O Santuário do Valongo na cidade de Santos, litoral de São Paulo, é um lugar que merece a sua visita, sendo dica também do que fazer por lá além das praias.
É um passeio que envolve história e religião num lugar só e que tem muito a contar, além de se tratar de um local com uma arquitetura e obras de artes lindíssimas em seu interior.
Nesse post você vai ler sobre:
Porque conhecer o Santuário do Valongo?
Igreja que foi elevada a categoria de Santuário em 1987 por um decreto de Dom David Picão, Bispo Diocesano da cidade Santos.
O nome completo e correto do local é: Santuário de Santo Antônio do Valongo.
Está localizada no Centro Histórico de Santos.
Um pouquinho da história
É a primeira Igreja católica do país, fundada em 25.01.1640, por Frei Manoel de Santa Maria.
Donos de terras na, até então, Vila de Santos, doaram o terreno da Igreja aos franciscanos da época.
O que existia antigamente era o Conjunto do Valongo, composto pela Igreja, Convento e Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de 1961.
Em 1859 houve a venda do local – Convento e Capela – para a construção da estrada de ferro que ligaria a cidade Santos à Jundiaí, passando, então, a primeira linha férrea do Estado de São Paulo.
Houve a tentativa também da Companhia São Paulo Railway em se apoderar da Igreja, com obras iniciadas, mas ao tentarem remover a imagem de Santo Antônio do lugar não tiveram forças.
Com isso, cessou a ideia de demolição da Igreja e esse fato foi considerado, por muitos, como um milagre, pois não houve a possibilidade da Igreja desaparecer.
Dois anos após, ergueu-se no local a Estação do Valongo, que lá permanece até hoje em características originais.
A arquitetura do Valongo
O que encontramos no Santuário do Valongo é uma verdadeira obra de arte em estilo barroco, com azulejos da década de 30, que foram pintados à mão.
Pela época, a arquitetura é franciscana e o local possui importantes obras de arte dentro da nave.
O altar é lindíssimo, além de possuir, também em azulejos, desenhos dos trabalhadores da estrada de ferro que não conseguiram remover a imagem de Santo Antônio do local, fazendo referência ao milagre de antigamente.
Não é um Santuário grande, mas do tamanho exato para promover em todos que o visitam, principalmente quando conhecem um pouco da história, verdadeiro encantamento.
Casamentos no Santuário
Inúmeros casamentos acontecem no Valongo e, me arrisco dizer que, por toda a história e beleza do Santuário, é a “Igreja” mais procurada na cidade de Santos para o matrimônio, com uma grande lista de espera.
Já estive em muitos casamentos por lá e me encantei pois eles acontecem, de fato, de uma forma muito bonita e especial.
Mas confesso, nunca havia me aprofundado na história do local, o que fiz à partir da minha visita ao Centro Histórico de Santos durante o passeio de bonde e que também recomendo.
Quando visitar o Santuário do Valongo
Qualquer dia é dia para se fazer uma visita ao Santuário de Santo Antônio do Valongo, pois o local está sempre aberto e a entrada é gratuita.
Existem visitas monitoradas que acontecem todas às terças, quintas, sextas e sábados, das 8:30 hs. às 12 hs.
O ideal para um passeio mais completo num mesmo dia é você combinar demais atrações no centro de Santos para fazer em conjunto com o Santuário. Por exemplo: incluir o passeio de bonde que mencionei acima e outros locais históricos.
Tudo como opção e formas de turismo nessa cidade litorânea, que tanto encanta a todos e que, repita-se, além das praias.
Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, nº 13, Valongo, Centro Histórico de Santos/SP.
RESERVE JÁ A SUA HOSPEDAGEM EM SANTOS.
E você? Já conhecia a Igreja, ou melhor, o Santuário do Valongo? E a história?
Salve essa dica do que fazer em Santos – além das praias – no seu pinterest e compartilhe com os amigos: