Viagem de navio: as refeições a bordo

Você sabe como acontecem as refeições a bordo do navio?

Chefs e garçons no restaurante principal do navio Monarch - refeições a bordo
Chefs e garçons no restaurante principal do navio Monarch

Bom, que os navios de cruzeiros são repletos de entretenimento e restaurantes todo mundo está cansado de saber, mas… e como elas acontecem? Qual o horário? Em qual restaurante vou jantar? Posso sentar em qualquer lugar?

Essas são algumas dúvidas que surgem aos navegantes de primeira viagem e que é super natural e pertinente, afinal de contas ninguém merece ficar tirando todas elas a bordo e na hora da fome, né?

Mas é simples gente… e eu explico…

Restaurantes nos navios e as refeições

Normalmente os navios trabalham no sistema de Pensão Completa, que significa que estará incluído no valor do seu pacote as principais refeições: café da manhã, almoço e jantar sem as bebidas.

Alguns outros navios trabalham no sistema All Inclusive, que em português significa “tudo incluído” e isso quer dizer que você terá as principais refeições sendo servidas + as bebidas, sejam elas alcoólicas ou não.

Saiba mais sobre a diferença entre a Pensão Completa e o All Inclusive.

Os navios possuem – sim – mais de um restaurante, sendo que um deles é o principal e vai ser nesse que você será acomodado, em lugar marcado, para fazer as suas principais refeições a bordo, como o almoço e o jantar.

O café da manhã e o almoço a bordo

O café da manhã e o almoço também são servidos nesse restaurante principal, mas com menos procura.

Portanto, não se preocupe que chegando no horário estipulado no seu cruzeiro você será devidamente acomodado em qualquer lugar disponível para desfrutar das opções.

Os turnos do jantar a bordo do navio

O jantar é a refeição mais concorrida entre os navegantes e por isso é dividido em dois turnos (para que todo mundo caiba devidamente sentado no restaurante).

O 1º turno do jantar acontece por volta das 19/19:30hs e o 2º turno às 21:30/22hs.

Mas como sei qual é o meu turno? Posso escolher?

A preferência, (acho que) não preciso dizer, é pelo 2º turno, principalmente entre os brasileiros que estão acostumados a comer mais tarde, portanto, faça assim que possível a sua escolha.

A opção pelo turno do jantar pode ser feita na hora da compra do seu pacote, que se foi feito por agência de viagens, já solicite para que eles coloquem você (e mais as pessoas que estiverem viajando junto) no 1º ou 2º turno.

Caso você compre o seu pacote de cruzeiro pela internet não haverá essa opção e normalmente vem marcado no voucher a opção do 1º turno do jantar.

Nesses casos, assim que embarcado, procure pelo responsável (na recepção do navio ou no próprio restaurante) para efetuar a mudança no horário.

E dá para mudar de turno depois de embarcado?

Geralmente sim, mas não é garantido pois se estiver lotado o turno que você quer, tem que haver uma troca “justa” entre “X” número de pessoas de um turno para “X” número de pessoas do outro turno.

Porém, por experiência própria todas as vezes que tentei eu consegui, pois ou o turno que eu queria (2º ) não estava lotado ou houve bastante procura pelo turno que eu estava, calhando a troca.

Veja abaixo um exemplo de que isso aconteceu na minha viagem no Monarch: no meu cartão de bordo está marcado 1º turno mas eu mudei e já a bordo.

Cartão de bordo em viagem de navio - frente
Cartão de bordo em viagem de navio – frente

Mas e se eu perder o horário das refeições a bordo nesse restaurante principal?

Não há problema algum pois existem os restaurantes 24 horas (ou que ficam abertos até tarde) para que você coma o que quiser e na hora que quiser (fome e vontade você não passa em hipótese alguma).

Em um ambiente mais descontraído, os buffets ficam a disposição dos passageiros o dia inteiro e correspondem aos horários “da fome”, além de pizzas, hamburguers e afins, que também disponíveis.

O que mais saber sobre o jantar?

Você terá uma mesa fixa e sentará nela durante toda a sua viagem.

Além disso, outras pessoas poderão se sentar com você, se os lugares na mesa assim permitirem.

O garçom e o auxiliar de garçom que lhe atender na primeira noite também serão os mesmos durante todo o seu cruzeiro.

Os menus dos navios e algumas brincadeiras dos garçons durante as refeições

Os menus, tanto no almoço quanto no jantar, são entregues individualmente aos passageiros e desde o início você fará todas as escolhas – entrada, prato principal e sobremesa – ficando a dinâmica de entrega dos pratos a cargo dos garçons que, obviamente, só vão trazendo a sequencia de pratos conforme as pessoas vão terminando.

Ah… e brincadeiras e interação dos garçons e passageiros também podem acontecer durante a sua refeição e que rola um clima de descontração e aproximação das pessoas bem bacana.

Restaurante principal do navio Monarch - refeições a bordo
Restaurante principal do navio Monarch

As refeições a bordo, de uma maneira geral, são gostosas e com bastante opção, tanto no restaurante principal quanto no 24 horas, mas é lógico que o cardápio é mais elaborado no principal.

refeições a bordo - entrada
refeições a bordo – entrada
refeições a bordo - prato principal
refeições a bordo – prato principal
refeições a bordo - sobremesa
refeições a bordo – sobremesa

Caso você tenha alguma restrição alimentar também não haverá problema, bastando que você assim informe ao garçom, que um cardápio especial será elaborado e com opções variadas durante toda a sua viagem de navio.

Acho que esgotei as dúvidas sobre a dinâmica das refeições a bordo mas… caso a sua não tenha sido respondida nesse post, deixe um comentário que eu respondo na sequencia, ok?

E que tal agora, além de viajar de navio, salvar essa dica no seu pinterest?

As refeições a bordo durante o seu cruzeiro
As refeições a bordo durante o seu cruzeiro

 

Compartilhe este post:

15 comentários em “Viagem de navio: as refeições a bordo”

  1. Estou pretendendo fazer um cruzeiro com minha namorada, ela deu a ideia e quando começamos as pesquisas, nossa vontade aumentou, rsrs. Seu blog já me tirou várias dúvidas. Continue com o bom trabalho.

    Responder
    • Que bacana saber disso Anderson….fico feliz que tenha gostado e esteja sendo útil….tenho a ctz tb que vc e a sua namorada, após o primeiro cruzeiro, não vão parar nunca mais de cruzeirar hehehe….vcs vão amar!!! Aproveitem!!!

      Responder
  2. Bem completinho seu post e cheio de detalhes!
    Eu fiz um mini-cruzeiro há alguns anos.. e comer foi uma coisa que fiz muito bem no navio. Seu post só me fez lembrar ainda mais todas as deliciosas refeições que tive por lá 🙂

    Responder
    • Alias, muitos falam que para não enjoar temos que comer mesmo né…rsrsrs. Eu nunca constatei isso, porém, assim como vc, tb nunca fiquei de barriga vazia…rsrs.

      Responder

Deixe um comentário