A Catedral de Notre Dame também é um outro lugar que não tem como pensar em Paris e não pensar nela, não é mesmo?
Já falei um pouco aqui no blog sobre a Basílica de Sacre Coeur e o bairro de Montmartre, como não falar da Notre Dame?
Outro ponto icônico em Paris e de visita indispensável é a famosa Catedral de Notre Dame, que é uma das mais imponentes de toda a Europa.
Nesse post você vai ler sobre:
Como é a Catedral de Notre Dame?
Em estilo gótico, lá está ela, linda e formosa, encantando a todos que passam por Paris, seja por terra ou água – sim, ela pode ser apreciada também durante o seu passeio de barco pelo Rio Sena.
A Catedral de Notre Dame (que significa Nossa Senhora) teve por iniciada a construção em 1163 e é dedicada à Virgem Maria, por isso do nome.
Acontecimentos memoráveis e importantes ocorreram no interior da Catedral, como por exemplo, a coroação de Napoleão Bonaparte e de Henrique VI da Inglaterra, como também a beatificação de Joana Darc.
Por dentro, não menos incrível, suntuosa e deslumbrante, com seu pé direito “nas nuvens”, vitrais maravilhosos e peculiaridades que a própria arquitetura gótica proporciona.
E lá estava ele… quem ou o que?
O órgão, que não poderia deixar de ser fotografado por mim, é claro…rs.
Existem concertos na Notre Dame com músicas sacras sendo tocadas nesse “pequeno” instrumento.
Acho que eu teria tido uma sincope se tivesse conseguido assistir a um deles, confesso!!!
A Catedral e as Torres
A entrada na Catedral é gratuita e tem uma enorme fila, mas é bem rápida pois a rotatividade dos touristas é grande.
É possível também subir nas torres da Catedral, com 69 metros de altura, e avistar Paris “linda”, mais uma vez, lá de cima mas…. de novo aviso: são 387 degraus pela frente.
Pense bem se você vai encarar o desafio, apesar de que a vista, como não poderia deixar de ser, vale a pena.
Para subir na torre paga-se o valor de 8,50 euros.
É na Notre Dame que também está o marco zero da cidade de Paris.
E como não lembrar da Catedral como cenário do filme “O corcunda de Notre Dame”? De 1996, o conhecido filme de Walt Disney retrata o corcunda tocando os sinos imensos da torre.
Quer saber mais sobre a história e/ou concertos que acontecerão pela Catedral? Clique aqui e procure no site oficial a informação atualizada.
Curiosidade durante a minha visita à Catedral
Estive na Catedral de Notre Dame no dia seguinte em que houve o atentado do homem que partiu para cima do policial e acabou morto.
Pensei que o local estaria fechado para os “touristas” mas não.
A Catedral estava lá linda e imponente, com a visitação acontecendo numa boa, estando o local, é lógico, com um pouco mais de segurança que o normal.
Não subi na torre pois fiquei com um pouco de receio desse acontecimento do dia anterior, apesar de escutar do marido que “o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”… mas…..vai que, né?! #evitei
O incêndio na Catedral de Notre Dame
Infelizmente, em 15 de abril de 2019, a Catedral foi tomada for um incêndio desastroso, que acabou com grande parte desse lugar icônico de Paris e o mundo inteiro chorou junto às chamas.
Imagem: G1
As causas do incêndio, que teve início no telhado, ainda não foram apontadas, cogitando-se que começaram por causa de obras de restauro existentes na Catedral.
Os estragos foram grandes e as imagens de dentro da Catedral, após o fogo, são impactantes.
Imagem: exame.abril
Órgãos governamentais já estão no trabalho de restauração, tendo recebido, estima-se, mais de 850 milhões de euros em doações e destinação de verba pública para esse trabalho.
Missa após o incêndio
Já aconteceu uma missa na Notre Dame após o incêndio, em junho de 2019, mas que contou apenas com algumas poucas pessoas – religiosos.
Essa missa ocorreu numa capela anexa, aos fundos da Catedral, que não foi atingida pelas chamas.
Catedral fechada para visitação pública
Após o incêndio, a Catedral está fechada ao público até nova ordem de reabertura.
LOCALIZAÇÃO:
A Catedral de Notre Dame está localizada na Place Jean-Paul II, metrô – Cité – linha 4.
Ela estava aberta todos os dias para visitação e as missas aconteciam aos finais de semana.
Clique aqui para reservar a sua hospedagem em Paris.
E você? Já conheceu essa beleza gótica? Deixe um comentário nesse post contando a sua impressão.
E salve esse “pin” para consultar sempre essa dica de viagem:
Obrigado.Bom artigo.
Obrigada pela visita. Abçs.
Você acredita que fui para Paris é não entrei na catedral, só passei em frente, deveria ter entrado, vou ter que voltar para Paris.
rsrsrs….acredito!!! Nunca dá tempo de fazer tudo o que queremos….mas aí vale pois a volta acaba por abreviada né? rs
Com certeza um dos pontos imperdíveis de Paris. O dia que fui conhecer dei sorte, estava rolando uma missa lá, bem interessante ver a catedral lotada e além de conferir seus detalhes arquitetonicos ver seu uso e ainda o som. Incrível
Nossa, vc conseguiu assistir uma missa lá?! Morri… Eu gostaria muito mas não coincidiu o dia, uma pena…mas com certeza na próxima vez em Paris irei a um concerto por lá.
um dos passeios mais legais da cidade, eu sempre gosto de visitar igrejas e templos, é um dos passeios que mais me relaxam.
É demais mesmo né, e também por essa razão que apontou, devendo fazer parte de todos os roteiros.
Olha, eu quero te agradecer por este post. Por que? Porque fomos duas vezes a Paris e tu acredita que não entramos na Catedral? Apenas olhamos pelo lado de fora nas duas vezes e fiquei muito triste por isso. Agora, consigo vislumbrar um pouco através do teu artigo muito bom.
Poxa, que legal saber disso Michela. Fico feliz em ter viajado um pouco comigo. Obrigada pela visita. Bj.
Paris é linda e a Catedral de Notre Dame é uma atração muito bacana. De fora já nos encanta, e lá de cima ainda temos uma vista fantástica da cidade. Muito legal.
Sim…ela é encantadora por fora, dentro, cima, baixo…rsrs. Que bom que gostou!
Eu achei demais subir nas torrer dessa catedral. A vista lá de cima é mesmo incrível e realmente vale muito à pena.Foi um dos pontos turísticos que mais gostei em Paris!
A minha subida ficou para a próxima parada por Paris…tenho certeza que vou amar ver tudo la de cima também. Obrigada pelo comentário.
Quando visitei a Notre Dame, ela estava tao lotada, mas tao lotada que todo mundo praticamente caminhava em fila indiana (estava liberado aos turistas apenas as naves laterais). Não consegui ver quase nenhum detalhe.
O bom deste teu post é que vc registrou tudo! Amei!
Sò um ps: não me lembro de ter ouvido sobre esse atentado (ando tão alienada – hahahahaha)
hehehe….normal, com a correria do dia a dia as vezes muitas coisas passam batido mesmo e eu linkei a notícia do atentado também por isso. Mas tudo se normalizou logo! Fico feliz que tenha gostado do post.
Oi, Adrea, viajei agora! Lembro de como fiquei pasma com os bancos do coral, porque eu tinha lido num guia impresso de Paris, sem muitas imagens, a dica para prestar atenção nos bancos de coro. Bem, eu ahcei que fossem apenas bancos, mas quando os vi, não acreditei, que trabalho excepcional!
Tudo é incrivelmente rico em detalhes não é mesmo?! E mais uma dica aqui registrada agora por vc…Obrigada!
Realmente linda por dentro e por fora. Fora a riqueza histórica. Aqui em Montreal, onde moramos tem uma réplica no Velho Porto, da para ter uma noção do que é a real. Porém, o que não concordo é ter que pagar 5 dólares para visitar, entrar, nem é subir na torre, mas… Linda catedral
Poxa, que pena…..mas quando o passeio é cobrado, seja aonde for, muita gente opta por deixar de lado. Obrigada pela visita Lucas.
É realmente monumental esta catedral. Sempre vem à imaginação, o trabalho e a dedicação que se teve para construir estas igrejas com tantos detalhas e ornamentos. São incríveis obras de arte!
Eu também fico pensando nisso sabia?! Em como foi feita, construída, pintada…em cada detalhe…é incrível!