Você tem nota antiga de dólar? Cuidado ao viajar

Nota antiga de dólar…se você tem, se liga nesse post…

Imagine a seguinte situação:

Você está viajando e, de repente, ao pagar uma conta, se depara com a recusa do dinheiro, do dólar especificamente…

Já pensou que coisa chata?

Para não dizer desesperadora, na verdade, dependendo de onde ocorreu essa recusa.

nota nova e antiga de 100 dólares
nota nova e antiga de 100 dólares
Dolar novo e antigo. Imagem: Jornal O Estado de São Paulo.

Mas o que está acontecendo com a nota de 100 dólares antiga?

Para quem não sabe, já faz um tempinho que as notas de 100 dólares estão sendo substituídas.

Por causa disso, muitas pessoas que viajam para fora dos Estados Unidos enfrentam problemas como no exemplo dado, ou seja, a não aceitação da nota de dólar.

Com que notas de dólar está tendo esse problema? Todas?

Não.

Apenas com as notas antigas de 100 dólares.

Podem ficar tranquilos com as notas de dólar de demais valores.

Como saber qual é a nota antiga e qual a nova?

Simples…

Como ilustrado na imagem, as notas antigas de 100 dólares são as popularmente conhecidas e representadas pela “carinha”, enquanto as novas notas de dólar pela “caruda”.

E porque está tendo essa substituição?

Por causa da falsificação.

E então, por questão de segurança, a nota antiga de dólar não está sendo aceita em muitos estabelecimentos dos países em que o dólar não é moeda oficial.

Dentro dos Estados Unidos , onde o dólar é a moeda oficial, não há notícias da recusa de notas.

Muita gente deve está falando: mas caramba, que sacanagem…como faço agora?

Gente, o que está acontecendo é natural de qualquer país…

As notas/moedas depois de um tempo, seja por economia, ou por qualquer outra razão, são substituídas.

Por isso é natural tanto a troca da cédula quanto a recusa pelos estabelecimentos.

Imagine o contrário: um turista que esteve no Brasil há anos luz e guardou uma nota de cruzado novo???

Lembram disso??? Afe!!! rs…

Pois é, e ai? Você acha que ele conseguirá repassar essa nota no mercado???

Obvio que não né….
.

Ok, a moeda é outra, diferente do dolar que é o mesmo (só a nota que é diferente)….mas mesmo assim o giro das notas antigas está complicado fora dos Estados Unidos.

Um amigo meu esteve na Austrália recentemente e não conseguiu fazer girar a nota antiga de dólar no mercado de lá.

E pior de tudo isso: nenhuma casa de Câmbio ou Banco está aceitando a nota para troca, nem mesmo com deságio!!!

Sim, deságio…

Algumas casas de câmbio estavam aceitando a troca da nota antiga pela nova com valor inferior a até 20%, mas atualmente está cada vez mais escassa essa possibilidade, para não dizer nula.

Como então fazer para trocar a nota de dólar antiga?

Segundo informações do site da Jovem Pan a troca só é feita pelo envio das cédulas para o seguinte endereço nos Estados Unidos:

Departament of the Treasury – Bureau of Engraving and Printing
Mutilated Currency Division
14th & C Streets, SW, Room 344 A
Washington DC 20228

Para notícia completa quanto a troca das notas clique aqui: site da Jovem Pan.

Outra coisa que você pode tentar fazer é trocar em alguma casa de Câmbio ou Banco, ainda que exista deságio nisso e a possibilidade na recusa.

No meu ponto de vista, o melhor de tudo é que você troque viajando, durante a sua própria viagem, fazendo circular as notas antigas naturalmente no comércio local, dentro dos Estados Unidos, claro!

Não está com viagem programada para lá?

Sem problemas, pois você pode conhecer alguém que está e então pedir a gentileza a essa pessoa amiga fazer isso para você.

Esse amigo pode pagar “aquela sua encomenda americanizada” com a nota antiga de dólar ou mesmo fazer rodar no comércio, como se gasto próprio fosse.

Caso a pessoa fique com receio da nota não ser aceita mesmo dentro do Estado Unidos, deixe com ela o seu dinheiro, pegando apenas as notas trocadas após a volta da viagem.

Assim fica garantido o “conforto” para ambos com qualquer situação embaraçosa, não é mesmo?!

Então pessoas….essas são as dicas quanto a alteração nas notas de 100 dólares, devendo todos terem atenção nisso antes de viajar, ok?

Ah…..e quem já passou por alguma experiência dessa – recusa, problema na troca – deixe nos comentários para compartilhar com a gente, combinado?!

Clique aqui e confira: mais alterações nas notas de 100 dólares.

E também pine essa ideia no pinterest para consultar sempre que precisar:

Cuidado ao viajar com nota antiga de dolar
Cuidado ao viajar com nota antiga de dolar
Bjks a todos.

Compartilhe este post:

222 comentários em “Você tem nota antiga de dólar? Cuidado ao viajar”

  1. fiz o teste com a caneta e pelo que diz sobre a caneta , se ficar amarelo ou incolor é porque é verdadeira , e se ficar alaranjado ou escuro é porque é falso ,nas minhas notas ficaram incolor sinal que não é falsa..só que dias atras consegui vender seis notas aqui na grande abc ,até ai tudo bem , só que no meio das minhas notas tinha umas bem velhas e o cara falou que é falsa e disse para mim comprar uma maquina que sabe se é falsa ou verdadeira .. mais tou muito confuso vou em um, fala que é falsa, vou em outro fala que é verdadeira ,não estou entendendo mais nada..

    Mais mesmo assim muito obrigado…..qualquer novidades eu posto aki para a galera ficar por dentro do assunto..

    valew…

    Responder
  2. oi boa noite andrea !!!!!

    então, minhas notas são carinhas de ano entre 1977 até 1985 e tem mais velhas de ano..
    como sei se tem alguma falsa ? com aquela canetas que agente compra em papelarias dá certo?
    porfavor andrea me ajude .

    GRATO!!!!!!!

    Responder
  3. Oi Mael…
    São notas antigas (carinha)? Se novas não há problema pois circulam normalmente em qualquer país. Caso sejam as carinhas, como digo em vários comentários por aqui, o melhor q se tem a fazer é circular em alguma viagem para os EUA….pagando, inclusive, um mísero salgadinho com a nota, só para trocar mesmo…..foi o q fiz e deu certo!!!
    Bjs.

    Responder
  4. Pois é….o negócio por aqui (Brasil) está bem difícil. O melhor, como digo em alguns comentários, é trocar a moeda fazendo circular com gastos na própria viagem. Une-se o útil ao agradável, certo?! ; )
    Abçs.

    Responder
  5. Olá…
    Olha, você consegue circular as notas com carinha de 100 dolares tranquilamente pelos EUA. Quanto a troca em Banco, eu acredito que você consiga fazer mas deve haver limitação de quantia ou mesmo alguma taxa, que também dependerá das normas do próprio Banco. Maiores informações você conseguirá certamente no local. Depois deixe aqui o seu relato sobre a troca ok?
    Obrigada pela visita e boa viagem!!!

    Responder
  6. Estou indo para Nova York em outubro . Gostaria de saber se posso trocar as notas de cem dólares da carinha em um banco americano . E como se processa essa troca? Paga-se alguma taxa? Tem algum limite de troca? Poderá ser em qualquer banco americano?Obrigada pelas as informações.

    Responder
  7. Oi, td bem?
    Olha, o problema encontrado é somente nas notas de 100 dolares de carinha. De qualquer outro valor circula normalmente.
    Mesmo o Canadá sendo próximo aos EUA, não sendo o dólar americano a moeda oficial, creio que terá problema com as notas de 100 de carinhas. Evite leva-las ou, caso leve para tentar fazer circular, conte com essa impossibilidade.
    Boa viagem!

    Responder
  8. Olá. Estou indo pro Canadá e devido a proximidade com os EUA sera q consigo gastar as notas de 100 com carinha? E de outros valores com carinha são aceitas normalmente em outros paises? E as com carona de 100 e de outros valores, são aceitas normalmente em outros paises já q agora tem uma nota mais nova? Aguardo retorno. Obrigada

    Responder
  9. Oi Valéria…
    Fique tranquila pq o problema é com as notas de 100 dólares. De qq forma, nos EUA de uma maneira geral, não há qq dificuldade na circulação de notas novas ou antigas.
    Boa viagem!!!

    Responder
  10. Achei uma nota de 2013 com a foto do atual presidente Obama, que diz ser de one milhão de dolares 1,000,000 de dolares, Realmente existe ou existiu essa nota, alguem pode me ajudar?

    Responder
  11. Oiiiii…..que bom q gostou do blog….viaje sempre pra cá!!!!
    Eu, sinceramente, não fiz teste de limpar notas de dolar e se tivesse que fazer, obviamente, faria na nota de 1 dolar…rs…De qualquer forma, eu levaria as notas na viagem para tentar passar pra frente….vai que…né??!!!!
    Volte sempre tourista….
    Bj.

    Responder
  12. Andrea, muito bom seu blog, tenho notasde 100 antigas, entre elas de emissao 1950, li que neste caso é melhor nao resgata la e possivelmente vender a colecionador. nas notas antigas (carinhas) tenho muitas manchadas pelo tempo (bolor), sera que alguem ja fez o teste sugerido da agua sanitaria e agua para confirmar se deu certo.
    ou como estou indo aos EEUU, posso leva las e la poderei gasta las?

    Responder
  13. Só tive provlemas na Sephora de NY(a menina do caixa alegou que a caneta de autenticação não serve para esta nota), nos outros lugares sem problema algum

    Responder
  14. Oi…
    Obrigada pela visita e por ter deixado esse seu relato aqui…
    Mais uma pessoa afirmando que não encontrou problema algum nos EUA….
    Importante também vc dizer q no Dutyfree do RJ estão aceitando as notas antigas….Ótima informação para todos os viajantes!!!
    Atentem a isso "touristas".
    Volte sempre ao blog amigo(a).
    Bj.

    Responder
  15. Bom, vou deixar meu relato… Em Junho de 2013 estive em NY e levei muitas notas antigas datadas ate de 1977 para despejar por la… Todas foram aceitas sem maiores problemas, apenas algumas pessoas olhavam com cara de espanto de ver uma nota antiga dessas, pois nao eh mais comum, talvez a mesma que qualquer um de nos olhariamos ao receber uma nota de 1 real, ja que sao rarissimas hj em dia. Elas tem o valor, mas quem tem deixa guardada uma vez que nao se produz mais deles. Apenas em 1 loja da GAP o caixa um rapaz novo de uns 18 anos, olhou e achou estranho, talvez ele nem conhecesse aquela nota, pois desde q ele se entende por gente ele ja deveria ter pego a epoca das notas novas, entao ele mostrou pra menina do lado e ela falou, que tudo bem, pode aceitar…

    Basicamente isso, raras as vezes que o caixa chamava um supervisor para dar uma olhada, passar a caneta ou a luz ultravioleta, mas ninguem nunca falou nada comigo sobre as notas… E nao foram poucas nao, foram usadas praticamente em todas as compras, pois o objetivo era trocar a maior parte que eu pudesse… Mesmo em compras baixas, eu pagava com nota de 100 para trocar…

    E no FreeShopp do RJ tanto na ida quanto na volta aceitaram a nota antiga sem problema nenhum…

    Responder
  16. Olá, eu tenho uma nota de 1 dólar bem desgastada de 1985 (a ponta está até colada com uma fita adesiva) que recebi no freeshop do aeroporto internacional do RJ, na Dufry Duty Free, em 2013. A caixa me passou essa nota de sacanagem, pois quando me dei conta e pedi pra trocar ela fez um corpo mole danado e não pude mais esperar por causa do meu voo. Eu não consigo trocar essa nota de jeito nenhum!!
    Alguém sabe de alguém ou alguma casa de câmbio no RJ que faça a compra de notas velhas e desgastadas? Se souber, por favor, entre em contato comigo!

    Responder
  17. Ola Andreia Estou indo pro Estados unidos na proxima semana e gostaria de saber referente as notas de dolar antigas qual a restrição e se é facil usa las ,ou como faço pra te mandar uma foto ou postar uma pra vc verificar ?

    Responder
  18. Pois é….país em que a moeda oficial não é o dolar é dificil mesmo!!!
    Com relação a troca da moeda, como digo no post, as notas antigas de 100 dolares não estão sendo trocadas aqui no Brasil, nem mesmo com deságio. Caso consiga, deixe num comentário pra compartilhar com a gente ok?

    Responder
  19. na ultima semana estive em Buenos Aires e tive problemas de aceitação em algumas grandes lojas, só aceitavam notas de 2001 para cá, nas lojas pequenas não tive problemas, apenas uma nota de U$ 50,00 de 1996 (carona) um pedaço rasgada que não foi aceita nem nas casas de cambio. Me informara que poderia trocar por nota nova em qualquer banco de Buenos Aires, nem tive oportunidade de conferir se poderia trocar pois já estavam fechados na sexta-feira e voltei no domingo.
    Alguem sabe se consigo trocar por nota nova no Brasil?

    Responder
  20. Olha, não tenho notícias de que o Banco do Brasil esteja fazendo isso. De qq forma, acho melhor vc se informar diretamente em uma agência. Se conseguir conta aqui pra gente ok?
    Boa sorte!

    Responder

Deixe um comentário