Viagem de navio: como funcionam as gorjetas nos cruzeiros?

Gorjetas nos navios
Gorjetas nos navios. imagem: dicas da califórnia

O quanto dar de gorjetas nos cruzeiros é um assunto que sempre causa muitas dúvidas nos viajantes.

Normalmente os navegantes não sabem se tem que dar ou não e quanto dar de gorjeta para as pessoas que trabalham a dentro do navio.

Eu já escrevi aqui muita coisa sobre viagem de navio, inclusive sobre o que, normalmente, está incluído no preço da viagem, mas sobre o tema gorjetas nos cruzeiros ainda não…

E é disso que vamos falar agora então…

Afinal, temos que dar gorjetas nos cruzeiros aos tripulantes que nos atendem (muito bem, por sinal), ou não?

Não se pode negar que as gorjetas representam boa parte da remuneração do pessoal do navio e, diferente do que muitos pensam, NÃO é obrigatória.

Faz parte você querer (ou não) gratificar quem lhe atendeu bem durante a sua viagem e uma forma de fazer isso é dando gorjeta.

E como funciona esse sistema de gorjetas nos cruzeiros?

É bastante variado de Cia para Cia Marítima.

Existem, ao menos, 2 formas clássicas de se cobrar/pagar as gorjetas:

  • deixar a quantia em dinheiro dentro de envelopes, que são deixados na cabine no último dia do seu cruzeiro;
  • débito direto no cartão como serviço de bordo.

Para quem dar as gorjetas?

Normalmente as gorjetas são dadas aos Camareiros (que arrumam a nossa cabine todos os dias), Chefe do Camareiros, Garçons e seus Assistentes (que atendem no restaurante também durante toda a viagem – sim, eles serão fixos pois sua mesa será fixa)… mas é claro que você pode distribuir uma gratificação para o navio inteiro se quiser…

Valores das gorjetas

O valor médio, por dia, que se calcula para as gorjetas é:

Camareiro e Garçom: U$ 4,00;

Assistente de Garçom: U$ 2,00;

Chefe dos Camareiros e Garçons: U$ 5,00.

Porém, como eu disse, é uma escolha sua, sendo os valores acima apenas SUGERIDOS pelas Companhias de viagem.

Qual o momento para dar as gorjetas nos cruzeiros?

– Em envelope:

Quando em envelope – o momento é o último dia da viagem – na sua cabine, serão colocados envelopes a disposição para esse fim.

Caso você opte por dar gorjeta, basta colocar o valor sugerido (ou qualquer outro) dentro desse envelope (em dinheiro) e direcionar à pessoa.

– Gorjeta cobrada como serviço de bordo:

Se o valor for cobrado como serviço de bordo – ficar atento ao seu extrato de consumo dentro do navio, pois você pode não concordar com a cobrança ou mesmo com o valor, que é debitado dia a dia.

Nesse caso, terá que sinalizar na recepção do navio para cessar a cobrança, ou diminui-la.

As Gorjetas no Brasil

Como nós brasileiros não temos o costume de dar gorjetas, aqui foi criada aqui a de Taxa de Serviço para esse tipo de viagem.

A Taxa de Serviço, dessa forma, em uma forma simplificada de entendimento, nada mais é do que uma gorjeta com “cara de taxa”, que é cobrada no momento da compra do seu pacote aqui no Brasil.

Essa também é uma das razões pela qual as viagens de navio aqui no Brasil costumam ser um pouco mais caras se comparadas a demais lugares por aí.

Tire todas as suas dúvidas antes de viajar

Sempre digo para todo mundo tirar todas as dúvidas antes de viajar e essa, sobre as gorjetas, é uma delas e bem pertinente.

Questione sobre o sistema de gorjetas quando adquirir o seu pacote de cruzeiro.

É o melhor que se pode fazer para ficar por dentro de tudo e nada estragar a sua viagem…

Imagem principal do post: queconceito.com.br

Pine essa ideia:

Saiba como funcionam as gorjetas na sua viagem de navio
Saiba como funcionam as gorjetas na sua viagem de navio

E bora dar um play no vídeo para assistir comigo:

Compartilhe este post:

22 comentários em “Viagem de navio: como funcionam as gorjetas nos cruzeiros?”

  1. Bem importante estas dicas… mas confesso que fico meio constrangido em ter que escolher um valor pra dar de gorjeta. Nunca sei se é o suficiente ou não… Pra falar a verdade, como brasileiro, prefiro que o valor das gorjetas já venham inclusos! haha

    Responder
  2. Esse é sempre um tema delicado, porque as regras variam de lugar para lugar. Sobre os navios eu não tinha noção de que a prática de gorjetas era utilizada também, sempre achei que estavam embutidas no valor pago. Bom saber que existem maneira e maneiras.

    Sempre busco me informar sobre o tema antes de viajar para tentar não cometer gafes. No Japão, por exemplo gorjeta é ofensa! Culturas diversas mundo afora! 🙂 bj

    Responder
  3. Esclarecedor.. Nós Brasileiros não estamos acostumados com esse negócio de dar gorjeta. depois de morar nos EUA até que me acostumei com isso e hoje quando fico num hotel cujo serviço merece até costumo deixar uma gorjetinha. No último cruzeiro que eu fiz as gorjetas estavam inclusas, mesmo assim deixei uma gorjeta no final do cruzeiro.

    Responder
    • Vc sabe que eu tb… já viajei em navios que as gorjetas ja estavam incluidas no preço mas gostei tanto de alguns serviços que deixei um valor para cada ao final de viagem,..

      Responder

Deixe um comentário