Roteiro 1 dia em Veneza, bora para dicas do que fazer por lá em pouco tempo…
Veneza é uma cidade especial e única, sendo um destino turístico muito procurado na Itália, inclusive por casais apaixonados e isso por todo o charme que a cidade tem.
Veneza foi construída sobre 117 ilhas e milhares de canais e hoje tem 55.000 habitantes. É patrimônio da humanidade pela Unesco.
Por causa disso a arquitetura de Veneza é linda e apaixonante, sendo um lugar para você conhecer com calma, caminhando muito por todas as pontes, ruas, vielas e praças que tem por ali e sem olhar no relógio, ainda que seu tempo por lá seja curto, apreciando a “espetaculosa” beleza da cidade e sim, dá para você curtir Veneza em 1 dia só…
Quanto mais tempo no destino melhor, seja ele qual for, sabemos disso, mas para quem tem pouco tempo pela cidade, como 1 dia só, Veneza tem lugares bacanas para você conhecer e se encantar com a cidade.
Nesse post você vai ler sobre:
Roteiro 1 dia em Veneza
O que fazer em 1 dia em Veneza? Vamos aos passeios e pontos turísticos para conhecer…
CLIQUE E RESERVE SEU HOTEL EM VENEZA.
1- Andar pela cidade de Veneza
Se tem uma coisa que você vai fazer em Veneza, e deve fazer, como já disse acima, é andar muito pela cidade e se encantar com todos os cantinhos dali.
Veneza é toda recortada por pontes, por causa dos seus inúmeros canais, praças, ruas e vielas bem estreitas, com opções de restaurantes, gelateria, lojas e gifts e de luxo também por tudo quanto é canto, valendo a pena você se perder por ali e ir conhecendo cada pedacinho da cidade.
2- Piazza San Marco – Praça São Marcos
Não tem como estar em Veneza e não conhecer a sua praça principal, que é a Piazza San Marco (Piazza, em italiano, significa Praça – “Praça São Marcos” traduzindo para o português).
A Praça São Marcos é uma construção do século IX, com 3 praças que a formam: Praça São Marcos, Pracinha São Marcos e Praça dos Leões – as 3 são praticamente uma só.
A Piazza San Marcos é linda de viver, assim como a cidade inteira, bem movimentada, cheia de restaurantes, com pontos turísticos interessantes para você conhecer.
Clique abaixo para aquele 360 pela Piazza San Marco em Veneza:
Ver essa foto no Instagram
Na Praça São Marcos você vai encontrar a Basílica de São Marcos, a Torre Veneziana, a Torre do Relógio, o Palácio Ducal, a Antiga Procuradoria, Biblioteca Marciana, além do Gran Canal.
3- Basílica de São Marcos
Que tal você entrar na Basílica que leva o nome da principal praça de Veneza.
A Basílica de São Marcos, assim como a Praça é lindíssima, de arte bizantina e que virou catedral da cidade em 1807, valendo a pena você entrar e conhecer mais de perto tudo isso. A entrada na Basílica é grátis.
4- Torre Veneziana
A maior e imponente torre que você vai ver na Praça São Marcos é a Torre Veneziana.
Com 98 metros de altura, linda e cenário para muitas fotos, você tem a opção de subir na torre e ter uma vista mais do que especial de Veneza.
Valor para subir na Torre Veneziana: 8 euros.
5- Palácio Ducal
De arquitetura gótica, também lindo por fora, e atual sede do Governo, conhecer o Palácio Ducal por dentro é opção de passeio para o seu roteiro 1 dia em Veneza. Paga-se 16 euros para entrar no Palácio.
6- Navegar pelo Gran Canal
O Gran Canal é a principal via de Veneza e divide a cidade em duas partes, passando por baixo da Ponte Rialto, valendo também a pena você separar alguns instantes da sua estada em Veneza para navegar pelo Gran Canal.
Você tem a opção de fazer isso num passeio de gôndola (que é mais caro) ou mesmo de Vaporeto (mais barato). Vaporeto é como se fosse um ônibus aquático – não é específico para fazer um passeio pelo Gran Canal, servindo mais como locomoção mesmo, mas não deixa de ser uma opção para você conseguir ver Veneza de outro ângulo.
7- Passeio de gôndola
Como estar em Veneza e não andar de gôndola minha gente?
Mais do que característico para se fazer em Veneza é fazer um passeio de gôndola.
As gôndolas são lindas e super bem conservadas e os gondoleiros entram no clima do romantismo do passeio e vestem-se de forma caracterizada também, compondo todo o cenário da cidade + gôndola + casais a bordo, fazendo tudo isso parte do passeio.
Mesmo que a cidade esteja bem movimentada não há a necessidade de você reservar esse passeio. É só chegar em algum pier que tem no Gran Canal ou mesmo em canais menores e esperar a sua vez.
O passeio dura 30 minutos e passa pelo Gran Canal e por canais menores, pagando você o valor de 80 euros para passeio de gôndola durante o dia e 100 euros durante a noite. Cabem até 5 pessoas na gôndola e o valor é dividido entre as pessoas que vão num mesmo passeio.
É um passeio rápido, caro, mas que sim, vale super a pena cada minuto dentro da gôndola e faz parte das dicas do que fazem em Veneza em pouco tempo.
Clique para saber mais sobre o passeio de gôndola em Veneza.
8- Ponte di Rialto
É a ponte mais antiga do Gran Canal, do ano de 1588.
Ponte imponente, branca e linda, com visão especial do Gran Canal e por isso todo mundo que passa por ali dá uma paradinha para aquele clique especial da cidade.
A Ponte di Rialto é bem movimentada pois, além de ser a principal ponte, é cheia de comércio na parte central, não tendo como você estar por Veneza e não passar e parar para conhecer.
9- Ponte dos Suspiros
Outra famosa, linda e conhecida ponte de Veneza é a Ponte dos Suspiros.
Diz a lenda que prisioneiros condenados a morte passavam por ali suspirando ao ver a beleza da cidade pela última vez.
Bora dar uma chegadinha na Ponte dos Suspiros também durante o seu roteiro de 1 dia em Veneza.
10- Livraria Acqua Alta
É uma também famosa e linda livraria que é praticamente subaquática, pois fica no nível do canal, sendo que quando a cidade alaga, pois isso acontece com frequência em Veneza, a livraria alaga junto.
Por causa disso os funcionários da livraria trabalham de botas e quando a cidade enche, estão prontos para mover os livros para cima das estantes mais altas.
A entrada é gratuita e quando a Veneza está com bastante gente faz fila na porta para o pessoal entrar e conhecer esse peculiar cantinho veneziano.
Localização: Sestiere Castelo 5176/B
Imagem: correio24horas
11- Conhecer alguma outra ilha próxima
Você também poderá aproveitar seu dia em Veneza indo até alguma outra ilha que fica por ali, como a Ilha de San Giorgio Maggiore ou a Ilha de Murano. Pegue um vaporeto e vá até lá.
A Ilha de Murano é a mais próxima de Veneza, com 2 km de distância, sendo super conhecida por seus cristais. Dá para dar um pulinho até lá através do vaporeto ou caminhando mesmo, dependendo da sua disposição.
Na Ilha de San Giorgio Maggiore, que fica do outro lado do Gran Canal, além de uma outra visão de Veneza, você poderá conhecer a Basílica de San Giorgio Maggiore, de arquitetura renascentista, podendo você subir na torre da Basílica e ter mais uma linda vista da cidade.
Dependendo do seu tempo na cidade é melhor você ficar só por Veneza mesmo, sem ir para nenhuma ilha próxima, para poder aproveitar ao máximo a cidade. De qualquer forma, trouxe as ilhas aqui também pois não deixam de ser opções do que fazer em Veneza.
Dica de hotel para 1 dia em Veneza
Se o seu tempo for curto mas você vai ficar pelo menos uma noite na cidade, aqui vão algumas dicas de hotéis para você se hospedar:
Hotel Danieli – opção de hospedagem de luxo em Veneza, para quem quer garantir uma noite inesquecível e muito romântica na cidade. Fica numa localização excelente, próximo a Praça São Marcos e a Ponte dos Suspiros.
Residenza d Epoca San Cassiano – hotel com um bom custo x benefício, tendo as diárias mais em conta, boa localização, com vista para o Gran Canal de Veneza, estando apenas a 5 minutos a pé da Ponte Rialto.
BW Premier Collection CHC Continental – uma outra boa opção de hospedagem, com um ótimo custo x benefício, estando as margens do Gran Canal e apenas a 2 minutos a pé da Estação de Trem Santa Lucia.
Dá para conhecer Veneza em pouco tempo?
Sim, dá…é claro que Veneza não será 100% explorada em pouco tempo, mas dá para ter uma boa noção da lindeza da cidade, aproveitando você alguns cantinhos de forma especial por lá.
Como disse no início do post, Veneza é uma cidade para você curtir, de dia e de noite, caminhando muito por lá, passando pelas pontes, conhecendo os canais, vielas e praças, parando para comer aquela massa ou pizza em algum dos inúmeros restaurante, tomar um gelato de sobremesa e não esquecer do café ou capuccino, porque sim, isso é cremoso e gostoso demais por lá…
Fazendo isso, tenho a certeza de que sua passagem pela cidade vai fazer você querer voltar com mais tempo para ficar por ali e poder curtir mais esse cantinho lindamente apaixonante da Itália.
E aí……Partiu Veneza?
PESQUISE E RESERVE JÁ O SEU HOTEL EM VENEZA.
QUER VIAJAR COM AGÊNCIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA? CLIQUE AQUI.
Salve essa dica no seu pinterest para compartilhar com os amigos:
E bora dar o play para curtir o passeio de gôndola em Veneza comigo…