Turismo da vacina: será que vale a pena?

Turismo da vacina, alguém aqui já ouviu falar?

Sabe do que se trata? Será que vale a pena?

Resolvi trazer aqui essa questão que muito tem se falado nos últimos dias, para todos pensarmos um pouco sobre isso…

turismo da vacina
Turismo da vacina

Imagem: Isto é

O que é o Turismo da vacina?

É a viagem onde está sendo “prometido” aos viajantes a vacina contra Covid 19 em determinado destino.

Alguns destinos pelo mundo noticiaram que pretendem vacinar os turistas que forem para aquele lugar a turismo, incentivando, assim, o que está sendo chamado de Turismo da vacina.

Com isso, começou a surgir alguns pacotes de viagem que incluem a vacina contra o Coronavírus como benefício da trip.

Num primeiro momento você até pode pensar: poxa, que legal, além de viajar vou tomar a vacina no destino…isso é fabuloso, não é mesmo?!

Pois é….

Mas a realidade não é tão simples assim e, por causa disso, trago aqui algumas considerações para vocês pensarem, caso estejam com a ideia de comprar algum pacote de viagem que seja promovido dessa forma.

Destinos que pretendem vacinar os turistas

Antes de tudo, vamos saber quais são os destinos que, até a presente data, noticiaram que pretendem vacinar os viajantes:

  • Estados Unidos
  • San Marino
  • Panamá
  • Sérvia
  • Rússia
  • Maldivas
  • Cuba
  • Emirados Árabes
  • Israel
  • Romênia

Pacotes para o Turismo da vacina – o que saber?

1- Fronteiras 

O que qualquer pessoa que pretende adquirir um pacote que inclua a vacinação no destino deve saber, logicamente, é sobre as fronteiras do país que pretende viajar.

Como todos sabemos, as fronteiras da maioria dos países foram fechadas por causa da pandemia, impedindo, assim, os turistas de entrarem e saírem daquele país, permanecendo fechadas, muitas delas, até hoje, enquanto a Covid ainda é uma realidade.

E então a primeira coisa que vocês devem se atentar caso estejam pensando em comprar algum pacote de viagem que inclua o turismo da vacina é sobre as fronteiras, se elas estão abertas ou fechadas e para quais povos, de quais nacionalidades – pois muitas vezes não estão abertas para brasileiros.

Sabendo disso, todos devem ficar atentos também às exigências de entrada naquele país – obrigatoriedade de apresentar o teste PCR Negativo, quarentena, entre outras…

Além disso, o que deve ser pensado é que como a Covid ainda é uma realidade, a fronteira que está aberta hoje, tendo deixado você entrar naquele país, pode não te deixar sair amanhã, pois novo surto pode acontecer e as fronteiras fecharem novamente.

Risco que se corre, de fato, diante dos acontecimentos dinâmicos da doença, infelizmente.

2- Valores cobrados nos pacotes de viagem

Outra observação que deve ser feita é quanto aos valores dos pacotes de viagem que incluem a vacina contra o Coronavírus.

Infelizmente os valores cobrados estão acima do normal, apenas pelo fato de “prometer” a vacinação no destino, coisa que nenhum país, ao menos até então, está cobrando das pessoas vacinadas.

3- Vacinação contra Covid garantida durante a viagem?

Não gente, definitivamente não há como garantir a vacina aos viajantes, seja ela qual for, em qualquer destino.

Os próprios pacotes que pesquisei e que incluíam a vacina durante a viagem falam que os viajantes PODERÃO se vacinar, mas que não há 100% de certeza, mesmo porque como a agência de viagem pode decidir que você brasileiro vai se vacinar em outro país da qual a agência não tem qualquer poder?

Não há como, evidentemente…

E então, fiquem atentos aos termos do que está sendo oferecido no pacote de viagem antes de decidir por qualquer compra.

4- Qual a origem da vacina?

Não podemos deixar de pensar que poderão surgir pessoas que garantirão a procedência da vacina que, sabe-se lá de onde veio, o famoso “vender peixe por lebre”, sabe?!

Querendo ou não, isso pode ser uma realidade no mercado paralelo, que poderá começar a existir.

Turismo da vacina: será que vale a pena?

Diante de tudo o que escrevi aqui eu deixo, logicamente, para cada um tirar as suas próprias conclusões (como sempre) sobre se esse tipo de viagem vale a pena ou não.

Na minha visão, penso que se você se certificou dos itens que coloquei acima, sendo a sua intenção a de viajar para aquele lugar para curtir o destino – vá, pois a viagem valerá a pena por si só, sendo a vacina um plus para aquilo que você já planeja.

Agora, se você pensa em viajar para o exterior apenas para se vacinar contra a Covid 19, acho que deve repensar seus planos pois a viagem, como qualquer viagem, que sempre tem que ser uma coisa bacana e valer por ela mesma, poderá se tornar um pesadelo por não atender aos seus objetivos.

Clique e saiba sobre qual a melhor vacina para viajar?

E você, o que acha? O Turismo da vacina vale a pena? Você viajaria apenas para se vacinar? Deixe nos comentários e compartilhe com a gente…

Salve essa dica no seu pinterest:

turismo da vacina

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário