O que é um Certificado Internacional de Vacinação? Para que serve?
Bora ficar por dentro de tudo…
Nesse post você vai ler sobre:
O que é um certificado internacional de vacinação?
Também conhecido como CIVP (abreviação das iniciais) é um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, sendo documento obrigatório de se levar nas viagens à países em que a vacinação a determinada doença é exigido.
É gente…. no combate a surtos espalhados por aí, alguns países exigem que as pessoas sejam vacinadas para a devida entrada na região.
Vai viajar para determinado país? Antes de ir fique por dentro de quais são os documentos necessários para você entrar naquele país, assim como se é exigida alguma vacina e, com isso, o documento que vai comprovar que você tomou, que é o certificado internacional de vacinação.
A lista com as vacinas necessárias para cada país muda frequentemente, por isso é recomendado que antes de você viajar para qualquer canto do mundo, você consulte o site da ANVISA e pesquise sobre isso e isso é muito importante, sob pena de ser proibida a sua entrada no país em questão caso falte essa providência.
E, já sabendo qual a vacina exigida… “bora correr pra agulha”.
Como tirar o certificado internacional de vacinação?
Vários Postos de Saúde fornecem vacinação de forma gratuita, mas não são todos que fornecem o Certificado Internacional de Vacinação.
Sim, uma coisa é você ter a sua carteirinha nacional de vacinação e outra coisa é você ter um documento hábil que comprove que você está em dia com a vacinação exigida por aquele país e que nele seja válido.
Alguns Postos apenas vacinam, outros vacinam e emitem o certificado. Desta forma, prefira um Posto de Saúde que faça os dois para agilizar a vida..
Além disso, é recomendado tomar a vacina ao menos 10 dias antes de viajar. Portanto, programe-se.
Dúvidas: procure os Centros de orientação para a saúde do viajante da ANVISA de sua região e…. boa viagem!!!
Fique também por dentro sobre a necessidade dos viajantes em tomarem a dose inteira da vacina e não a dose fracionada – clique e confira.
Imagem de destaque desse post: emluademel.com
Pine essa ideia:
Quando fui para Cancún fiz o meu certificado! Super prático e rápido, né?
Muito… e tira possiveis problemas da nossa frente…
Dicas muito úteis, porque quando se viaja temos sempre que ter atenção À nossa saúde!
Sim… com ctz… ficar tranquilo sobre qq surto por aí..
Opa… isso é recomendado mesmo Gisele, bem lembrado. Que bom que agilizou para vc… bjs.
Olha que coincidência, fiz o meu semana passada! Aqui em POA foi tranquilo, mas tinha uma fila grande. É vantagem fazer o cadastro no site da Anvisa antes de sair de casa!
Sempre bom verificar antes de escolher o destino! Muito bom!
Obrigada pela visita Cris. Bj.
Ótimo post, bem informativo! É um assunto importante para nós viajantes e devemos sempre ficar ligados na questão de vacinação. Qualquer vacilo com o cartão internacional pode acabar com a viagem ;(
Verdade Lid… é prudente ser prudente…
Sempre acompanho a minha vacina para não deixar vencer. haha
Na minha vez, fui num posto que fazia os dois serviços (a vacina e a emissão da CIV) no mesmo lugar. No geral, é um processo bem simples. A gente só não pode deixar passar o prazo. 😉
Mta gente acha q é burocratico pois se trata de documento para viajar mas não tem nada disso né?! Obrigada pela visita Dayana.
Bem útil essas dicas. Sempre nos preocupamos com roteiros, passagens, malas e no final das contas, acabamos esquecendo de itens que são também essenciais. Agora deixa eu ver o meu por que nem sei onde guardei. :-/
Rsrr… com viagem programada é sempre bom verificar mesmo… principalmente pela validade…
Muito útil esse post, obrigado por compartilhar e ajudar!
Obrigada Paloma… bj.
Muito importante. Até fui olhar o meu pra ver se já não estava vencido. 🙂
E está?! Rs… vlw pela visita…