Conhecer as piscinas naturais de Porto de Galinhas é passeio obrigatório para quem visita a “cidade”, que na verdade, como eu já contei aqui, é uma vila do município de Ipojuca, litoral de Pernambuco.
Ir até Porto de Galinhas e não mergulhar nas piscinas naturais é a mesma coisa que entrar num cinema e não assistir ao filme, pois é super tradicional e o mais característico passeio que se tem para se fazer por lá e que realmente vale muiitooo a pena!!!
Nesse post você vai ler sobre:
Mas o que são as piscinas naturais de Porto de Galinhas?
São piscinas que se formam no meio do mar, quando a maré está baixa, tendo como borda os arrecifes do lugar (pedras no meio do oceano).
Com a maré baixa, os arrecifes que existem em Porto de Galinhas automaticamente aparecem formando as piscina e os peixinhos ficam ali dentro nadando com você, por onde existir água concentrada.
As piscinas estão localizadas à apenas 200 metros da costa, podendo você chegar nelas, a depender do nível da maré, andando pelos arrecifes, nadando ou de jangada.
De todos os jeitos você vai lá chegar e curtir um monte, mas passear de jangada até o aquário natural também vale no passeio, fazendo com que ele fique mais tradicional ainda, pois não há como pensar na praia de Porto de Galinhas (a praia da vila) e não avistar uma jangadinha que seja compondo o cenário, né não?!
E então, partiu de jangada até lá…
O passeio de jangada até as piscinas naturais de Porto de Galinhas
Custa R$ 30,00 (abril/19) por pessoa e o passeio dura 1 hora, sendo 10 minutos para ir e voltar da beira da praia e o resto do tempo em que você aproveita nadando com os peixinhos amigos.
Bem em frente aonde ficam as jangadas “estacionadas” na praia, na parte da calçada, existe uma cabine onde você fará a compra desse passeio – compre por ali mesmo pois são jangadeiros oficiais, que fazem parte da associação e que tem permissão legal para te levar até às piscinas.
OBS: a cabine aonde compra o passeio está exatamente a esquerda desse portal.
Comprou o passeio? É só se dirigir para a praia, para as jangadas, que você vai embarcar assim que chegar.
A água do mar é morna e cristalina, além de absolutamente calma pois os arrecifes fazem com que ondas não se formem por ali, ou seja, a curtição é garantida e nada de engolir água.
São muitos, mas muitooooos peixinhos que você vai encontrar por ali, valendo a pena cada segundo da brincadeira.
Os próprios jangadeiros vão lhe oferecer óculos para você mergulhar e melhor ver o cenário debaixo d´água e que eu juro, é sensacional!!!
Um experiência verdadeiramente inesquecível!!!
Quando estive por lá peguei a maré com água na altura do peito, o que não é considerada a maré mais baixa de todas, mas mesmo assim, foi bacana demais o passeio!!!
Se liga no “pout pourri” do passeio no video abaixo:
A tábua das marés para fazer o passeio às piscinas naturais
Isso é um ponto super importante que você tem que considerar quando for escolher o dia para fazer esse passeio – olhar a tábua das marés.
Verifique no site “Climatempo“, dentre os dias em que você estiver em Porto de Galinhas, para ver o horário em que a maré estará mais baixa durante a sua estadia (o dia e o horário) e reserve aquele momento para o mergulho nas piscinas.
Maré até 0,5m. é considerada com um bom nível para o passeio.
Mas e se a maré estiver mais alta? Não vale a pena?
A maré estando mais alta que isso – 0,5m – não significa que você não vai aproveitar o passeio, vai sim, mas os peixes, nesse caso, terão mais águas para nadar, ficando menos concentrados nas piscinas.
De qualquer forma, vale a pena consultar a tábua das marés antes mesmo de programar a sua viagem para Porto de Galinhas, para tentar escolher uns dias bacanas para você visitar as piscinas naturais, ok?!
Os arrecifes e o mapa do Brasil nas piscinas naturais
Nadou, brincou e fez amizades com os peixinhos? Que tal agora procurar o mapa do Brasil por ali mesmo?
Sim gente, isso existe e é um outro atrativo do local…
Suba nos arrecifes e tente encontrar o desenho do nosso país feito por eles…
É muito bacana pois a semelhança no contorno com o mapa é realmente incrível!
Caso não localize, pergunte a algum jangadeiro que estiver por lá que ele vai te mostrar.
E pode pisar nos arrecifes?
Sim, pode…se você for caminhando da praia até as piscinas naturais é por eles que você vai chegar lá.
Diferente dos corais, que são colônias vivas, pode se pisar nos arrecifes pois são pedras, apenas devendo ter cuidado pois existem buracos pelo caminho. Olhe bem quando estiver em cima de algum…
Eu pisei nos arrecifes descalça e ok… mas na dúvida leve um chinelo para garantir.
Terminado o passeio, de volta a jangada e a terra, aproveite para curtir um pouco a praia de Porto de Galinhas que, apesar de ficar cheia, é muito gostosa e possui uma boa infraestrutura.
E você já esteve por lá? O que achou das piscinas naturais?
CLIQUE AQUI E COMPRE OS MELHORES PASSEIOS EM PORTO DE GALINHAS E REGIÃO.
Agora salve essa dica no seu pinterest para consultar sempre que precisar:
4 comentários em “Um mergulho nas piscinas naturais de Porto de Galinhas/PE”