Como é viajar no MSC Preziosa?
Está pensando em fazer um cruzeiro marítimo e o MSC Preziosa é uma das opções e você quer saber se vale a pena? Vem que eu te conto…
Estive presente nele para um mini cruzeiro de 3 noites e 4 dias, nessa última temporada brasileira, que partiu de Santos foi até Búzios – RJ e voltou para Santos – SP e falarei a partir da minha experiência a bordo, pontos positivos e negativos da minha viagem.
O MSC Preziosa estará pelo Brasil de novo, para fazer parte da nova temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2023/2024 e então, como tenho certeza que muitos vão querer fazer um cruzeiro nele, bora saber um pouco mais desse barquinho.
Nesse post você vai ler sobre:
O navio MSC Preziosa
O MSC Preziosa é um navio da MSC Cruzeiros, que quase sempre está por aqui, pelas águas brasileiras, para a temporada de cruzeiros marítimos.
O navio está em operação desde 2013, comporta 4363 passageiros + 1325 tripulantes, possui 1751 cabines, 18 decks e tem 333 metros de comprimento. Sempre foi chamado de “jóia da MSC”, sendo batizado por Sophia Loren e veio para o Brasil pela primeira vez em 2018.
O que tem no MSC Preziosa?
O MSC Preziosa, como em muitos navios de cruzeiro, tem:
- teatro
- piscinas – ao todo são três piscinas, sendo 2 abertas – uma na parte central do navio e outra na popa, com borda infinita e 1 com teto retrátil, podendo virar piscina coberta em dias nublados.
- jacuzzis – algumas jacuzzis espalhadas pelo navio.
- vários restaurantes e bares – existem os restaurantes tradicionais, em que as refeições estão incluídas no pacote de cruzeiro, um mais formal – The Golden Lobster – e o outro que fica na área da piscina – Buffet Maia e Inca – sendo mais informal, mas tem também restaurantes pagos, extra pacote.
- cassino
- lojas
- vários salões para festas e apresentações e um espaço destinado a balada – Galaxy.
- tobogã – que se chama Vertigo (uma parte do tobogã sai para fora do navio).
- espaço para crianças, inclusive em área molhada, com brinquedos ao ar livre.
- espaço teen
- spa
- academia
- salão de beleza
- simulador de F1
- cinema 4D
- boliche
- pista de corrida
- espaço Yatch Club
Dá um play no vídeo abaixo para ver tudo com detalhes.
Como é viajar no MSC Preziosa?
Viajar no MSC Preziosa é uma delícia. A experiência que tive nesse mini cruzeiro valeu a pena, apesar de que, como sempre digo, ser suspeita para falar a respeito de qualquer viagem de navio, pois sempre amo!!!
Alguns pontos positivos e negativos destaco aqui para vocês…
A comida no MSC Preziosa
Considerando que gosto é muito pessoal e sendo muito sincera, não curti muito a comida a bordo do MSC Preziosa, seja a que foi servida no Buffet Maia e Inca, em almoço, café da manhã ou jantar, seja no Restaurante Principal The Golden Lobster.
As refeições no MSC Preziosa funcionam em sistema de pensão completa, que quer dizer que a comida, seja no café, almoço ou jantar, está toda incluída no seu pacote de cruzeiro, menos as bebidas.
Em 2 restaurantes do MSC Preziosa funcionava esse sistema:
- 1- Buffet Maia e Inca – restaurante informal, buffet self service, que fica na área da piscina, com comida a vontade praticamente o dia inteiro.
- 2- The Golden Lobster – restaurante formal, com pratos mais elaborados e horários pré estabelecidos para o café da manhã, almoço e jantar, onde as refeições são servidas a mesa.
Muita variedade de comida foi oferecida nesses 2 restaurantes que fazem parte do pacote, com opções de pães, frios, saladas, proteínas, massas, arroz, feijão, sobremesas e etc., além de água a vontade em máquinas espalhadas pelo Buffet Maia e Inca, o que se apresentou como ponto positivo.
O outro ponto positivo que destaco aqui é o fato da gente mesmo poder se servir no Buffet Maia e Inca (e não a tripulação nos servir), o que facilitou muito a dinâmica e a rotatividade para todos os navegantes, fazendo ter menos filas nos horários de pico.
O ponto negativo foi em questão ao sabor da refeição mesmo, pois achei tudo um pouco sem gosto, seja no Buffet, seja no Restaurante Principal, seja no almoço ou no jantar, considerando, também, as sobremesas (os sorvetes eram saborosos). O café da manhã estava ok em ambos os restaurantes.
No restaurante principal, inclusive, teve uma noite italiana, onde os tripulantes interagiram com todos, cantando e dançando e foi super gostoso, porém a Lasanha servida como prato principal da noite tradicional ficou devendo no sabor, infelizmente. A apresentação dos pratos estava ok, mas o paladar ficou a desejar no meu ponto de vista.
Não tive a oportunidade de experimentar o restaurantes pago que existe a bordo, assim como a experiência Yatch Club, não podendo aqui falar algo a respeito para vocês.
Veja mais detalhes do restaurante e comidas no vídeo abaixo.
O cartão de bordo no MSC Preziosa
O cartão de bordo no MSC Preziosa já é disponibilizado no momento do check in no Porto, antes mesmo de entrarmos no navio, o que facilita muito no meu ponto de vista pois assim que pisamos no navio já podemos consumir o que quisermos, antes mesmo de vincularmos um cartão de crédito a ele ou fazer qualquer depósito caução.
Várias máquinas para habilitar o seu cartão de crédito ou fazer a caução em dinheiro você encontra espalhadas pelo navio e que você pode fazer em qualquer momento do seu cruzeiro, o que também facilita muito a dinâmica da viagem.
Vários pontos positivos na minha visão.
Entretenimento MSC Preziosa
Achei o navio bem animado de uma maneira geral, com várias gincanas a bordo, shows no teatro diversificados, aulas de dança, campeonatos, bem como as festas, tendo sido tudo bem bacana, fazendo com que a viagem fosse animada do inicio ao fim.
As festas que tiveram nesse meu mini cruzeiro do MSC Preziosa foram: Festa dos anos 70,80, 90, Festa do Branco, tradicional festa que acontece na área da piscina e Festa Tropical – que também foi na área da piscina.
Além disso os bares sempre estavam com músicas ao vivo para os mais diversos gostos, bem como a balada rolando ao som do DJ em todas as noites.
Cabine com varanda MSC Preziosa
Viajei em cabine com varanda e foi a primeira vez que fiquei em cabine na popa do navio (bunda do navio). A cabine era um pouco maior do que as que fiquei nas laterais do navio e exatamente por isso, pois a varanda da popa é um pouco maior.
Achei que pelo fato da cabine estar localizada no fim do navio que ia balançar mais do que o normal mas não, foi super tranquilo.
Como o navio é mais novo, o box do banheiro era box mesmo, com porta de acrílico e não aquelas cortinas que grudam na perna, além de ser todo branquinho, o que gostei muito.
Teve um problema no último dia, segundo informações, na lavanderia e acabamos ficando sem a troca de toalhas (para quem não sabe, não tem como as toalhas de banho secarem dentro das cabines e, por isso, são trocadas diariamente). No meu caso não foi um “problemão” pois acabei colocando as toalhas na varanda para secar, mas isso não deixou de ser um ponto negativo na viagem.
A internet no MSC Preziosa
Já contei por aqui que internet em navio de cruzeiro não é muito boa mas, mesmo assim, quis fazer o teste e conhecer a internet oferecida no MSC Preziosa.
Existiam 2 tipos de pacotes de internet para usar a bordo – um para navegação e outro navegação + streaming, ou seja, uma teoricamente mais fraca e outra mais potente.
Como a minha ideia era fazer um teste de como a internet funcionava e a minha utilização seria apenas no celular para redes sociais e whats app, fechei o pacote básico para navegação.
Paguei o valor de U$ 29,90 pelos 3 dias e ok – 9,90 por dia, por dispositivo. O preço da internet “navegação + streaming” era U$ 14,99 por dia, por dispositivo.
Como se tratava de um mini cruzeiro, pelos dias a bordo x valores cobrados não achei nenhum absurdo e para o fim que pretendia (instagram e whats app) a internet funcionou. Para vocês terem uma ideia, demorava uns 15 minutos para subir uns stories por exemplo, mas ok, sabemos como é a internet a bordo e é lógico que nada, nem de longe, comparado a que estamos acostumadas a usar das nossas operadoras locais ou no wi fi de casa.
Pegaria novamente? Apenas para trabalho, que, no meu caso, se faz também com as postagens do instagram – já segue lá.
O outro pacote de internet com streaming não testei para falar para vocês.
Parada do navio em Búzios – RJ
A parada do navio foi em Búzios, litoral do RJ, chegando cedo por lá. Assim que o navio chegou, os navegantes já puderam descer, por volta das 9hs., para aproveitar o dia na cidade.
Porém, o horário de retorno ao navio não foi bacana pois a última barca (tenders) para voltar do pier de Búzios para o navio estava marcada para as 14:30hs., ou seja, o navio ficou muito pouco tempo por lá, só tendo aproveitado a cidade quem desceu bem cedo.
Até agora não sei porque o MSC Preziosa saiu de Búzios tão cedo, pois os navios quando param nos destinos, normalmente, ficam até as 16:30hs. / 17hs. mais ou menos, sendo que isso não foi o que aconteceu em Búzios e que, logicamente, foi um ponto negativo da viagem.
Vale a pena viajar no MSC Preziosa?
Mais uma vez, como disse acima, sou suspeita para falar de viagem de navio e a minha resposta a essa pergunta é sim, vale a pena viajar no MSC Preziosa, como fazer um cruzeiro marítimo de maneira geral.
O ponto negativo que mais me chamou a atenção, também como mencionei, foi o sabor da comida, que ficou a desejar mas confesso também, que refeição para mim nas viagens não é um fator tão determinante assim, sendo certo que então eu voltaria a navegar no MSC Preziosa com certeza.
Além disso não é porque a comida nessa viagem que eu fiz estava desse jeito que nas próximas assim serão, pelo contrário, a equipe do navio sempre está atenta as considerações de todos os navegantes para fazer da nossa viagem de navio a melhor experiência possível.
E você? Já viajou no MSC Preziosa? O que achou? Pretende viajar nesse navio da MSC Cruzeiros? Conta pra gente pelos comentários do blog.
QUER FAZER UM CRUZEIRO MARÍTIMO? CLIQUE AQUI.
Salve essa dica no seu pinterest:
E bora dar um play no vídeo para curtir comigo esse Mini Cruzeiro no MSC Preziosa: