Óbidos…
O título do post com a frase “a graça medieval” resume, de fato, o que achei da cidade (ou vila propriamente dita) que possui pouco mais de 12.000 habitantes.
Passeio super recomendado para se fazer pelos arredores de Lisboa, pois Óbidos está a apenas 80 km de lá, como dei a dica de roteiro de 1 dia nesse post do blog.
Nesse post você vai ler sobre:
O que fazer em Óbidos em 1 dia?
Óbidos é uma cidade rodeada por muralhas e que traz uma graça super medieval ao lugar.
Isso mesmo gente, a cidadezinha fica dentro dos muros da época romana e é linda por isso.
Óbidos = ópio, que em romano quer dizer cidade fortificada.
Muitas rainhas já foram donas da cidade e isso fez ela ter um cuidado todo especial, além do charme romântico de todo o lugar.
Por suas ruas estreitas, dá para imaginar os homens com armaduras em cima de cavalos bem lá antigamente, parecendo cenário de filme.
E então, bora lá conhecer a vila um pouquinho mais de perto em algumas horas por lá, tempo suficiente para ter uma visão bacana do lugar.
Caminhar pelas muralhas, conhecer o Castelo de Óbidos e explorar as ruas da cidade
Caminhar pelas muralhas (em cima delas), avistar o Castelo de Óbidos e explorar as tais ruazinhas pequenas na largura é o que há de mais gostoso para se fazer na vila de Óbidos.
Tem tantas flores lindas pelo caminho…um contraste incrível da fortificação com a natureza.
O Castelo de Óbidos hoje funciona como um hotel, não podendo ser, por isso, explorado por dentro, mas se você quiser ter uma experiência mais medieval ainda, uma noite por lá deve ser muito bacana.
Visitar as várias lojinhas de gifts e escolher um restaurante para se sentar e almoçar
Além da vista que o passeio de proporciona, quando você caminha pelas ruelas cercadas pela murada, você vai se deparando com restaurantes com comidas típicas, além de muitas lojas de gifts que, como vocês sabem, eu adoro.
Quanto fiz o roteiro de 1 dia optei por almoçar por lá, ainda que praticamente as 4 horas da tarde, e amei!
Curtir algum festival
Alguns festivais acontecem na cidade, trazendo um clima ainda mais medieval e típico ao local, num espaço dedicado a isso.
Quando estive lá não estava tendo nenhum, mas deve ser bastante interessante curtir algum de perto para entrar mais no clima ainda.
Confira a programação no site oficial da cidade.
Quem sabe a sua visita não coincide com algum e você aproveita ainda mais todo o encanto do lugar?!
É realmente um charme passear pelo local, recomendando a todos que façam esse bate e volta de Lisboa para curtir um pouco mais de perto a história do lugar.
Salve essa dica no seu pinterest para consultar quando quiser:
Não conheço Portugal ainda, mas quando formos ao país quero tentar ficar, pelo menos, uma noite em Óbidos, tenho lido e estou encantada com a região ❤
Passar uma noite por lá foi uma experiência que não tive mas que pretendo numa próxima vez….deve ser incrível!
Se hospedar no hotel medieval deve ser uma experiência bem legal… mas deve ser bem caro, né? Haha… amei a cidade! Andar por essas ruas deve ser bem gostoso. Ainda não conheço nada de Portugal, mas vou querer conhecer Óbidos quando estiver por lá.
Sim Dhebora…é um lugar que vale bem a pena passar pelo menos umas horas, se perdendo pelo meio das ruelas e fotografando tudo. Vá mesmo que vc vai adorar. Obrigada pela visita.
A cidade parece até uma Porto Real versão portuguesa, haha (GOT fan alert!). Amei sua passagem por lá e as fotos! Acho que vou dar uma olhadinha nos festivais… vai que anima?
hhahahaha….né? Que bom que gostou e se aproveitar um festival por lá depois me conta o que achou ok? Obrigada pela visita. Bj.
Quando fui a Portugal, visitei Óbidos porque eu lembro de ter ficado louco com as fotos de uma prima minha por lá… E não me arrependi, seu relato conta tudo o que a cidade já foi e o que é: uma preciosidade. Parabéns pela dica!
Que bom que gostou Francisco, fico feliz!!! Viaje sempre para cá. Bj.
Óbitos foi uma das cidades que eu tive que retirar do roteiro devidos ao pouco tempo de fiquei em Portugal, me arrependi muito e agora depois de ler seu post, me arrependi mais ainda.
rsrsr….mais uma razão para voltar – e rápido – para lá…né? Obrigada pela visita.