótimo retorno à Curitiba, tendo eu a certeza de que boas memórias você tem de lá. Bj.
Listinha perfeita pra explorar o melhor de Curitiba e arredores! E concordo com você. Fazer o city Tour no ônibus Turístico é bem legal pra ter uma noção geral da cidade. Sem contar que eh uma delícia!
Sim….uma delicia mesmo e temos uma visão bem legal da cidade….
Curitiba é uma cidade vibrante mesmo, tem muitas atrações que valem a pena conhecer. Muito boas as dicas do post.
Que bom que gostou, fico feliz. Obrigada pela visita.
Adorei as dicas, faz tempo que quero conhecer Curitiba, que cidade mais cheia de diversidade, né? Legal subir na Torre Panorâmica, eu que adoro ver as cidades do alto já me interessei. 🙂
A visão da Torre é realmente linda demais!!!
Curitiba foi uma surpresa agradável em 2018. Não estava no meu roteiro, mas acabei indo para o encontro da RBBV e adorei cada lugar que visitei.
Tb fiquei surpreendida com muitos lugares por lá…
Gostei demais de conhecer Curitiba e tbm gostei de usar o ônibus turístico, boa dica. Alguns lugares desta lista não cheguei a ir, mas é bom sempre ter um pretexto pra voltar…
Sim…Curitiba é uma cidade linda e hospitaleira, sempre valendo a pena voltar!