O Palácio da Pena, assim como outros, é um passeio que vale a “pena” a ser feito em Sintra.
Colorido que só ele (parecendo até playmobil), é um lugar que atrai um número imenso de turistas todos os dias.
Nesse post você vai ler sobre:
Onde fica o Palácio da Pena?
E como não poderia deixar de ser, lá fui eu, a partir de Lisboa, conhecer de perto todas as cores, de fora e de dentro, e um pouquinho mais da história do Palácio.
Pela rodovia A37, que é muito bem sinalizada, em meia hora você chega em Sintra, que fica a 28 km de Lisboa, valendo muito também esse passeio pelos arredores da capital.
O Palácio da Pena, que está localizado na serra de Sintra, a 528 metros de altitude, é uma das 7 maravilhas de Portugal, sendo considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.
E advinha a mando de quem ele foi construído?
Do Rei D. Fernando II, é claro! (como ele deixou riquezas na história da arquitetura do país).
O que é e o que foi o Palácio da Pena?
O Palácio era residência de verão da realeza e assim foi usufruído pela corte até a Proclamação da República em 1910.
Após a República o Palácio virou museu.
Antes de ser a casa de veraneio do Rei ali existia um convento, quando então em 1838 a propriedade foi adquirida por D. Fernando II, que mandou reformar tudo e o transformou, com um misturado gosto, naquilo que queria.
O Palácio impressiona por dentro e por fora, com seu colorido impactante, além de toda a arquitetura romântica que o circunda.
As cores do Palácio e ele por dentro
A parte vermelha do Palácio era a que foi aproveitada do antigo convento, enquanto a amarela foi construída depois, quando D. Fernando II mandou ampliar o lugar.
E o Palácio por dentro também está todo preservado, com móveis e decoração da época, o que nos remete direto ao túnel do tempo e história do lugar.
Muito bacana!
A vista lá de cima e arredores
Além da visita ao Palácio em si ser o atrativo mais turístico, lá de cima você vai ter uma vista incrível de toda a serra de Sintra, dando também para avistar o Castelo dos Mouros.
A Ana Luiza do blog Espiando pelo Mundo esteve pelo Castelo dos Mouros e e o Edson do Ligado em Viagem no Cabo da Roca e na Quinta da Regaleira e relatam o quão interessante é o passeio por esses outros lugares.
E o Parque da Pena, onde fica o Palácio, também pode ser explorado a fim de se ter uma experiência de perto de toda a vegetação, que encomendada de vários cantos do mundo por D. Fernando II.
COMO CHEGAR LÁ:
Chegando em Sintra, que muito bem sinalizada, existe a opção de você subir a pé até o topo da serra e chegar ao Palácio, porém aviso: muita gente faz isso mas é complicado – não mata ninguém mas retira umas energias desnecessariamente (penso eu!).
A opção de subir de carro (ou ônibus) é a melhor, apesar do caminho ser extremamente estreito.
Muita gente também larga o carro pelo caminho e segue andando, mas tem estacionamento lá em cima (o carro vai até determinado ponto, depois seguimos num micro ônibus).
PREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
Aberto das 10:00hs às 18:00hs. todos os dias.
Valor: 14 euros (idosos e crianças pagam menos).
OBS: se você comprar o ingresso para entrada ao Palácio em conjunto com o Castelo dos Mouros terá desconto.
Garanta já o seu ingresso SEM FILA para o parque e Palácio da Pena nesse link e nesse outro para o Castelo dos Mouros.
E você? Já esteve por lá? O que achou?
Aproveite e salve essa dica no seu pinterest:
Ótima indicação! Por fora, o castelo parece até de brinquedo. Por dentro, todo imponente! Adorei!
Parece mesmo né… como eu mencionei no texto, quase um playmobil…rs. Obrigada pela visita.
Sintra é uma cidade apaixonante, conhecer o palácio é demais! Ler seu post me deu tantas saudades… Esse é um passeio que deve estar no roteiro de quem visita a cidade
Dá saudades mesmo né?! Eu tb fico e a toda hora…. Obrigada pela visita.
Que vontade de conhecer esse lugar! Parabéns pelas fotos. Para variar, estão lindas!
Adoro suas dicas, são sempre muito detalhadas.
=)
Que bom que gostou e que gosta Keul…fico feliz. Volte sempre. Bj.
Poxa, sempre quando eu visito castelos assim eu fico pensando como era o dia a dia dessa galera… imagina só jantar todos os dias numa mesa dessas, que demais (e que trabalho haha)
amei!!
rsrsrs…somos 2 menina…eu tb volto no tempo fácil, fácil…Faz parte das viagens isso, fala verdade?! Bj.
Andrea, adoreeeii a dica!! to indo para Lisboa em janeiro e já vou incluí-lo no meu roteiro!!! Já até salvei no pinterest 🙂
opa….que legal que curtiu e que vai aproveitar. Amei demais saber!!! Depois me conta o que achou ok? Um beijo e uma super boa viagem!!