Um dia em Colônia do Sacramento, que tal?
Primeiramente vamos saber aonde “essa tal Colônia” está localizada para identificar se esse tipo de passeio “caberá” dentro da sua viagem (caso esteja hospedado pelos arredores).
Nesse post você vai ler sobre:
Onde fica Colônia do Sacramento?
Colônia do Sacramento é uma cidade colonial uruguaia, que fica a apenas 180 km de Montevideo (Uruguai) e, estando lá, obviamente que não faltaria no meu roteiro.
Aliás, um pulo em Colônia do Sacramento penso que não deve faltar no roteiro de ninguém, podendo a cidade ser conhecida em apenas um dia (ou mesmo em meio dia), a depender da sua disponibilidade e vontade.
É uma cidade que vale um bate e volta a partir de Montevideo (de carro ou ônibus) ou Buenos Aires.
De Buenos Aires, no caso, cidade que está bem em frente a Colônia, basta você fazer a travessia pelo Rio da Prata com o Buquebus, pagando o valor atual e equivalente a R$ 250,00 por pessoa – ida e volta.
O trajeto demora cerca de 1 hora.
De carro, devido a distância, o tempo gasto é de 2 horas.
O que fazer em um dia em Colônia do Sacramento?
A ideia de se estar em Colônia do Sacramento é caminhar por suas ruazinhas, apreciando as casas fofas espalhadas por todos os cantos e as interferências de seus antepassados (portugueses e espanhois) que ainda restam em alguns lugares.
Como algumas ruas ainda guardam o calçamento original, esteja o tempo que estiver, vá de tênis pois as pedras são grandes e irregulares, o que dificultará a sua caminhada se você não estiver com um sapato apropriado (“pior” que Paraty no Rio de Janeiro).
1- CONHECER A CIDADE HISTÓRICA
A cidade histórica é o ponto principal do seu passeio, devendo ser ali o início da sua bateção de perna.
Foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1995.
2- PORTAL DA CIDADELA
Chegando na cidade histórica, o primeiro ponto turístico que você vai encontrar é o Portal da Cidadela.
O Portal, devidamente acompanhado de sua ponte, foi o que restou da fortaleza que ali existia no passado, que era a entrada da cidade colonial, juntamente com um pedaço da murada e um canhão que a protegia antigamente.
3- CALLE/RUA DOS SUSPIROS
Passando pelo portal e andando mais um pouquinho, logo a sua direita você irá se deparar com a famosa Calle dos Suspiros.
Diz a lenda que a Rua dos Suspiros leva esse nome pois ali antigamente funcionava um bordel, que fazia os homens suspirarem quando passavam pela rua.
Também já ouvi uma outra história antagônica, de que o nome da rua se dá pelos suspiros dos escravos que lá passavam antes de serem executados.
Lenda por lenda, eu fico com a primeira, mais “romântica” e combinando com a cidade.
4- PLAZA MAYOR
Saindo da Calle dos Suspiros, você vai se deparar com uma grande a arborizada praça e que não menos falada: a Plaza Mayor.
Alguns restaurantes a rodeiam e caso seja hora do almoço, que tal um pit stop por ali mesmo?
5- FAROL E RUÍNAS DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
Da Plaza Mayor você avistará o que restou de um antigo convento que ali existia no passado, o Convento de São Francisco Javier e junto a ele o Farol.
O Farol possui 34 metros de altura e você pode encarar uma subida de escadas até o topo para apreciar a cidade toda de cima.
Permitido para crianças também acima de 8 anos mas aberto somente em determinados horários.
6- AVENIDA GENERAL FLORES
É uma avenida larga e cheia de árvores, o que dá um charme especial ao lugar, com bastante comércio do início ao fim, valendo uma subida ou descida pelas calçadas e olhada nas fachadas da lojas que ali estão.
7- RIO DA PRATA
Continue caminhando e vá até a beira do rio da prata avistar o horizonte.
Dá até para ver Buenos Aires lá longe…
8- MUSEUS
Alguns museus também estão pela cidade (Naval, Português, do Azulejo) mas eu não estive em nenhum, preferi ficar andando pela cidade histórica e fotografando o que eu via pela frente.
9- PORTO DE IATES E A PLAZA DE TOROS
Fora do bairro histórico também há pontos de interesses, como o porto de iates ou a Plaza de Toros, ao final da rambla.
Lá eu só estive de passagem, quando cheguei de carro a cidade, optando por explorar mais o passado de Colônia do Sacramento mesmo.
Colônia de Sacramento é um charme
Cidadezinha charmosa e fofa e que vale um dia para touristar, ficando a dica para quem vai estar na capital uruguaia, ou mesmo em Buenos Aires, como um passeio a se fazer pelos arredores.
E você? Já esteve por lá? O que achou?
E se quiser ficar pelo menos uma noite hospedado na cidade, o que também é super válido, clique aqui e confira as opções.
Clique aqui para ler mais um relato sobre Colônia do Sacramento.
E agora pine essa ideia para consultar sempre que quiser no seu pinterest:
1 comentário em “Um dia em Colônia do Sacramento (roteiro de 1 dia)”